Compra e venda de carros

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Comprar carro usado é boa uma opção pois, ao sair da concessionária, um carro desvaloriza cerca de 20%. Com essa diferença dá para pegar um usado completo no lugar de um carro zero pelado. Mas é preciso tomar cuidados antes da compra, pois há o risco do comprador sair com uma ‘bomba’ na mão e o barato sair muito caro.

Como evitar problemas ao comprar um veículo usado

  1. Origem do automóvel - Verifique a titularidade do carro e não compre carros de terceiros. Se a revendedora quiser fazer esse tipo de negócio exija primeiro que ela transfira o carro para o nome dela e depois para o seu. Só quem pode assinar a transferência é o dono do veículo. Os mesmo vale para a compra direta. Se você for comprar o carro que está no nome de "José da Silva" negocie diretamente com ele, e não com o primo ou o amigo do dono do carro.
  2. Estado do veículo - É recomendável que o consumidor peça ajuda ao mecânico de confiança para avaliar o estado do carro. Os dois devem ir juntos à revendedora ou, se a compra será feita diretamente de proprietário, ao local combinado. Ao identificar um problema, o consumidor pode negociar com o vendedor o conserto ou um desconto no preço final, caso opte por comprar o carro com defeito.
  3. Documentação - Para verificar se a documentação e pagamento de multas estão em dia, o consumidor precisa anotar a placa do carro e o número do Renavam e fazer a consulta no Detran. As informações contidas no cadastro, por motivos de segurança, são de uso exclusivo do sistema, mas é possível consultar multas no site Detran-RJ. Clique no ícone Multas/Consultas/Multas ou Consulta a Multas e digite os números do Renavam do veículo e do CPF/CGC do proprietário. No site do Detran-RJ também é possível descobrir os veículos com documentação irregular, roubados ou furtados.
  4. Condições de pagamento - Ao financiar o pagamento do carro, faça uma pesquisa entre as financeiras para verificar qual delas oferece o menor Custo Efetivo Total (CET) e opte pela que apresentar a menor taxa. Isso significa que você terá escolhido o financiamento que te oferecerá o menor custo ao final da quitação das parcelas. O CET corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte. A taxa deve ser informada pelas instituições financeiras e pelas sociedades de arrendamento mercantil antes da contratação de operações de crédito e de arrendamento e também em qualquer outro momento, a pedido do cliente.
  5. Prazos de garantia - Estabelecidos pelo códigos Civil e de Defesa do Consumidor.
ATENÇÃO: Após adquirir o veículo usado, o proprietário deve agendar, pelo teleatendimento ou pelo próprio site do Detran-RJ, a transferência de propriedade dentro do prazo de 30 dias.

Sites de compra e venda de carros

Sites de compra de peças de reposição