O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Praça XV
{{#if: Praça Quinze de Novembro, ou simplesmente Praça XV.|Praça Quinze de Novembro, ou simplesmente Praça XV.|Praça XV}}
A praça é considerada um dos locais mais importantes da cidade do Rio de Janeiro, pois nela ocorreram, durante vários séculos, os acontecimentos mais significativos que afetaram o destino não só da cidade, mas também do país. Foi de uma sacada do Paço Real da Praça XV, em 1822, que D.Pedro I anunciou sua permanência no Brasil, no episódio conhecido como dia do Fico. E foi também no Paço da Praça XV, por exemplo, que a Princesa Isabel sancionou a Lei Áurea, em 13 de Maio de 1888, abolindo a escravatura.
A Praça faz parte do centro histórico do Rio e é margeada, de um lado, pela Baía de Guanabara e do outro pela Rua Primeiro de Março, ou antiga Rua Direita, que já foi uma das mais movimentadas e importantes da cidade.
Nela foi erguido o prédio do Palácio dos Governadores e da Casa da Moeda, futuras instalações do Paço Real e depois Imperial (por isso a antiga denominação). Foi o primeiro imóvel da cidade a ter vidros nas janelas.
Além do Paço, fazem parte do conjunto da Praça XV de Novembro, o Arco do Telles, o prédio da Bolsa de Valores, o Chafariz de Mestre Valentin e a Estação das Barcas, de onde partem as barcas que fazem o transporte de passageiros pela Baía de Guanabara, para Niterói, Paquetá e Ilha do Governador.
O que fazer no local
Uma visita histórica para conhecer a Praça XV vale muito à pena, pois você conhece grande parte das construções antigas importantes, como o Paço Imperial – que sempre tem exposições muito boas e possui um rico espaço multicultural com programação diversificada de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários e serviços de lojas e restaurantes. No andar térreo há uma livraria com café – e o chafariz de Mestre Valentin.
Às quintas, sextas e sábados as ruas próximas ao Centro Cultural Banco do Brasil, como a Rua do Ouvidor, ficam cheias de mesas postas pelos bares e pessoas conversando e se divertindo com muita música, comida e bebida. Geralmente, o local fica cheio de gente, pessoas que acabaram de sair do trabalho, de visitar o CCBB ou a Casa França-Brasil, que saíram da Escola de Cinema Darcy Ribeiro ou que foram diretamente para lá para uma pré-night no mais novo point do centro da cidade.
Galeria de Imagens
-
Descrição
O que fazer nas proximidades
- Beco dos Barbeiros
- Lapa
- Museu Histórico Nacional
- Igreja da Candelária
- Real Gabinete Português de Leitura
- Museu Nacional de Belas Artes
- Biblioteca Nacional
- Theatro Municipal
- Confeitaria Colombo
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Centro Cultural dos Correios
- Fundação Casa-França Brasil
Comer e beber
Onde se hospedar
Onde fica
{{#display_point:-22.903139,-43.174585 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}
Como chegar
- De ônibus: Pegar um ônibus que passe pela Rua Primeiro de Março e descer na Praça XV.
- De Metrô: Saltar na estação Carioca ou Uruguaiana e caminhar até o local.