Bicicleta

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Bike Rio - Bicicleta Laranja do Itaú

Bicicleta

Melhores lugares para se pedalar no Rio de Janeiro

  • Lagoa Rodrigo de Freitas - A ciclovia da Lagoa, com 7,5 quilômetros de pista pavimentada, é um ótimo lugar para quem quer pedalar, curtindo a deslumbrante paisagem. Além da bicicleta, pode-se alugar triciclos e quadriciclos, que também são movidos a pedaladas.
  • Praia de Ipanema até a Praia do Leme pela ciclovia da orla.
  • Downhill de bicicleta no Morro Dona Marta - O ciclista sobe com a bicicleta pelo elevador da Favela Santa Marta até a estação 5, segue até a UPP e de lá de cima desce ladeira abaixo, num visual espetacular. O trajeto tem 2700 metros e termina na rua Assunção em Botafogo.
  • Descida da Vista Chinesa - Adeptos de moutain bike invadem as ingremes e sinuosas ruas das Paineiras nos finais de semana para curtir uma pedalada num ambiente com muito verde, longe do tumulto urbano.
  • Quinta da Boa Vista - Pode-se alugar bicicleta ou triciclo, que é uma alternativa divertida e barata de se conhecer o parque.
  • Ilha de Paquetá - Paquetá é um local seguro, arborizado e sem carros. Alugar uma bicicleta e pedalar por suas bucólicas ruas, praças e parques, observando a paisagem e a arquitetura de diversos estilos é um excelente.

Compra e venda

Compra pela internet

BicicletaDafraDBL.jpg
Bicicletas Elétricas
BicicletaGTS.jpg
Bicicleta GTS M1 WALK 21v
Suspensão + Freio a disco + 21 Marchas
As GTS são mais equipadas que as Caloi.

CLIQUE NA IMAGEM PARA IR PARA A PÁGINA DO PRODUTO

Ciclovias

{{#widget:YouTube|id=BqhZMh6dQNM&}}

Ciclofaixa

A ciclofaixa é um corredor especial para bicicletas que liga a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, ao Aterro do Flamengo, passando pela Central do Brasil e pelo corredor cultural do Centro da cidade. O trajeto é delimitado por cones.

  • Horário de funcionamento: Domingos e feriados (nestes dias o transporte de bicicletas nos vagões de trem e metrô é permitido)

Em uma segunda fase do projeto, será implementada também uma ciclofaixa que ligará o Aterro do Flamengo à Lagoa, passando pelo bairro de Botafogo.

Ciclovia da Lagoa

A Lagoa Rodrigo de Freitas pode ser percorrida na sua totalidade em uma ciclovia de 7,2Km.

Ciclovia da orla da Zona Sul

Ciclovia da orla da Zona Oeste

Bicicletários

  • Nas estações de Metrô -
  • Na orla -

Aluguel de bicicleta

{{#widget:YouTube|id=m0titmhhGic}}

Bicicleta elétrica

Em 2004 as primeiras bicicletas elétricas começaram a entrar no país, a maioria vinda China. Mas só a partir de 2008 elas começaram a chegar em maior quantidade. No Rio de Janeiro a marca mais popular é a LEV.

Regulamentação

A Procuradoria Regional da República no Rio enviou representação para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em que considera ilegal o decreto municipal 35.553/2012, que equiparou as bicicletas elétricas às comuns. A medida foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes em maio de 2012, após um cinegrafista ter sido multado durante a Operação Lei Seca, em Copacabana, por estar sem a habilitação para dirigir um ciclomotor e sem capacete. A Procuradoria da República no Rio quer contestar o decreto de Paes no Supremo Tribunal Federal.

O documento enviado a Gurgel sustenta que o decreto — que permite o uso de bicicletas elétricas por pessoas com mais de 16 anos em ciclovias e vias públicas — viola os conceitos do Código de Trânsito Brasileiro e da regulamentação federal. Defende ainda que bicicletas elétricas equivalem a ciclomotores ou cicloelétricos e, por conta disso, requerem um Certificado de Registro de Veículo, placa e licenciamento anual emitidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sob pena de multa e apreensão.

O entendimento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vinculado ao Ministério das Cidades, através da resolução 315/2009 do órgão equipara as bicicletas elétricas a um ciclomotor. Portanto, assim como acontece com as motos, é preciso ter habilitação para dirigi-las e usar capacete para não ser multado. Por essa interpretação, também é proibido circular por ciclovias.

Cuidados

Onde consertar sua bicicleta