O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Centro Cultural dos Correios

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar

No coração do Rio de Janeiro, em uma região repleta de edifícios históricos conhecida como corredor cultural, localiza-se o Centro Cultural Correios, o CCC. Ele próprio ocupa um imóvel histórico com fachada em estilo eclética e que, embora originalmente projetado para sediar a escola da Lloyd Brasileiro, desde a inauguração em 1922 abrigou atividades administrativas e operacionais dos Correios. O edifício serviu exclusivamente aos correios até a década de 1980, quando o imóvel passou a ser restaurado para atender a outras finalidades. Em 1992 estreou em seu novo papel, servindo de sede à "Exposição Ecológica" organizada em meio à movimentação da RIO 92, a marcante Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro. A vocação cultural restou plenamente atendida quando, em 1993, o Centro Cultural Correios foi oficialmente inaugurado com a Exposição Mundial de Filatelia - Brasiliana 93. Desde então o local vem se destacando e sendo referência na agenda cultural carioca, e as parcerias dos Correios com o Governo Federal têm propiciado uma farta e variada programação no prédio histórico e atraindo um grande publico. O local abriga eventos em áreas tão diversas quanto a do teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema, todas elas desenvolvidas para a integração da população carioca com as mais variadas formas de expressão artística. Com área total de 3.480m2, o edifício do Centro Cultural Correios tem três pavimentos interligados por um elevador do início do século em perfeito estado de conservação. A área interna, com pé direito duplo, propicia aos visitantes uma visão panorâmica do conjunto e permite vivenciar o charme da edificação. O Teatro, com programação diversificada tanto em eventos musicais e quanto em peças teatrais está localizado no térreo, tem área de 320 m² e capacidade para 200 pessoas. Também no térreo, há uma Galeria de Arte para pequenas mostras. Já no segundo e terceiro andares estão dez salas de exposições, com infraestrutura e iluminação propícia a eventos de grande porte. Muito a propósito, os frequentadores contam com serviços dos Correios dentro do centro cultural. Na pequena agência JK, solicitar diversos serviços postais e também comprar souvenirs filatélicos. A agência segue o mesmo horário do CCC.


Para comer

No campo gastronômico o Centro Cultural Correios está bem atendido pelo charmoso restaurante Bistrô dos Correios, que funciona durante o horário de realização dos eventos. O ambiente é agradável e a culinária, francesa. A frequência é principalmente de executivos e de frequentadores de eventos. A salada servida no pão sacadura, com alface americana e gorgonzola é uma boa pedida para entrada. Como prato principal, o destaque são as lagostinhas gratinadas. A capacidade do bistrô é 60 lugares. O prédio está adaptado e acessível aos portadores de necessidades especiais, e conta com refrigeração


Arredores

A Praça dos Correios, que fica ao lado do Centro Cultural, tem aproximadamente 1,3 mil m², com espelho d'água e concha acústica para receber um público numeroso em eventos a céu aberto. Na vizinhança, também estão a Casa França Brasil, o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Paço Imperial e muitos outros atrativos históricos.


{{#if: {{#if: {{#if:
Contato
Telefone: / |}} {{#if:|/ |}}
Email: [[{{{Email}}}]]|}}
Website: [[{{{Website}}}]]|}}
Facebook: []
Facebook: []
Facebook: []