O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Saúde no Rio de Janeiro

De WikiRio
Revisão de 12h03min de 6 de julho de 2012 por Edgard (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
  1. Introdução
  2. Chegada
  3. Aduaneira e Registro de Entrada
  4. Chegada
    De avião
    De ônibus
    De trem
    De carro
    De navio
  5. Transporte
    Metrô
    Ônibus
    Taxis
    Aluguel de carro
    Ferrovias
    Hidrovias
    Bicicleta
  6. Dinheiro
    Custos médios
    Dinheiro
    Bancos
    Caixa eletrônico
    Câmbio
    Cartões de crédito e débito e Travallers Check
  7. Segurança pessoal
    Assaltos e sequestros
    Cuidados básicos
    Drogas
    Policia
    Mulheres
  8. Saúde
    Hospitais
    Comida e bebida
    Dengue
    HIV eAIDS
  9. Cultura
    Roupas
    Bebidas
    Cumprimentos
    Língua
    Pontualidade
    Gorjetas
  10. Informações básicas
    Eletricidade
    Seguro
    Internet
    Lavanderias
    Correios
    Mapas
    Telefones
    Informações ao turista

Existem muitas normas de higiene e saúde pública no Brasil. Antes de sair, verifique com o seu médico ou com os Centros de Controle de Doenças (www.cdc.gov) sobre avisos específicos. De qualquer forma, use o bom senso ao comer na rua ou em restaurantes.

Vacinas

Antes de viajar, verifique suas vacinas e tome doses de reforço contra tétano e poliomielite, se necessário. Crianças com idades entre 3 meses e 6 anos podem precisar comprovar que foram vacinadas contra a poliomielite. Uma vacina que é necessária para algumas regiões do Brasil é a febre amarela. Há registros de surtos são na Amazônia, no Pantanal, em Brasília e até mesmo em Minas Gerais. Tenha um certificado internacional de vacinação, porque as autoridades brasileiras, muitas vezes, exigem um comprovante para as pessoas que passaram por uma área afetada. Os viajantes que estiveram na Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana Francesa, Peru e Venezuela no prazo de 90 dias antes da chegada ao Brasil também são obrigados a apresentar comprovante de vacinação contra a febre amarela. Lembre-se que a vacina leva 10 dias para fazer efeito.

Dengue

A dengue é uma infecção viral transmitida por mosquito muito comum no Rio de Janeiro, principalmente no verão. É caracterizada por febre alta, fortes dores de cabeça, musculares e nas articulações, náuseas / vômitos e manchas avermelhadas na pele. O diagnóstico apropriado só pode ser feito mediante um exame de sangue. A doença pode durar até 10 dias, mas a recuperação completa pode levar de duas a quatro semanas. O risco de ser contaminado pelo mosquito transmissor da dengue é maior durante o verão por causa dos períodos de calor e chuva. As poças de água parada facilitam a reprodução dos mosquitos. Não há vacina para a dengue. Os principais cuidados que devem ser tomados são o repouso, a ingestão de líquidos e medicamentos apropriados para reduzir a febre, como o paracetamol (Tylenol). Em caso de suspeita de dengue, a aspirina deve ser evitada. Uma precaução contra a dengue, é o uso de repelentes de mosquito - de preferência aqueles que contêm DEET. Para mais informações sobre a situação da dengue no Brasil, consulte o site do Centro de Controle de Doenças (www.cdc.gov) ou o site da prefeitura do Rio (http://www.riocontradengue.rj.gov.br).

Precauções

Para beber, prefira sempre água mineral ou filtrada. Já para tomar banho, escovar os dentes ou lavar frutas e verduras, use a água da torneira e do chuveiro sem problemas. Se você tiver alguma infecção gastrointestinal durante a viagem, é possível encontrar medicamentos apropriados em qualquer farmácia. Se você vai precisar comprar medicamentos que usa regularmente, pergunte ao seu médico quais os componentes ativos da prescrição, já que muitos remédios podem ser vendidos com nomes comerciais diferentes no Brasil. Nos últimos dez anos, pelo menos 102 mil soropositivos morreram no país e 311 mil novos casos foram notificados (dados consolidados até 2010). Apesar de os números anuais não sofrerem grandes variações (média de 11 mil mortes e 34 mil novos casos por ano) Entre os anos de 2000 e 2010, pelo menos 102 mil soropositivos morreram no país e 311 mil novos casos de infectados pelo HIV foram notificados. Portanto, tenha cuidado e mantenha relações sexuais seguras, com o uso do preservativo. Você pode encontrar em qualquer farmácia ou supermercado.


O que fazer se ficar doente durante a viagem

Para não se preocupar com o caso de ficar doente longe de casa, leve em consideração a compra do seguro médico de viagem. No entanto, na maioria dos casos seu plano de saúde poderá fornecer a cobertura que você precisa. Lembre-se de levar seu cartão de identificação da assistência médica. Fique atento para levar a prescrição dos medicamentos de acordo com a composição química, e não apenas o nome da marca. Também traga cópias das receitas médicas caso precise repor seus remédios. Entre em contato com a Associação Internacional para a Assistência Médica para Viajantes (IAMAT; & 716/754-4883 ou 416/652-0137). Esta organização oferece dicas sobre saúde nos países que você vai visitar. Quando estiver no exterior, o consulado pode ser uma alternativa para encontrar médicos da região que falem inglês. Caso não consiga encontrar imediatamente um médico específico, tente o atendimento de emergência do hospital mais próximo. Além dos hospitais, o Rio de Janeiro oferece Postos de Saúde do município e as Unidades de Pronto Atendimento, ambos voltados para emergências de menor gravidade.