O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Região dos Lagos
Região dos Lagos
A microrregião dos Lagos ou região dos Lagos ou ainda Costa do Sol Fluminense é uma das microrregiões do estado brasileiro do Rio de Janeiro pertencentes à mesorregião das Baixadas. Possui uma área de 2.004,003 km² e é dividida em sete municípios:
- Saquarema - Saquarema é conhecida pela igreja Matriz N. S. de Nazareth, a praia de Itaúna e a praia da Vila. A Igreja está localizada no centro da cidade e, de acordo um uma lenda local, "o templo estava em condições precárias por volta de 1820 e tentaram construir a igreja em outro lugar, mas a imagem da Santa teimava em reaparecer no local original, o que determinou a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth no promontório à beira mar, em 1837”. Já a praia de Itaúna é conhecida pelas ondas frias boas para Surf. A praia da Vila também tem surf, mas também é indicada para quem curte agitação dos quiosques, bares e restaurantes.
- Araruama - Araruama estende-se por uma área de 635,4 km², marcados por planícies e alguns lagos, entre os quais a Lagoa de Araruama e a Lagoa de Juturnaíba – esta situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.
- Iguaba Grande -
- São Pedro da Aldeia -
- Cabo Frio - A infraestrutura de Cabo Frio faz da cidade um destino perfeito para viajar com a família. Dunas de areias brancas e mar azul intenso cercam as praias, como a urbanizada do Forte, com extenso calçadão e quiosques padronizados. Os surfistas também marcam presença, enfrentando as boas formações da praia do Foguete.
- Arraial do Cabo - No Arraial do Cabo, as águas são frias, mas a visibilidade e a rica vida marinha atraem mergulhadores de todo o país. Os visitantes podem curtir os mais belos cenários de Arraial com passeios de barco que conduzem às prainhas do Pontal do Atalaia e à Ilha do Farol. Uma boa recomendação é ver o por do sol no Mirante do Pontal do Atalaia. Também são recomendadas a praia Grande e a praia do Forno.
- Armação dos Búzios - Antiga vila de pescadores, atualmente encontra-se restaurantes e pousadas sofisticadas, boates e bares descolados que fazem a fama da Rua das Pedras e um comércio repleto de lojas de grife. O balneário tem mais de vinte praias, cada uma com seu estilo – Geribá, por exemplo, é território dos surfistas e da paquera, enquanto Ferradura atrai famílias com crianças.
O que fazer na Região dos Lagos
A região tem um forte apelo turístico e sua economia está baseada também na produção de sal e minerais alcalinos. O principal acesso rodoviário, partindo da cidade do Rio de Janeiro, é a estrada Via Lagos. É o destino preferido dos cariocas nos feriados prolongados.
Onde fica
A Região dos Lagos são encontradas lindas praias oceânicas e inúmeras lagoas.
Como Chegar
- De carro
- Pela Ponte Rio-Niterói - Seguir pela BR-101 (até Manilha), RJ-124 (até Araruama) e Via Lagos (até São Pedro D´Aldeia). Quem segue para Cabo Frio e Arraial do Cabo deve pegar a RJ-140; quem vai para Búzios, a RJ-106.
Mapa
{{#display_point:-22.872693,-41.976786 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}