O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Guapimirim
{{#if: |'|Guapimirim}}
- Ver também Teresópolis.
O que fazer em Guapimirim
Subsede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O grande atrativo da Sede de Guapimirim é o rio Soberbo com suas inúmeras cachoeiras e poços aprazíveis, além das belezas cênicas e da natureza exuberante da Mata Atlântica, com visão privilegiada do Morro do Escalavrado. A Sede oferece aos visitantes muitas opções de passeios em trilhas, além de infraestrutura de estacionamento, camping, áreas para piquenique, sanitários e telefone público. Outro destaque da Sede são os prédios e ruínas históricas. O Parque está aberto para visitação todos os dias da semana. O horário de funcionamento das bilheterias do PARNASO é de 7h às 19h, diariamente. A compra antecipada de ingressos permite a entrada no parque de 6h às 22h, além do horário normal de funcionamento.
- Atrações do parque:
- Poço da Capela - Junto à histórica Capela N. Srª da Conceição do Soberbo é possível desfrutar de um bom banho neste poço com cachoeira forte.
- Poço do Sossego - Mais um recanto agradável com um belo poço e cachoeira. O poço é sombreado por árvores repletas de bromélias e orquídeas. O acesso mais resguardado justifica o nome deste poço que recebe sol poucas horas por dia.
- Poço da Ponte Velha - Junto às ruínas dos pilares de uma antiga ponte da estrada real encontra-se o agradável poço de águas quase sempre calmas e de fácil acesso. É possível parar veículos a cerca de 20m do rio. Próximo ao poço tem um quiosque que serve lanches e bebidas e existem sanitários.
- Poço Verde - Principal atrativo natural da Sede Guapimirim, o Poço Verde é um conjunto de cachoeiras, corredeiras, poços artificiais e naturais do Rio Soberbo. Ótimo local para banho, localizado há 20 minutos de caminhada do Centro de Visitantes.
- Poço da Preguiça - Outra boa opção para banho, há 15 minutos de caminhada do Centro de Visitantes.
- Centro de Visitantes e Museu Von Martius – O Museu Von Martius é uma homenagem ao botânico e naturalista Carl Friedrich Philipp Von Martius que estudou a flora da região a pedido do Imperador D. Pedro II. O museu é um antigo casarão da Fazenda Barreira do Soberbo que foi incorporado ao parque. O histórico casarão abriga exposição permamente de fotos e informações sobre o parque, uma maquete de toda a aréa do PARNASO, uma coleção de exemplares das obras do botânico Von Martius, material especializado sobre o meio ambiente. Possui também uma videoteca e um auditório equipado com TV e vídeo para realização de cursos, palestras e seminários com capacidade para 40 pessoas.
- Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo – Datada de 1713, essa histórica construção está situada em uma pequena ilha fluvial entre dois braços do rio soberbo. Construída em estilo barroco o prédio é tombado pelo INEPAC e é um importante remanescente histórico do período de ocupação colonial do recôncavo da Guanabara. A capela é aberta quinzenalmente (as segundas, quartas e sábados) para a realização de missas e visitas.
- Ruínas Arqueológicas - Em parceria com o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Guapimirim, o Parque Nacional da Serra dos Orgãos está desenvolvendo na sua Sede de Guapimirim, o projeto: “As Ruínas da Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Orgãos: Memória Cultural e Histórica do Rio de Janeiro”.
- Fazenda Barreira do Soberbo – Foi na época do Ímperio, propriedade de Henrique José Dias e recebeu apoio financeiro do Império, em 1844, para o cultivo da quina, de onde é extraido o quinino utilizado para combater a malária. Hoje funciona o Centro de Visitantes da Sede.
Escaladas
- Big Wall Pedra do Sino – Maior paredão para escalada do Brasil localizado na face sudoeste da Pedra do Sino, com duas vias tradicionais: a franco-brasileira, com 600 metros verticais de rocha e a Terra dos Gigantes de extrema dificuldade, ambas conquistadas em 1985. Para escalar o Big Wall é necessária a comprovação de experiência e conhecimento técnico, além de autorização especial da direção do parque.
- Dedo de Deus – Há 1.692 metros de altitude é um dos picos mais cobiçados para escalada. A caminhada é cansativa e as vias mais comuns de escalada são de 3°grau (caminho Teixeira) ou 4° grau (face leste). Ao contrário do que muitos pensam ele está localizado dentro dos limites do município de Guapimirim.
- Escalavrado – Uma das mais bonitas formações da Serra dos Órgãos, o escalavrado é bastante visível da Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116), que corta o parque. O caminho para o cume (1.406m) é uma “escalaminhada” pela vertente e o acesso à trilha se dá pela BR-116.
- Dedo de Nossa Senhora – Caminhada moderada de 4 km por trilhas na mata, até a base da rocha. O pico há 1.320 metros de altitude também pode ser escalado.
- Agulha do Diabo – Considerada uma das escaladas em rocha mais espetacular do mundo, a Agulha do Diabo, tem seu acesso pelo caminho das orquídeas, uma variante da trilha da Pedra do Sino. A caminhada até a base é pesada e a escalada é cansativa, mas o esforço de se atingir o cume aos 2.050 de altitude vale a pena, segundo antigos visitantes.
Ecoturismo
- Cachoeira Véu da Noiva - Com 32 metros de altura e um poço de águas cristalinas. O acesso pode ser feito pela BR-116 (Rio-Teresópolis) e a Estrada das Corujas, dê-la o visitante leva 15 minutos até o começo da Trilha da Concórdia.
- Cachoeira do Escorrega - Para chegar a ela, há opções de acesso pela Estrada da Barreira ou pela BR-116.
- Trilha do Ouro - Coberta pela Mata Atlântica a trilha começa no bairro Caneca Fina e termina no Paraíso. Mas, para segui-la é preciso o apoio de um guia experiente, pois o caminho é difícil e há chances de o visitante se perder nele.
- Trilha da Concórdia - Começa no alto da Serra dos Órgãos, em declive por quase toda a sua extensão. No caminho é comum encontrar animais silvestres como quati, macaco e bicho-preguiça. Nesse passeio é recomendável um guia que conheça bem a região.
- Trilha da Coruja - Começa na Serra dos Órgãos com subida logo de início. O trajeto liga Guapimirim ao bairro de Santo Aleixo, em Magé. É um local muito usado para treinos de moutain bike.
Comprar
Comer e beber
Bares
Onde se hospedar
Hostel
Econômico
Turístico
Luxo
Vida Noturna
Onde fica
Como Chegar
- De ônibus -
Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio
- De ônibus
- Viação xyz
- Tempo de viagem:
- Passagem:
- De carro
- Saindo do Rio de Janeiro,
- Saindo de São Paulo,
- Como transitar pelo local -
Mapa da cidade
{{
- display_point:-22.5321764,-42.9901215
|service=googlemaps |autozoom=off |zoom = 13 |kml=http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&output=kml&msa=0&msid=109557189039417004635.00048bc16814ad8d883a0&z=16 }}
Observação: Devido a alta estação, confirmar preços de passagens nas empresa.
<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=lUPtG3DKOOM-4</mediaplayer>
Mais informações
- Prefeitura Municipal de Guapimirim
- Telefone: (021)
- Site:
- Email:
- Polícia
- Telefone: (021)
- Site:
- Email:
- Bombeiros
- Telefone: (021)
- Site:
- Email:
- Hospital
- Telefone: (021)
- Site:
- Email:
Ligações Externas
- Consultar o verbete Guapimirim no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.
- Site: Prefeitura de Guapimirim
Não encontrou a informação que procura? ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS. |