O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Melhores destinos Bate e Volta no Rio de Janeiro
Lugares para fazer passeio bate e volta no Rio de Janeiro
Se você quer dar uma escapada rápida da agitação da cidade, confira nossa lista de lugares perfeitos para um bate-volta
O Rio de Janeiro e seus arredores têm muito a oferecer, seja você um amante da praia, da história ou da natureza. Cada um dos destinos de nossa lista oferece uma experiência única e inesquecível. Então, se você estiver no Rio, considere fazer um bate-volta para um destes lugares incríveis:
Arraial do Cabo
- Distância: 165Km do Rio de Janeiro - 2:10h de carro do Centro do Rio.
- Atrações: Praias paradisíacas.
Conhecido como o “Caribe Brasileiro”, Arraial do Cabo é famoso por suas águas cristalinas (e geladas) e praias de areia branca. É um dos destinos bate e volta mais populares no Rio de Janeiro, visto que, estamos falando de lugares que parecem ter saído de um cenário de cinema, como Praia do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, Praia do Farol, Praia Grande e Prainha. Você pode também fazer passeios de barco para ver as grutas e ilhas da região.
Cabo Frio
- Distância: 121Km do Rio de Janeiro
- Atrações: Belas praias, agitação, vida noturna, gastronomia.
Cabo Frio é uma combinação perfeita de belas praias e história. O Forte São Mateus, construído no século XVII, oferece uma vista panorâmica da cidade. A Rua dos Biquínis é um paraíso para os amantes de compras, com inúmeras lojas vendendo trajes de banho e artesanato local.
Teresópolis
- Distância: 96Km do Rio de Janeiro
- Atrações: Natureza, montanha, frio, vida noturna, gastronomia, cervejarias artesanais
Para os amantes da natureza, Teresópolis é o destino perfeito. Localizado na Serra dos Órgãos, é o ponto de partida para muitas trilhas e cachoeiras. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma visita obrigatória, com vistas deslumbrantes e uma rica biodiversidade.
Petrópolis
- Distância: 44Km do Rio de Janeiro
- Atrações: Natureza, montanha, frio, vida noturna, gastronomia, cervejarias artesanais
Conhecida como a “Cidade Imperial”, Petrópolis é rica em história e arquitetura. O Museu Imperial e a Catedral de São Pedro de Alcântara são apenas alguns dos muitos pontos turísticos. A cidade também é famosa por seu clima ameno e festivais culturais. Recentemente a cidade ganhou várias fábricas de cervejas artesanais.
Ilha Grande
- Distância: 110Km do Rio de Janeiro
- Atrações: Belas praias, agitação, vida noturna, gastronomia.
A Ilha Grande é o lugar perfeito para relaxar e se conectar com a natureza. Com mais de 100 praias, este paraíso tropical oferece atividades como mergulho, trilhas e passeios de barco. Na Vila do Abraão também é possivel curtir a vida noturna, com vários barzinhos que animam o local.
Visconde de Mauá
- Distância: 198Km do Rio de Janeiro
- Atrações: Natureza, montanha, frio, gastronomia, cervejarias artesanais
Localizado nas montanhas da Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá compreende três vilas: Mauá, Maringá e Maromba, cada qual com seu próprio charme. A região é conhecida por suas belas cachoeiras e gastronomia.
Penedo
- Distância: 174Km do Rio de Janeiro
Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil. A cidade é famosa por sua arquitetura, festivais e, claro, a Casa do Papai Noel. Além disso, a região oferece muitas atividades ao ar livre, como trilhas e passeios a cavalo.
Itatiaia
- Distância: 173Km do Rio de Janeiro
O Parque Nacional do Itatiaia é uma das principais atrações da região. Com uma vasta biodiversidade, o parque é o lugar perfeito para observação de aves, trilhas e escalada.
Ilha de Paquetá
Distância:
Uma ilha tranquila no meio da Baía de Guanabara, Paquetá é o lugar perfeito para uma escapada relaxante. Sem carros, a melhor maneira de explorar a ilha é de bicicleta ou a pé.
Do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos
A Região dos Lagos é um dos lugares de bate e volta mais procurados, principalmente no verão. Algumas duas cidades têm boa infraestrutura turística e preços mais elevados, enquanto outras são pequenas, mas também cheia de belezas naturais.
Búzios
Búzios é um passeio queridinho de bate e volta a partir do Rio de Janeiro. Apenas cerca de 2h30min de estrada separam o Rio desse paraíso natural cheio de praias, com hospedagens de excelência e uma gastronomia impecável.
As principais praias de Búzios são Geribá, João Fernandes, Azeda, Azedinha, Tartaruga e Ferradura, mas são mais de 20 para você aproveitar. Uma forma confortável de conhecer mais de uma em um bate e volta é fazendo um passeio de escuna por Búzios ou um tour de buggy na cidade. Mas além das praias, trilhas como a da Ponta do Pai Vitório são um convite para os mais aventureiros.
Também não deixe de visitar a Rua das Pedras e a Orla Bardot, a área mais famosa de Búzios, com muitos restaurantes, bares e lojas.
Há excursões de um dia saindo do Rio de Janeiro para Búzios com direito a passeio de escuna e almoço no estilo buffet.
Mas se você prefere estender o passeio e pernoitar na cidade, o La Pedrera Small Hotel, o Riviera Búzios Hotel e a Pousada Águas Claras são ótimas opções alternativas para se hospedar.
Saquarema
Famosa por ser a capital nacional do surf, Saquarema tem praias perfeitas para quem gosta de ondas. As mais visitadas são Jaconé, Praia da Vila e Praia de Itaúna, onde acontecem muitos campeonatos de surf.
Saquarema não tem a mesma infraestrutura turística que as suas vizinhas da Região do Lagos, mas ainda tem aquele charme de cidade praiana pequena, além de ter um ótimo custo x benefício em termos de hotéis e restaurantes.
A cidade fica apenas a 1h40min do Rio de Janeiro e as melhores opções de pousada na região são a Pousada Litorânea e a Pousada Catavento.
== Praia Seca (Araruama) Praia Seca é um dos passeios de bate e volta do Rio de Janeiro que nós mais fazemos. Como temos familiares nesse pequeno distrito de Araruama, sempre aproveitamos para dar uma escapada para esse paraíso que é área de preservação ambiental.
Praia Seca é um destino bem rústico, com pouca infraestrutura turística a 2h do Rio de Janeiro, mas é um refúgio para aqueles que querem aproveitar a natureza com mais tranquilidade. Além disso, a cidade é ideal para a prática de kite surf e há muitas escolas do esporte na região.
Há poucas opções de hospedagem, e ainda assim, luxo e requinte passam longe. Mas uma boa sugestão é a Pousada da Teteia. Outra opção é se hospedar no centro de Araruama, na Pousada Algodão da Praia.
São Pedro da Aldeia
São Pedro da Aldeia fica entre Cabo Frio e Araruama, a 1h50min do Rio de Janeiro. Apesar de pequena, tem boas praias de lagoa, como a Praia Linda, e dia após dia vem se estruturando turisticamente. No entanto, não espere agito e badalação, pois a cidade está longe de ter os mesmos atrativos que Búzios, por exemplo.
Por outro lado, São Pedro da Aldeia tem uma das pousadas mais charmosas da Região dos Lagos, o que a torna um excelente destino de bate e volta do Rio de Janeiro para uma ocasião especial.
Estamos falando a Enseada das Garças, com quartos bem decorados, piscina com vista e praia privativa. É uma hospedagem romântica, ideal para quem quer escapar sem se preocupar em turistar.
Rio das Ostras
Dos destinos de bate e volta do Rio de Janeiro para a Região dos Lagos, Rio das Ostras é um dos mais distantes – em torno de 2h30min – e menos procurados. No entanto, a cidade tem muitos pontos positivos que a fazem estar nessa lista de sugestões.
A começar pelo preço, já que Rio das Ostras é um lugar bem mais econômico que as cidades mais famosas dos arredores. Além disso, a rede hoteleira é boa e há várias praias para você curtir, como as praias do Centro e de Costazul (as mais movimentadas), a Praia das Tartarugas e a preservada Praia da Joana.
Rio das Ostras também tem várias lagoas de água doce, mas a mais famosa é a Lagoa de Iriri, popularmente conhecida como Lagoa da Coca-cola por causa da cor escura da sua água.
Outro ponto turístico muito visitado é a Praça da Baleia, uma área social e recreativa com uma escultura de 20 metros de uma baleia-jubarte.
Por ser um trajeto mais longo, vale a pena ficar pelo menos uma noite em Rio das Ostras. Para hospedagem, boas sugestões são o Hotel Vilarejo Praia e a Pousada Sonho Verde, muito bem avaliadas na cidade.
Sana
Fugindo da lógica praiana, Sana é um passeio de bate e volta do Rio de Janeiro que fica na Região dos Lagos mas é recheado de cachoeiras. Sim, é isso mesmo que você leu.
Sana é um rústico distrito de Macaé famoso pelas trilhas, ares de serra e quedas d’água belíssimas. O Circuito das Águas é um dos melhores atrativos locais e passa por várias cachoeiras imperdíveis. Outra trilha que vale a pena colocar no roteiro é a Pedra do Peito de Pombo, que embora tenha um nível de dificuldade maior, oferece um visual panorâmico da Serra do Mar.
Para quem gosta de reggae e forró, esses são os estilos musicais mais tocados no Sana e uma das melhores dicas do que fazer na cidade a noite é procurar um barzinho mais animado com música ao vivo.
Sana também fica a cerca de 2h30min do Rio de Janeiro e apesar de muita gente ir e voltar no mesmo dia, vale a pena dar aquela esticada no roteiro e pernoitar em alguma pousadinha charmosa. As melhores opções são a Pousada Maritacas do Sana, Peniel do Sana Guesthouse e Hotel Pousada Bambuzal.
Do Rio de Janeiro para a Região Serrana
A Região Serrana é um dos passeios de bate e volta a partir do Rio de Janeiro que nós mais gostamos de fazer. Com cidades que têm aquele clima gostoso de montanha, a região é cheia de trilhas, cachoeiras, ecoturismo, gastronomia para ninguém botar defeito e cidades históricas.
Teresópolis
Teresópolis é a capital nacional do montanhismo e um destino de bate e volta perfeito para quem ama ecoturismo. No inverno, a alta temporada de montanha atrai quem quer aventura, mas também é a melhor época para quem quer desfrutar de fondue com vinho.
Mas Teresópolis oferece bons atrativos o ano inteiro, como a espetacular vista do Mirante do Soberbo para o Dedo de Deus, cartão postal da cidade, e o Lago Comary. Também é por aqui que você encontrará uma das portarias do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, cheio de trilhas especiais, como a Pedra do Sino.
A apenas 1h40min de distância do Rio, a cidade é um excelente destino para fazer bate e volta, mas também é daqueles lugares que valem ficar mais um pouco e aproveitar as inúmeras dicas do que fazer em Teresópolis.
Há muitas boas opções de pousadas e hotéis na região. Nós já ficamos na Terê Parque e no Athos Hotel,e gostamos de ambos. Outros lugares legais são o Urikana Boutique Hotel e o Intercity Teresópolis.
Petrópolis
Se tivéssemos que indicar apenas um lugar para ir e voltar no mesmo dia saindo do Rio de Janeiro, seria Petrópolis. A antiga Cidade Imperial é completa e consegue unir história, belezas naturais, hotéis charmosíssimos e restaurantes de boa qualidade de um jeito perfeito.
De museus históricos que falam sobre o nosso país, como o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont, a cachoeiras e turismo cervejeiro, Petrópolis tem de tudo um pouco.
Vale a pena percorrer o centro histórico, conhecer o Palácio de Cristal, visitar a Fábrica da Bohemia e se deliciar com a gastronomia local. Do Rio de Janeiro até lá são cerca de 1 hora de estrada e você pode ir por conta própria ou contratar um passeio com almoço e degustação de cerveja.
Além disso, Petrópolis também é a sede da Bauernfest, a festa do colono alemão, que acontece anualmente nos meses de junho e julho. Ou seja, essa é uma ótima época para fazer um bate e volta até a cidade.
Itaipava
Itaipava é um distrito de Petrópolis, a apenas 40 minutos de distância, e do Rio de Janeiro até ela são em torno de 1h15min. A melhor opção para conhecê-la é ir por conta própria de carro ou pegar um ônibus até Petrópolis e de lá um táxi.
Itaipava é um lugar pequeno, charmoso e extremamente acolhedor. Por aqui, o foco do turismo está nas pousadas de excelência, na gastronomia e na natureza. Aliás, esse destino é uma ótima sugestão de bate e volta do Rio de Janeiro para casais em busca de um lugar romântico.
A hospedagem tem um preço mais elevado, no entanto, muitas delas têm serviços diferenciados e com altíssima qualidade, como é o caso da Pousada Tankamana e da Pousada Les Roches. Inclusive, uma das atrações locais é o Castelo de Itaipava que, sim, tem toda a estrutura de um castelo e você ainda pode ser hospedar nele.
O Parque Nacional da Serra do Órgãos também está presente e oferece atrações imperdíveis, como o Circuito das Bromélias e a Cachoeira Véu de Noiva.
Nova Friburgo
Outro destino queridinho para um bate e volta do Rio de Janeiro é Nova Friburgo, a capital da moda íntima no Brasil. Mas Friburgo é muito mais que roupas e merece uns dias no seu roteiro.
Com muita natureza e clima agradável, aproveite para fazer a Trilha da Pedra do Cão Sentado, com nível relativamente fácil e boa para quem tem pouco tempo. Também não deixe de curtir um fim de tarde no lago do Country Clube, de comer em um típico restaurante alemão e de andar no teleférico da cidade, considerado o maior teleférico de cadeiras do Brasil.
Do Rio de Janeiro até Nova Friburgo são em torno de 2h10min de distância e por isso vale a pena ficar pelo menos uma noite na região. Nós já ficamos no Hotel Habitare, mas outros bons lugares são o Hotel Serra Everest e o Refúgio Ecológico Amadamata.
Lumiar
A 2h20min do Rio de Janeiro, Lumiar é um distrito de Nova Friburgo conhecido pelas cachoeiras e cervejas artesanais.
Entre as cachoeiras mais famosas se destacam a Indiana Jones, o Encontro dos Rios e o Poço Feio. Já para aquela cervejinha gelada, a Ranz Bier é uma escolha certeira.
A melhor forma de chegar em Lumiar é indo de carro, por conta própria, ou pegando um ônibus até Nova Friburgo e depois seguir até Lumiar. Então, esse é um bom destino de bate e volta que vale a pena pernoitar. As melhores hospedagens na cidade são a Nina-Flor Pousada e o Eco Resort Villa São Romão.
Guapimirim
Muito menos procurada que as suas vizinhas Teresópolis e Petrópolis, Guapimirim também tem muitas atrações naturais que valem o passeio. Afinal, ela também é uma das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o que significa que é cheia de trilhas e cachoeiras.
Aliás, uma das grandes discussões saudáveis da Região Serrana do Rio é sobre quem, de fato, detém o Dedo de Deus… Teresópolis ou Guapi?
Brincadeiras à parte, vale a pena a escapada até Guapimirim para conhecer o Vale da Lua, os Cânions do Iconha e o Poço Verde, que fica dentro do Parque Nacional e é um dos seus cartões postais.
Guapimirim fica bem mais perto do Rio de Janeiro, e o trajeto dura em torno de 1h de distância. Mas se você quiser estender o seu passeio, a Pousada Nascente Pequena é uma das melhores opções na cidade.
Do Rio de Janeiro para a Costa Verde
Se a Região dos Lagos tem praias de águas azuis cristalinas, a Costa Verde também tem, mas com o adicional de praias de águas verde esmeralda e montanhas com a mata atlântica completando o cenário.
Essa região é cheia de ilhas, algumas que dão para ir e voltar no mesmo dia saindo do Rio de Janeiro e outras que merecem pelo menos um final de semana.
Ilha Grande
Ilha Grande é o nosso destino de praia preferido no Rio de Janeiro. Simples e rústica, ela tem ruas sem asfalto, zero carros e restaurantes pé na areia, literalmente. Não espere muita sofisticação, mas te garantimos que beleza natural não faltará.
Chegar em Ilha Grande requer um pouco de logística. Você precisa ir de carro ou ônibus até algum ponto de travessia até a ilha para, então, pegar um barco. Pode parecer enrolado, mas ao ler as nossas dicas de como chegar em Ilha Grande você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças. Outra opção é contratar um transfer saindo dos aeroportos Galeão e Santos Dumont ou da Zona Sul do Rio até os pontos de travessia.
Uma das melhores dicas locais é fazer um passeio de barco em Ilha Grande e conhecer praias maravilhosas. Entre os tantos disponíveis, o que mais gostamos é o passeio de volta completa à Ilha, que passa por Aventureiro e Meros, as praias mais bonitas na nossa opinião.
Ilha Grande pode ser um ótimo bate e volta do Rio de Janeiro, mas fica ainda melhor se você ficar pelo menos dois dias por lá e a melhor área para se hospedar é na Vila do Abraão. Busque pela Pousada Rubi, Casablanca e Pousada Caiçara, todas com ótimas avaliações. Também não deixe de conferir as dicas do que fazer em Ilha Grande para montar o seu roteiro.
Mangaratiba
Mangaratiba é outro lugar da Costa Verde que cabe perfeitamente em um bate e volta saindo do Rio de Janeiro. Afinal, apenas 1h30min separam o Rio desse destino cheio de praias e com ilhas nos arredores.
A Praia do Sahy, Ibicuí e Praia Brava são as que mais atraem os turistas, mas dizem que uma das mais bonitas é a Praia da Paciência, que tem águas claras, muita vegetação ao redor e difícil acesso.
As ilhas de Itacuruça e Guaíba também são uma boa pedida para um passeio de barco. Por outro lado, a Serra do Piloto oferece trilhas e cachoeiras espetaculares.
Mangaratiba é conhecida por abrigar alguns dos melhores resorts no Rio de Janeiro. Entre eles se destacam o exclusivíssimo Club Med Rio das Pedras e o Portobello Resort & Safari, o único resort no Brasil com safári.
Essa também é uma região com muitos condomínios com praia privativa e estrutura completa. Entre tantos, nós já conhecemos o Porto Real Resort e amamos! Ele tem apartamentos e casas para alugar, além de clube, marina, piscina natural e outras comodidades. Algumas sugestões de hospedagens por lá:
Angra dos Reis
Angra dos Reis é a maior cidade da Costa Verde, além de ser ponto de partida para conhecer diversas praias e ilhas da região.
Um dos melhores passeios de barco da cidade é o tour de lancha para as Ilhas Botinas, cartão postal de Angra, que também passa por praias apaixonantes como a Praia do Dentista.
Outro muito procurado por aqueles que fazem um bate e volta do Rio de Janeiro é o passeio de barco para a Ilha de Cataguases, Lagoa Azul e algumas praias de Ilha Grande.
Como Angra dos Reis fica a 2h20min do RJ, também é um passeio que muitos turistas fazem indo e voltando no mesmo dia. Por isso, há excursões saindo do Rio com direito a escuna e almoço buffet na belíssima Praia do Japariz.
A cidade também é terra de hotéis 5 estrelas, como o Vila Galé Eco Resort, o Hotel Fasano e o Hotel do Bosque Eco Resort, mas também tem hospedagens com bom custo x benefício, como a Pousada Daleste.
Lugares na Região Metropolitana do Rio
Engana-se quem pensa que precisa ir mais longe para fazer um bate e volta maneiro do Rio de Janeiro. Na própria Região Metropolitana da cidade há lugares que oferecem passeios cheios de cultura e natureza.
Aliás, até mesmo dentro do município do Rio você encontra cantinhos escondidos e bairros que nem parecem que fazem parte da cidade.
Ilha de Paquetá
Ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro, mas poderia facilmente ser confundida com um município à parte, a começar pela forma de chegar.
Para visitar Paquetá você precisa pegar uma balsa saindo do centro da cidade e atravessar a Baía de Guanabara. Ao chegar na ilha, algumas particularidades te chamarão atenção. Não tem carros e nem grandes construções, e um típico clima bucólico de cidade pequena te acompanhará por todo o passeio. Além disso, você pode visitar todos os pontos turísticos a pé ou de bicicleta em apenas um dia.
Não deixe de fora atrações como o Parque Darke de Mattos, a Pedra da Moreninha e a Árvore Maria Gorda, um baobá com quase 400 anos de idade.
Barra de Guaratiba
Praias, trilhas e muitos restaurantes de frutos do mar são algumas das características marcantes de Barra de Guaratiba, outro bairro da cidade tão completo que podemos considerar como um bate e volta do Rio de Janeiro.
Localizado na Zona Oeste do Rio, Barra de Guaratiba tem atrações para um dia inteiro de passeios e algumas trilhas especiais ficam por lá, como a Pedra do Telégrafo e as Praias Selvagens. A região também é ótima para esportes na natureza, como stand up paddle e rapel.
Para um final de semana mais relax, o bairro também é perfeito. Afinal, hotéis como Le Relais de Marambaia se encarregam de oferecer uma hospedagem intimista e com vista panorâmica para a Restinga de Marambaia. Mas pousadinhas como a Marambaia Café também são muito procuradas.
Niterói
A cidade que está do outro lado da Baía de Guanabara também é uma dica e tanto de destino de bate e volta a partir do Rio de Janeiro. Niterói tem praias com águas cristalinas, além de um dos museus mais bonitos e interessantes do estado do Rio, o Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer.
Entre as praias mais populares, destacam-se Itacoatiara e Camboinhas, mas há pelo menos mais uma 10 para você conhecer. Em Niterói você também encontrará a Fortaleza de Santa Cruz, um passeio que além de histórico, rende um visual daqueles do RJ.
Niterói fica apenas a 40 minutos do centro do Rio e é bem fácil de chegar. Você pode ir de ônibus, balsa, carro ou contratar um tour que passa pelos principais pontos locais e pela Rota Niemeyer. Mas se você está com pouco tempo e ainda assim quer ver algumas belezas da cidade, vale a pena fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara e ver Niterói por outro ângulo.
Para quem tem mais tempo livre, vale a pena escolher algum bom hotel e explorar tudo com mais calma. As melhores opções são o H Niterói Hotel e o Hotel Solar do Amanhecer.
Maricá
Maricá ainda não está no radar da maioria das pessoas, mas aos poucos vêm ganhando força, principalmente pelas trilhas que ela oferece.
A Trilha da Pedra do Elefante e a Gruta da Sacristia, por exemplo, a cada dia convidam mais pessoas a fazerem um bate e volta do Rio de Janeiro em busca de aventura e um cenário encantador. Além disso, Maricá fica pertinho do Rio, a 1h20min de distância, e tem praias rústicas e selvagens, como a Praia da Barra de Maricá e a Praia de Ponta Negra.
Não há muitos hotéis sofisticados na região, porém, o Casa & Mar quebra esse padrão, com spa, piscina de borda infinita com vista para o mar e opção de day use.
Cachoeiras de Macacu
Cachoeira de Macacu também também ainda é um destino pouco procurado turisticamente falando, mas pode ser uma excelente opção de passeio de um dia para quem curte cachoeiras.
Como o nome da cidade já sugere, são várias, além de poços de águas cristalinas e riachos. A Cachoeira do Jequitibá, o Poço das Samambaias e a Cachoeira Sete Quedas são as queridinhas da região.
Cachoeiras de Macacu também abriga o Parque Terra Santa, um santuário ecológico cheio de esculturas bíblicas, muito procurado por aqueles que buscam um turismo mais religioso sem perder os atrativos naturais.
Do Rio de Janeiro até lá são cerca de 1h30min de distância e as melhores opções de hospedagem são o Hotel Palace Serra Verde Imperial e a Pousada Água Cristalina.
Do Rio de Janeiro para a Serra da Mantiqueira
A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas que abrange Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A cidade mais famosa é Campos do Jordão (SP), mas aqui no Rio também tem ótimas escolhas de bate e volta para cidades dessa serra.
Nessa região, se prepare para aproveitar cachoeiras, restaurantes, chocolaterias, trilhas e um friozinho daqueles durante o inverno.
Visconde de Mauá
Visconde de Mauá é perfeição quando se trata de destino de bate e volta do Rio de Janeiro. Cheia de cachoeiras, hotéis estrelados, restaurantes famosos, mas com o eterno ar de cidade pequena, esse é um lugar que merece bem mais do que apenas um dia de passeio.
O Vale do Alcantilado, um complexo com 9 cachoeiras, é um dos passeios mais tradicionais por lá. Mas outras cachoeiras como a Santa Clara, Escorrega e Poção dos 7 metros também são incríveis.
O clima romântico faz parte de Visconde de Mauá e hospedagens como a Pousada Tijupá e a Terras Altas fazem questão de mantê-lo sempre em dia. Mas opções como a Pousada Jardim da Luz e Magia da Montanha também costumam agradar a todos.
Do Rio de Janeiro até a cidade são em torno de 2h40min de carro, ou seja, um tempo relativamente longo para um roteiro curto. Por isso, confira as nossas dicas do que fazer em Visconde de Mauá e fique mais tempo na região.
Penedo
Outro destino romântico na Serra da Mantiqueira, Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil. Além disso, embora pequena, essa cidade é tão queridinha que virou até mesmo um destino para lua de mel, com pousadas que se encaixam bem nesse perfil, como a Pousada Santa Fé e o Hotel da Cachoeira.
Apesar de ser muito visitada no inverno, Penedo é uma delícia em qualquer época do ano. No verão, as cachoeiras ficam cheias de pessoas em busca de um refresco, enquanto os famosos chocolates locais fazem todos lamberem os beiços em qualquer estação.
Do Rio de Janeiro até Penedo são 2h30min de distância.
Itatiaia e Parque Nacional de Itatiaia
O Parque Nacional de Itatiaia é um passeio de bate e volta do Rio de Janeiro que vale a pena ser feito pelo menos uma vez na vida, mesmo que você não seja fã de ecoturismo.
O Pico das Agulhas Negras é a trilha mais procurada no parque, além de ser uma das mais famosas do Brasil. Mas tem outras opções mais levinhas e fáceis, como a Cachoeira Véu de Noiva e o Poço do Maromba.
Itatiaia também tem excelentes hotéis e pousadas que valem o pernoite, como o Rancho São Carlos, o Hotel La Ponsa e o Itatiaia Resort & Eventos. A cidade fica a 2h30min de distância do Rio.
Serrinha do Alambari
Finalizamos as nossas dicas de bate e volta para a Serra da Mantiqueira com a Serrinha do Alambari. Esse destinou ganhou muita força nos últimos anos e não erra quando se trata de total contato com a natureza.
As cachoeiras como o Poço do Céu e o Poço do Dinossauro são o carro-chefe da Serrinha do Alambari, principalmente pelas águas cor esmeralda. Mas por ser um lugar que fica a quase 3h do Rio de Janeiro e não ter ônibus direto, nós indicamos pelo menos um pernoite.
Não há muitas opções de pousadas, mas há boas casas de temporada, como o Refúgio na Serrinha do Alambari e o Aconchego na Serrinha.
Do Rio de Janeiro para o Vale do Café
Vale do Café é o nome turístico dado a uma área da Região Sul Fluminense no Vale do Paraíba que durante o século XIX produzia mais de 70% do café mundial. Ao todo, 12 cidades fazem parte desse vale e elas são ricas em história, principalmente sobre o Brasil Império.
Vamos listar algumas que são perfeitas tanto para um passeio de bate e volta do Rio de Janeiro como para um roteiro mais prolongado.
Vassouras
Vassouras é um destino que tem muita história pra contar! O centro histórico é cheio de casarões e palacetes, um reflexo do período em que ela foi a maior produtora de café do mundo. Além dos pontos turísticos históricos, Vassouras tem um mirante com vista espetacular para a cidade, que é o Mirante do Imperador.
Em um passeio de bate e volta, não deixe de visitar a Fazenda União Carvalheira, onde até hoje eles produzem e armazenam a cachaça em tonéis de carvalho.
A cidade fica a 2 horas do Rio de Janeiro, mas vale a pena ficar em um hotel para explorar mais atrações e fazendas seculares. As hospedagens mais bem avaliadas na cidade são a Vila Hibisco e o Bliss Hotel Vale do Café.
Miguel Pereira
Miguel Pereira está em alta. O destino está passando por um grande investimento em turismo e já abriga atrativos interessantíssimos, como a Terra dos Dinos e até mesmo uma Rua Coberta e uma Rua Torta, bem parecidas com a de Gramado (RS).
Todo esse incentivo turístico refletiu na rede hoteleira, que conta com opções de qualidade, como o Costa del Mar Boutique, e na gastronomia.
Mas Miguel Pereira também é um lugar para quem gosta de natureza, história e esportes de aventura, vide o famoso rapel no Viaduto Ferroviário Dr. Paulo de Frontin que não nos deixa mentir, uma atividade que atrai muitas pessoas para um simples bate e volta.
Para um banho gelado, as cachoeiras do Poção, Roncador e Santa Bárbara são perfeitas. E para um final de semana mais longo, os hotéis fazenda nos arredores são ótimas opções para famílias.
Miguel Pereira fica a 2 horas de viagem do Rio de Janeiro.
Barra do Piraí
Barra do Piraí não teve grandes fazendas de café, mas sua importância foi fundamental no ciclo do café do Rio de Janeiro. A cidade tinha muitos armazéns e era responsável por boa parte do transporte dos grãos através da linha férrea.
Ao visitar Barra do Piraí, não deixe de conhecer a Casa da Princesa Isabel, uma das construções mais antigas e que tem esse nome porque hospedou a princesa. Outro atrativo que tem muita história é a Catedral de Nossa Senhora de Sant’Anna, construída em 1881.
Além disso, é em Barra do Piraí que fica o Aldeia das Águas, o maior complexo de lazer do estado, que muitas pessoas aproveitam para conhecer em um passeio de um dia, já que fica a cerca de 1h de distância do Rio. Para mais comodidade, tem hospedagens praticamente dentro do parque.
Conservatória
Distrito de Valença, Conservatória é conhecida como a Cidade das Serestas e tem noites recheadas de música. Por isso, não se assuste ao ver cantores tocando e cantando pelas ruas. Afinal, isso faz parte da identidade dela.
Mas Conservatória não é só isso. Rica em cultura e belezas naturais, a cidade tem a Serra da Beleza, uma das vistas mais bonitas da região. No centro histórico há a Locomotiva 206, que foi fabricada nos EUA e trazida para o Brasil no século XX, quando a linha férrea local ainda funcionava.
Conservatória também tem hospedagens que são uma gracinha, como a Pousada Martinez e o Hotel Fazenda Vilarejo, ótimos para estender a viagem pela região. Aliás, com um tempinho a mais, vale a pena dar um pulinho em Valença e conhecer outras atrações do Vale do Café.
Nós conhecemos o Balneário Ronco d’Água, um complexo com três quedas d’água e várias piscinas naturais. Nos arredores você também encontra uma parte do Parque Estadual da Concórdia, com trilhas e escaladas.
Conservatória fica a quase 3 horas de viagem do Rio de Janeiro.