Niterói

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

'Não deixe de conhecer as belas praias da região oceânica de Niterói. '

Niterói.jpg

Niterói é um município da Região Metropolitana do Estado do Rio, com uma parte de sua costa voltada para o Oceano Atlântico e outra para a Baía de Guanabara, de onde pode ser ver parte da cidade do Rio de Janeiro.

Bairros mais valorizados

  • Icaraí: Localizado na Zona Sul da cidade de Niterói, fazendo divisa com os bairros do Ingá, Santa Rosa, São Francisco, Centro. É um bairro de classe média-alta, onde concentra-se 16% da população de Niterói, sendo o bairro mais populoso. Apesar de essencialmente residencial, registra-se um intenso comércio de rua em algumas ruas, como a Moreira César. As principais atrações do bairro são a Praia de Icaraí, cuja orla costuma receber muitas pessoas que caminham e pedalam pela orla, além de grandes eventos, como o Reveillon, e o Campo de São Bento, grande parque arborizado procurado por moradores e visitantes pelos espaços de lazer e pela feira de artesanato.
  • Boa Viagem: bairro nobre, caracteriza-se pela vida pacata que ainda se desfruta naquele logradouro. Predominantemente residencial, possuiu inúmeras casas construídas ainda no século XIX. Banhado pela praia da Boa Viagem, tem como bairros limítrofes, o Ingá, São Domingos e Gragoatá. Dentro de sua área localiza-se o Museu de Arte Contemporânea (MAC), cujo edifício foi projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer. Na faixa de asfalto do museu, localizado na orla, mais precisamente na encosta do morro, estão prédios novos que são considerados os mais caros de Niterói no momento. A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e a Bateria de Nossa Senhora da Boa Viagem, localizadas na ilha que deu nome ao bairro, tombadas pelo IPHAN, remontam ao Século XVII.
  • São Francisco / Charitas: bairro predominantemente de casas, é um local nobre em Niterói. Não há favelas no bairro. A beira-mar do bairro é famosa pela concentração de bares, restaurantes e casas noturnas, sendo um dos pontos mais badalados da cidade. A calçada à noite, se torna uma passarela, onde circulam famosos e anônimos cheios de estilo e beleza. Assim é São Francisco: um bairro residencial com um misto de calmaria, requinte e diversão.

Moradores de Niterói

Niterói tem uma população estimada de 479.384 habitantes e tem o terceiro melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. É também o município mais escolarizado do país (segundo dados do Ministério da Educação/2000). A taxa de alfabetização é de 96,4% na população acima de 15 anos.

Segurança

  • Recomendações: Niterói possui baixos índices de criminalidade. No entanto, em muitos pontos da cidade, há um alto risco de assaltos a pedestres, sobretudo em ruas desertas até mesmo nos bairros mais nobres como Icaraí. Procurar fazer passeios a pé apenas nas regiões mais movimentadas. Logradouros como Praia de Icaraí, Praia de São Francisco, Museu de Arte Contemporanea, Rua Moreira Cesar e Praça da República são normalmente seguros e de fácil acesso. Áreas sem grande movimentação, como ruas desertas e escuras, costumam ter maiores ricos. Andar precavido é sempre importante, sem ostentar materias caros.

O que fazer em Niterói

Atrações turísticas

Museu de Arte Contemporânea
Fortaleza Santa Cruz
Parque da Cidade
  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói - é um museu sobre o Mirante da Boa Viagem, localizado no bairro de Boa Viagem em Niterói. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX. Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini. [1]
  • Fortaleza de Santa Cruz - A Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no lado oriental da barra da Baía de Guanabaraa, no bairro de Jurujuba. De propriedade do Ministério da Defesa, o complexo foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1939. A partir de 2002 vêm sendo procedidas obras de restauração. O visitante encontra quarenta e duas antigas peças de artilharia, de diversos períodos, distribuídas pelas três baterias. Recomenda-se apreciar o relógio de sol (em pedra de lioz, com algarismos romanos, datado de 1820), a Capela de Santa Bárbara, as masmorras, a chamada Cova da Onça (alegado local de torturas), o local de enforcamentos (no Pátio da Cisterna), o paredão de fuzilamentos (na Galeria 25 de Março), o Salão de Pedra (antigo paiol), as baterias de artilharia, a cisterna, o farol, o mastro da bandeira e a vista privilegiada da barra e da cidade do Rio de Janeiro.
  • Praia de Icaraí - Localizada no interior da Baía de Guanabara, significa em Tupi "água benta, água santa, rio sagrado ou rio salgado". Com 1.200m de extensão e vegetação composta de amendoeiras e coqueiros, é a mais conhecida da cidade. Mantém espaço para diversos esportes e um calçadão que permite jogging e caminhadas ou apenas admirar o belíssimo panorama. Também é palco dos maiores eventos promovidos na cidade. Dela, avista-se a Pedra do Índio, a Pedra de Itapuca, o MAC e parte da cidade do Rio de Janeiro, destacando-se o Corcovado e o Pão de Açúcar.
  • Praia de Itacoatiara - Possui 700m de extensão e significa em Tupi pedra escrita, riscada ou que tem inscrição. Em meio a uma vegetação exuberante, suas águas são transparentes e azuladas. Paraíso dos surfistas, é pequena e uma das mais frequentadas pela juventude, e das que oferece maior riqueza de paisagem. No recanto direito, fica a Prainha, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia completamente protegida das ondas.
  • Parque da Cidade - É uma área de preservação ambiental de Niterói, localizado no alto do morro da Viração. Foi inaugurado em 1976. Possui um mirante com visão panorâmica das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói, Baía de Guanabara, em toda a sua extensão, e do mar aberto, até onde a vista consegue alcançar. Avista-se também a cidade do Rio de Janeiro com alguns de seus bairros e a Ponte Rio-Niterói. Sua vista panorâmica teve pontuação máxima no Guia Verde Michelin. O Parque conta com duas rampas para a prática de vôo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes desse esporte.
  • Teatro Municipal - Inaugurado em 1833, o Teatro Municipal João Caetano é um dos mais importantes para a história do teatro do Brasil. A Companhia Dramática Nacional estreou em seuspalcos, sendo este momento considerado o nascimento do teatro brasileiro. Atualmente, o conjunto do teatro é composto por três corpos edificados: o teatro propriamente dito, os anexos (camarim e operacional) e o prédio administrativo, o qual abriga a Sala Carlos Couto. Para marcar as diferentes funções e as épocas diversas, optou-se por diferenciado tratamento cromático. A Sala de Espetáculos, formada pela platéia e galerias, guarda seus aspectos históricos e artísticos remanescentes do final do século XIX. [2]
  • Ilha de Boa Viagem - A Ilha da Boa Viagem localiza-se no interior da Baía de Guanabara, no bairro de Boa Viagem. Encontra-se descrita em diversos relatos e retratada em pranchas dos séculos XVIII e XIX como um local paradisíaco, para o que contribuíram as suas características naturais, com grutas e vegetação submersas, tornando-a em um incoparável pesqueiro. É ocupada pela Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, sobranceira às águas da Guanabara, erguida no século XVIII, no ponto mais elevado da ilha
  • Caminho Niemeyer - O Caminho Niemeyer é um conjunto arquitetônico cultural em construção na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, com construções projetadas por Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos, margeando a orla, do centro à zona sul da cidade.desde o terreno do Aterro da Praia Grande no Centro até o bairro da Boa Viagem.
  • Jardim São João - O Jardim São João é uma grande área central do Centro de Niterói, sendo formado por duas praças e concentra grande circulação de pessoas. É delimitada pelas ruas São João, São Pedro, Visconde do Uruguai e Barão do Amazonas, sendo ainda as duas praças cortadas pela rua Visconde de Itaboraí. Nela se situa a Igreja de São João Batista (igreja matriz e santo padroeiro da cidade, inaugurada em 1885), e o antigo Paço Municipal de Niterói (atual Secretaria Municipal de Educação).
  • Praça da República - conjunto arquitetônico, tombado pelo Patrimônio Estadual, todo em estilo eclético, construído no início do século XX, em Niterói. Constituído da praça e prédios do seu entorno: Biblioteca Estadual, Câmara dos Vereadores (antiga Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Liceu Nilo Peçanha, sede regional da Polícia Civil e Tribunal de Justiça de Niterói. Com o projeto de aterro da enseada de São Lourenço e posterior urbanização, esse conjunto de intervenções batizadas de Renascença Fluminense, efetua-se o desmonte hidráulico do morro e começa-se a construir o Centro Cívico da então capital do estado do Rio de Janeiro.

Comprar

  • Rua Gl. Moreira César - localizada no bairro de Icaraí, Zona Sul de Niterói. Tem início na Rua Miguel de Frias e vai até a avenida Al. Ari Parreiras. É reconhecidamente um dos pontos de comércio mais elegantes da cidade. Ela reúne algumas das grifes mais famosas no ramo de produtos de luxo, como Forum, Osklen, H. Stern, Victor Hugo, Reserva, Botwswana, Arezzo, além de clássicos estabelecimentos da cidade, como a Livraria Gutenberg e a padaria Beira Mar.
  • Plaza Shopping - o maior centro de compras de Niterói. Localizado no Centro de Niterói, na rua XV de Novembro, reúne marcas de todos os estilos e preços, como Arezzo, Agatha, Aviator, Dartiny, Vivara, Monte Carlo, Leader Magazine, Marisa, Boticário e muitas outras. [3]
  • Itaipu Multicenter -É localizado na Região Oceânica de Niterói, é o principal shopping da região. Com um variado mix de lojas composto por grandes marcas e duas praças de alimentação. Além disso, o Shopping conta com um centro médico empresarial com 93 salas.

Comer e beber

Bares

  • Bar do Meio - cardápio com pizzas, petiscos, bom atendimento e com intensa agenda de eventos musicais
    • Endereço: Av. Almirante Tamandaré, 810, Piratininga
    • Endereço: R. Cinco de Julho, 344, Icaraí
  • BemDito Steak & Burgers - Um espaço que prioriza a simplicidade e a descontração, com um cardápio variado.
    • Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva, 217, São Francisco
    • Horaccio - ambiente descontraído, com vista da baía que traz no seu design uma harmoniosa combinação do estilo rústico elementos modernos dando uma beleza singular a casa.
    • Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva, 151, São Francisco

Restaurantes

  • Olimpo - Projetado por Oscar Niemeyer e decorado pelo francês Gilles Jacquard, o restaurante está em contato direto com a natureza, através da sua vista para a Baía de Guanabara. O cardápio possui sugestões variadas, especiais e exclusivas, além da seleção de vinhos.
    • Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva, Estação Hidroviária, Charitas
  • Bitrô MAC - localizado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, uma das mais belas criações de Oscar Niemeyer, une boa gastronomia, arte e um visual privilegiado da Baía de Guanabaraa. O cardápio mistura sabores brasileiros e a culinária contemporânea internacional.
    • Endereço: Subsolo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC, Praia da Boa Viagem, s/nº.
  • Verdanna - churrascaria famosa na cidade, combina o farto cardápio de carnes com uma variedade culinária que vai de pratos janponeses até baianos.
    • Endereço: Av. Quintino Bocaiuva, 603 - Charitas

Vida Noturna

<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=IHI3NvVPqXM</mediaplayer>

Onde se hospedar

Hostel

Econômico

Turístico

Luxo

Onde fica

Niterói fica do lado oposto do Rio de Janeiro na Baía de Guanabara.

Como Chegar

Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio

Como chegar a partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim

<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=SGnmJcdvA-4</mediaplayer>

Como chegar a partir do Aeroporto Santos Dumont

Mapa da cidade

Carregando mapa...

Observação:


Mais informações

  • Associação de moradores
    • Telefone: (021)
    • Site: XXXXXXXXXX
    • Email: XXXXXXXXXX
  • Polícia:
    • Endereço:
    • Telefone: (021)
  • Bombeiros:
    • Endereço:
    • Telefone: (021)
  • Hospital
    • Endereço:
    • Telefone: (021)

Ligações Externas

Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.


Predefinição:Cidades do Estado do Rio de Janeiro


Municípios do Estado do Rio de Janeiro

Angra dos ReisAperibéAraruamaArealArmação dos BúziosArraial do CaboBarra do PiraíBarra MansaBelford RoxoBom JardimBom Jesus do ItabapoanaBúziosCabo FrioCachoeiras de MacacuCambuciCampos dos GoytacazesCantagaloCarapebusCardoso MoreiraCarmoCasimiro de AbreuComendador Levy GasparianConceição de MacabuCordeiroDuas BarrasDuque de CaxiasEngenheiro Paulo de FrontinGuapimirimIguaba GrandeItaboraíItaguaíItalvaItaocaraItaperunaItatiaiaJaperiLaje do MuriaéMacaéMacucoMagéMangaratibaMaricáMendesMesquitaMiguel PereiraMiracemaNatividadeNilópolisNiteróiNova FriburgoNova IguaçuParacambiParaíba do SulParatiPaty do AlferesPetrópolisPinheiralPiraíPorciúnculaPorto RealQuatisQueimadosQuissamãResendeRio BonitoRio ClaroRio das FloresRio das OstrasRio de Janeiro (capital)Santa Maria MadalenaSanto Antônio de PáduaSão FidélisSão Francisco de ItabapoanaSão GonçaloSão João da BarraSão João de MeritiSão José de UbáSão José do Vale do Rio PretoSão Pedro da AldeiaSão Sebastião do AltoSapucaiaSaquaremaSeropédicaSilva JardimSumidouroTanguáTeresópolisTrajano de MoraisTrês RiosValençaVarre-SaiVassourasVolta Redonda

Sub-Regiões

BocainaConservatória ▪ ▪ Ilha Grande ▪ ▪ ▪ ▪ ▪ Lumiar ▪ ▪ Sana ▪ ▪ ▪ Visconde de Mauá ▪ ▪ ▪ ▪