O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Cultura e etiqueta no Rio de Janeiro

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
  1. Introdução
  2. Chegada
  3. Aduaneira e Registro de Entrada
  4. Chegada
    De avião
    De ônibus
    De trem
    De carro
    De navio
  5. Transporte
    Metrô
    Ônibus
    Taxis
    Aluguel de carro
    Ferrovias
    Hidrovias
    Bicicleta
  6. Dinheiro
    Custos médios
    Dinheiro
    Bancos
    Caixa eletrônico
    Câmbio
    Cartões de crédito e débito e Travallers Check
  7. Segurança pessoal
    Assaltos e sequestros
    Cuidados básicos
    Drogas
    Policia
    Mulheres
  8. Saúde
    Hospitais
    Comida e bebida
    Dengue
    HIV eAIDS
  9. Cultura
    Roupas
    Bebidas
    Cumprimentos
    Língua
    Pontualidade
    Gorjetas
  10. Informações básicas
    Eletricidade
    Seguro
    Internet
    Lavanderias
    Correios
    Mapas
    Telefones
    Informações ao turista

Inserir Texto...

Cultura e etiqueta

Europeus e norte-americanos que viajarem para o Rio de Janeiro vão encontrar uma cultura extremamente familiar, e, graças à natureza descontraída dos cariocas, um ambiente acolhedor. Além da língua, a principal diferença é a gestão do tempo, que pode ser especialmente frustrante para os visitantes de negócios.

Roupa

O clima do Rio de Janeiro é quente na maior parte do ano e o estilo predominante é o casual, mas elegante. Os trajes de negócios não são presos ao uso de ternos e gravatas, como na América do Norte, Europa ou até mesmo em São Paulo. Até mesmo em restaurantes mais caros, o estilo de se vestir é o casual. Em boates, também não há um estilo específico, com a predominância de um look descontraído.

Beber

Os hábitos brasileiros para bebidas tendem a ser semelhantes aos do sul da Europa: o álcool é ingerido com moderação e na maioria das vezes acompanhado de petiscos. É raro ver alguém embriagado em público. O vinho é raramente consumido em bares, enquanto que em restaurantes geralmente é mais caro. As bebidas alcoólicas de escolha para a maioria das pessoas são o chopp, sempre bem gelado, ou a tradicional caipirinha, um coquetel simples feito com cachaça, limão, açúcar e gelo. Refrigerantes são extremamente populares: mesmo nos melhores restaurantes do Rio de Janeiro é comum ver pessoas bebendo Coca-Cola ou Guaraná para acompanhar uma refeição.

Saudações

Os brasileiros tendem a abraçar e tocar muito uns aos outros, o que fica mais evidente nas chegadas e despedidas. É costume as mulheres se beijarem dos dois lados do rosto. Um simples aperto de mão é visto com estranheza. Os homens que já se conhecem costumam se abraçar, com pequenos "tapas" nas costas um do outro. Para os homens que não se conhecem bem, um forte aperto de mão é típico.

Linguagem

A maioria das pessoas que trabalham diretamente com turistas e visitantes de negócios no Rio falam um pouco de inglês. A maioria dos brasileiros, no entanto, não conhecem bem a língua e por isso vale a pena aprender algumas frases. Porém, normalmente as pessoas vão se esforçar para tentar se comunicar. Adquirir um conhecimento básico da língua portuguesa é, sem dúvida, útil e educado, mas as pessoas não vão se ofender se você recorrer ao espanhol, uma língua que a maioria dos brasileiros pode compreender se falado lentamente.

Pontualidade

Para brasileiros, a pontualidade às vezes pode parecer um conceito estranho. Esteja preparado para esperar tanto para um encontro de negócios ou uma reunião social. Os planos sempre podem ser alterados no último momento. No entanto, chegar no horário marcado não é considerado agressivo nem indelicado, e ainda costuma ser uma atitude esperada de estrangeiros. Por outro lado, lojas e bancos sempre abrem e fecham no horário, além dos filmes no cinema. Já nos transportes, os horários dos ônibus urbanos são sempre aproximados, enquanto os horários dos ônibus interurbanos costumam sempre sair na hora exata.

Gorjetas

As contas geralmente vêm com dez por cento extra, a chamada taxa de serviço. Nesse caso, não é necessário dar gorjeta. Nos táxis, é comum apenas arredondar o valor para o próximo número redondo. A gorjeta é esperada mais por carregadores, manicures e operadores de postos de combustível.