O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Paraty
- Ver também: Roteiro de uma semana em Paraty, Praia do Sono e Costa Verde
{{#if: |'|Paraty}}
A cidade
À primeira vista parece que o tempo parou em Paraty, uma cidadezinha espremida entre a serra e o mar e que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. No Centro, que é tombado pelo patrimônio histórico, é possível encontrar em ótimo estado de preservação casarões coloniais, igrejas dos séculos XVIII e XIX e ruas calçadas pelos escravos em pedras pés-de-moleque.
A cidade é dividida em duas partes. O Centro Histórico, que é voltado para o turismo, e a parte Nova. No Centro Histórico existem pousadas e restaurantes de todos os tipos e preços. Lá também se encontram lojinhas para compras de lembranças, artesanato típico, roupas e muito mais. Tudo é bem pertinho e pode ser feito a pé.
A noite é animada no Centro Histórico, com bares transados que capricham nos cardápios e na programação musical regada a MPB, bossa-nova e rock. Quem quer apenas observar o movimento enquanto toma uma gelada, a dica é o antigo bar Coupê, em frente à Igreja Matriz, com concorridas mesas espalhadas pela calçada.
As melhores praias estão localizadas nas dezenas de ilhas da baia de Paraty, cujo acesso se faz através de passeios de escuna ou alugando barcos que ficam a disposição no pier da cidade. E para quem gosta de cachoeiras, a cidade oferece inúmeras opções, principalmente na estrada que vai de Paraty até a cidade de Cunha.
Os supermercados e farmácias ficam na parte nova que fica bem perto do Centro Histórico e é permitido para automóveis. É alí que se situa o Centro de Apoio ao Turista, um ótimo lugar para tirar dúvidas e pegar dicas.
Opiniões
“ | Paraty é uma cidade muito interessante para se conhecer. Além do centro histórico, a natureza da região é espetacular. Durante o dia aproveite para curtir praias e cachoeiras paradisíacas, e de noite aproveite os barzinhos e restaurantes do Centro Histórico. | „ |
—Turista |
“ | A cidade tem muitas pousadas para todos os gostos e bolsos. Não deixe de fazer os passeios de escuna ou barco pois valem muito a pena! Em Paraty você vai encontrar ótimos bares, restaurantes e lojas. Acho que uns três ou quatro dias são suficientes para curtir a cidade. | „ |
—Turista |
O que fazer em Paraty
Paraty é uma cidade muito agradável, cheia de atrações e passeios. Possui cerca de 300 praias, muitas delas desertas e com acesso somente de barco ou trilha. Como a cidade fica entre a Serra do mar e o litorial, existem opções para todos os gostos. Você pode explorar as praias, fazer passeios de escuna, caminhar por trilhas históricas e tomar banho em uma das várias cachoeiras que ficam próximas a cidade. Além disso, o centro histórico, que tem casas de mais de 100 anos tombadas pelo patrimônio histórico, oferece aos turistas muitos restaurantes e lojas que vendem artesanado e produtos típicos, como a cachaça.
O que fazer
Praias
As boas praias de Paraty ficam distante e as que estão mais próximas não são interessantes.
- Praia do Jabaquara - Praia urbana próxima ao centro, com vários quiosques e próxima do forte, situado em cima do morro do lado direito da praia.
- Parati Mirim - Vila de pescadores com praia de águas calmas cortada por um rio, próximo tem uma aldeia indígena que pode ser visitada. Acesso pelo km 593 da rodovia Rio- Santos, sendo 7 km de terra, passando perto de algumas cachoeiras. Nessa praia é possível pegar embarcações para outras praias da região, como o Saco do Mamanguá e Pouso da Cajaíba. Se você não está de carro em Paraty, existem ônibus que saem da rodoviária rumo a Parati Mirim.
- Praia do Engenho - Pequena e bela praia que só é possível conhecer de barco. Conta com algumas casas de pescadores e não tem bar.
- Saco do Mamanguá - Braço de mar que entra no continente por 8 km, tem manguezais e unidades de conservação com matas protegidas. É possível chegar de barco saindo de Parati Mirim (fica mais barato pegar um barco em Parati Mirim do que no centro de Paraty devido a distancia).
- Pouso da Cajaíba - Vila que tem algumas praias como a do Pouso, Ipanema, Grande e Itaoca. Todas elas são bonitas. Na Praia do Pouso há camping e casas para alugar além de barzinhos. As praias são ligadas por trilhas. Acesso por barco.
- Praia Vermelha - Perfeita para relaxar, tem areia fofa e mar transparente. É pequena e muito bela e conta com infra-estrutura de bares e restaurantes. Das pedras é possível visualizar vários peixes. Fica no roteiro dos passeios de escuna e só é possível conhecer de barco.
- Praia do Sono - Praia muito bonita e deserta, com algumas casas de pescadores onde se encontram campings e barzinhos bem simples. A galera jovem procura muito esta praia na época do verão. Para chegar, se pega uma trilha de 1 hora de caminhada, perto do condomínio Laranjeiras (próxima também a Trindade).
- Antigos e Antiguinhos - Belas praias pequenas e desertas. É possível conhecê-las de barco ou a pé, por uma trilha de meia hora a partir da Praia do Sono.
- Praia de Jumirim - Linda praia próxima a Paraty, mas que só se chega até ela de barco. Fica na rota da maioria dos passeios de barco, tem apenas uma casa e águas calmas e claras. Pode-se praticar mergulho com snorkel e visualizar vários peixes.
- Praia da Lula - Tem areias claras e mar calminho de águas cristalinas. Boa para banhos, tem canto de pedras indicado para a prática de snorkeling.
- Praia Grande da Deserta - Boa para banho, tem águas cristalinas e areias fofas.
Cachoeiras
- Pedra Branca - São varias quedas d'água que formam poços para banho. O local fica dentro de uma propriedape particular e chega-se pela estrada para a Fazenda Murycana (acesso pelo km 4,5 da estrada para Cunha).
- Poço das Andorinhas - Poço profundo, com piscinas naturais boas para banho. Deve-se tomar a estrada para Corisco (acesso pelo km 576 da BR-101 (Rodovia Rio-Santos) para Ubatuba).
- Tobogã - Mais visitada e divertida cachoeira da região. Por uma lage de pedra inclinada escorre a água, formando um tobogã natural que termina em um poço. Chega-se lá pela estrada para Cunha a 8 km de Paraty.
Centro Histórico
Paraty é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada no século XVI, foi rota do ouro que vinha de Minas Gerais e era levado pra Portugal. Teve também importância na época do café. A arquitetura desse período está muito bem preservada. O que mais se destaca na cidade é o seu centro histórico, que além de casarões e igrejas, conta com restaurantes, bares, pousadas e muitas e variadas lojas. Tudo isso, é claro, mantendo as características do lugar.
O centro histórico é para ser conhecido a pé. Está tudo bem concentrado e, por isso, as distâncias são curtas. As ruas são da época colonial e, por isso, são muito irregulares. Prefira usar tênis e evite a qualquer custo o salto alto, pois é a maior furada!
- Igreja Santa Rita - É o cartão postal da cidade e fica em frente ao píer de onde saem os barcos e escunas para os passeios. Ao seu lado direito tem uma praça com canhões antigos.
- Igreja Nossa Senhora dos Remédios - É a igreja matriz da cidade e tem uma grande praça ao lado.
- Igreja Nossa Senhora das Dores - Pequena igreja próxima ao rio e de frente para o mar.
Passeios
- Passeios de escuna e barcos - Existem muitos barcos a disposição dos turistas. Se você estiver em um grupo, procure negociar com um barqueiro. Você e seus amigos poderão montar um roteiro, negociando preço e o tempo de parada nas praias. Se você tiver sozinho ou em um grupo pequeno, é aconselhável fazer o passeio de escuna, que também também vale muito a pena. Todos os barcos saem do cais, que é facílimo de achar.
- Caminho do Ouro - Caminho usado para transportar o ouro de Minas Gerais. Ainda existem cerca de 4 km de calçamento da época, feito em pedras pelos escravos. Dois quilômetros podem ser visitados de quarta a domingo. Telefone (24) 3371-1783
- Fazenda Murycana - Situada ao pé da Serra da Bocaina, a Fazenda Murycana funciona como engenho de aguardente. No passado foi casa de farinha e cafezal, entreposto de comercialização no ciclo do café, do ouro, do açúcar mascavo e aguardente e de mão-de-obra escrava. Peças em exposição na fazenda constatam as atividades comerciais passadas.
Comprar
- Artesanatos - Entre em todas as lojas e leve um pouco da beleza de Paraty através de seu artesanato local.
- Ateliers - Paraty transformou-se em importante pólo cultural e artístico, concentrando no Centro um grande número de ateliers de artistas plásticos. Não deixe de conhecer as diferentes expressões artísticas que existem na cidade.
- Cachaça - A cachaça está muito presente na região. Além de alambiques, encontram-se no centro histórico lojas com inúmeros tipos de cachaça de todo o Brasil, inclusive as fabricadas na cidade.
- Cachaçaria Cana Caiana - Loja com centenas de opções de cachaças, além de doces caseiros e outros itens.
- Bancos 24 horas são encontrados na cidade e a maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito e débito.
Vida noturna
Depois de tantos passeios que a cidade tem a oferecer, o final da tarde e a noite são momentos para curtir o Centro Histórico, passeando calmamente pelas ruazinhas, observando as arquitetura colonial, fazendo compras no comércio que fecha tarde e escolhendo onde jantar.
Também existem inúmeros artistas de rua e, se der tempo, reserve uma das noite para assistir ao Teatro de Bonecos.
Procure saber se está ocorrendo alguma festa tradicional na cidade. Estes eventos são muito animados e geralmente contam com barracas de comida e apresentações de bandas regionais.
À noite, o centro histórico fica ainda mais charmoso e fica bastante agitado durante o verão e nos feriados.
- Bar Paraty 33 - Bar com música ao vivo.
- Café Parati - Bom bar localizado bem no centro histórico.
- Geko Chill Bar - Bar na praia do Pontal, capirinhas e o melhor cafe da manhã.
Comer e beber
É dificílima a tarefa de escolher onde comer em Paraty. A cada esquina do Centro Histórico surgem restaurantes especializados nas cozinhas da França, da Itália, da Tailândia... Porém, não abra mão de conhecer a saborosa culinária da região, à base de pescados e sempre tendo a banana da terra como acompanhamento. Experimente o típico Camarão Casadinho - dois crustáceos graúdos assados, recheados com farofa picante de camarões miúdos e presos um ao outro, como um sanduíche.
Reabasteça em um dos bons restaurantes da cidade e ainda curta uma música ao vivo da melhor qualidade.
- Degustação de cachaça - É possível conhecer um alambique de cachaça e degustar a bebida na Fazenda Murycana ou na Fazenda Coqueiro.
- Cerveja Artesanal - Paraty também tem uma fábrica de cerveja artesanal. É a Cervejaria Caborê, onde são produzidos os chopes Caborê Pilsen (não-filtrada) e Caborê Escuro, ambos com distribuição na cidade, além do próprio bar. Vale a pena conhecer.
Quando ir
- No mês de Julho, durante a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) - Recomenda-se reservar as pousadas e hotéis com bastante antecedência.
- A cidade fica lotada no Réveillon e durante o Carnaval.
- Evite épocas de chuva. Durante o verão, com a temperatura mais elevada, costuma chover no final do dia, mas não chega a ser um problema. O verão é a melhor época para aproveitar as praias.
- Durante o inverno chove menos e a temperatura é mais amena. É uma boa época se você tem apenas um dia e só quer conhecer o centro histórico.
- Se estiver afim de tranqüilidade o ideal é ir a Paraty em épocas de baixa temporada.
Onde se hospedar
Em Paraty existem centenas de pousadas dos mais variados preços. Na baixa estação não é necessário fazer reserva, a não ser que se queira ficar em uma pousada específica.
Hostel
- Geko Hostel Paraty
- Endereço: Rua Orlando Carpinelli, 5 - Praia do Pontal
- Telefone: (24) 3371-2507
- [email protected]
- Chill Inn Hostel Paraty
- Endereço: Rua Orlando Carpinelli, 3 - Praia do Pontal
- Telefone: (24) 3371-2545
- [email protected]
- Che Lagarto Hostel Paraty
- Endereço: Rua Benina Toledo do Prado, 22
- Telefone: (24) 3371-1564
- Historic Centre Hostel - Paraty
- Endereço: Rua Benina Toledo do Prado, 22
- Telefone: (24) 3371-2236
- Hostel Recanto Azul
- Endereço: Rua Presidente Pedreira, 35
- Telefone: (24) 3371-2793
- Hostel Don Quixote Hostel
- Endereço: Rua da Lapa, 7
- Telefone: (24) 3371-1782
- Tabernaculo Hostel
- Endereço: Rua Abilio Avelino Coelho, 8 - Patitiba
- Telefone: (24) 9905-4254
- Casa do Rio Hostel - Albergue muito ruim, só aconselhável se hospedar ali caso não haja nenhuma outra opção disponível.
- Endereço: Rua Antonio de Oliveira Vidal, 120
- Telefone: (24) 3371-2223
- E-Mail: [email protected]
Pousada
- Pousada Antígona {{#ifeq:5|1||}}{{#ifeq:5|2||}}{{#ifeq:5|3||}}{{#ifeq: 5|4||}}{{#ifeq:5|5||}}{{#ifeq:5|6||}} RESERVE JÁ
- Endereço: Rua Dona Geralda, 211 - Centro Histórico
- Telefone: (24) 3371-2225
- Pousada Villas de Paraty
- Endereço: Avenida Octávio Gama, 420 - Beira Rio
- Telefone: (24) 3371-3071
Casa de temporada
- Casa para aluguel de temporada - Site acparaty.com.br
Onde fica
Paraty está localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro, no meio do caminho entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
- Distância de algumas das principais cidades:
- São Paulo - 305 km
- Rio de Janeiro - 280 km
- Ubatuba - 75 km
- Guaratinguetá - 95 km
- Angra dos Reis - 100 km
Como Chegar a Paraty
- De avião - Não existem vôos para Paraty, portanto o acesso a Paraty se dá por carro ou ônibus. Se você vem de um lugar distante, o melhor a fazer é tomar um vôo para a cidade do Rio de Janeiro (que fica a 250km de distância) e de lá dirigir-se à Paraty (ver explicação abaixo).
ATENÇÃO: É proibido o tráfego de carros e motos no Centro Histórico de Paraty.
Como chegar a Paraty partindo do Rio de Janeiro
- De Carro - Seguir pela Rodovia Rio-Santos. São aproximadamente 235 km que podem ser feitos em 3 horas. Em véspera de feriado o tempo aumenta consideravelmente.
- De ônibus Intermunicipal - Quem faz o trajeto é a Viação Costa Verde (telefone (24) 3371-1326). São varias saídas diárias:
- Horários do Rio de Janeiro para Paraty: 04:00h, 06:00h, 07:40h, 09:00h, 12:00h, 14:00h, 16:00h, 19:30h, 21:00h.
- Horários de Paraty para o Rio de Janeiro: 02:40h, 06:00h, 09:00h, 11:20h, 13:20h, 15:20h, 16: 20h, 19:00h e 21:00h.
- A viagem do Rio de Janeiro até Paraty de ônibus dura cerca de 4 horas.
- De ônibus Intermunicipal economizando - Embaixo do viaduto em frente à Rodoviária Novo Rio pegue uma van para Angra dos Reis. De lá pegue o ônibus da empresa Colitur para Paraty. Você vai economizar uns 30% nesta modalidade.
Como chegar a Paraty partindo de São Paulo
- De Carro - A capital fica a 330km de Paraty. Há varias opções, mas as melhores são:
- Pela Rodovia Ayrton Senna, seguindo Rodovia Carvalho Pinto, depois Rodovia dos Tamoios até a Rodovia Rio-Santos. Em Caraguatatuba seguir sentido Ubatuba e depois Paraty. São cerca de 285 Km.
- Pela Rodovia Ayrton Senna, seguindo Rodovia Carvalho Pinto até Taubaté e pegar a Osvaldo Cruz até a Rodovia Rio-Santos até Ubatuba e então seguir para Paraty. Total de 293 Km.
- Pela BR-116 (Via Dutra) até a altura de Barra Mansa, depois se deve tomar a RJ-155 e por último a Rodovia Rio-Santos.
- De ônibus Intermunicipal - O trajeto é feito pela Viação Reunidas (Telefone (24) 3371-2090). São quatro ônibus diários saindo do terminal do Tietê. Esse ônibus passa também pela cidade de São José dos Campos e depois segue para Angra dos Reis.
- Horários para Paraty: As 8:00h, 12:15h, 16:00h e 22:00h (aos domingos não tem ônibus das 16:00h). Para voltar também tem quatro horários diários. 09:40h, 13:40h, 16:40h e 23:30h (Não há ônibus aos sábados às 16:40). A viagem saindo de São Paulo dura por volta de 6 horas.
Como chegar a Paraty partindo de Belo Horizonte
- De ônibus - Existem 2 maneiras de chegar a Paraty de ônibus:
- Ir primeiro até Angra dos Reis através da companhia de ônibus União. De lá seguir para Paraty (veja explicação abaixo).
- Ir para Aparecida do Norte. De lá pegar ônibus convencional para Guaratinguetá (que fica a 7 km). De lá existem ônibus que fazem ligação direta para Paraty.
Como chegar a Paraty partindo de Angra dos Reis
- De carro-
- De ônibus Intermunicipal - A partir de 5:40h até 22:30h os ônibus saem a cada meia hora.
Como chegar a Paraty partindo de Trindade
- De carro - Seguir em direção a São Paulo, dirigindo pela BR por uns 15 km. Entrar na bifurcação para Trindade e seguir a estrada por 5 km.
- De ônibus - Na Rodoviária de Paraty, pegar o ônibus urbano da linha Paraty-Trindade. O preço da tarifa é de R$ 5,00 (preço de Julho/2010)
Como se locomover dentro de Paraty
O Centro Histórico é compacto e pode ser conhecido totalmente a pé. Caso queira ir a algum lugar mais distante, o que raramente acontece, você pode utilizar os moto-táxis que são rápidos e econômicos.
{{
- display_point:-23.21942,-44.7159
|service=googlemaps |autozoom=off |zoom = 15 |kml=http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&output=kml&msa=0&msid=203187178188854602711.0004b800a7580f5459e98&z=16 }}
Pontos de interesse
- Secretaria de Cultura de Paraty
- Endereço: Rua Marechal Deodoro
Ligações Externas
- Consultar o verbete Paraty no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.
ATENÇÃO: O WikiRio não possui nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado em nossos guias de viagem. Alguns dos pontos turísticos, bem como alguns estabelecimentos, não foram visitados por nossos colaboradores e as informações foram pesquisadas em guias impressos ou sites. Portanto, recomendamos que, antes de utilizar qualquer serviço, verifique junto à secretaria de turismo da cidade se os dados são atualizados e/ou verossímeis. |