O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Santa Teresa
COMO CHEGAR | HOSPEDAGEM | ATRAÇÕES | COMPRAS | BARES e RESTAURANTES | SEGURANÇA
AVISO: OS SERVIÇOS DO BONDE ENCONTRAM-SE SUSPENSOS E DEVEM SER NORMALIZADOS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2015 (informação de Fevereiro de 2015) |
{{#if: |'|Santa Teresa}}
O bairro
Situada sobre uma colina, Santa Teresa parece ter parado no tempo, preservando aspectos do Rio Antigo e guardando uma história em cada esquina. O bairro é muito conhecido pelos bondinhos que sobem e descem suas ladeiras. Eles saem ao lado dos Arcos da Lapa e são a melhor maneira de se conhecer o bairro. Estes charmosos veículos começaram a circular no século passado, movidos por tração animal e posteriormente por eletricidade. Remanescentes de uma época romântica, são os únicos bondes que ainda circulam no país e foram tombados como patrimônio histórico.
Santa Teresa é repleta de largos e espaços culturais que revelam paisagens das zonas Norte, Sul e Centro. "Santa", como também é conhecida, é repleta de sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Um dos prédios mais importantes é o Convento de Santa Teresa, erguido no século XIX e que deu nome ao bairro. Quem optar por chegar até lá a pé, partindo da Lapa, terá a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra. Durante o percurso pode-se notar que o bairro não tem sinais de trânsito nem postos de gasolina. Os prédios não tem garagem e, às vezes, parecem pequenos pois muitos deles tem andares para baixo, aproveitando a encosta.
“ | O museu Chácara do Céu é maravilhoso. Dá pra se ter uma idéia de como era viver numa mansão de milionários no Rio antigo, com móveis antigos e obras de arte. Alí perto tem o Parque das Ruinas, um casarão restaurado que mistura o visual antigo com o moderno. De vez em quando acontecem algumas exposições de artistas contemporâneos. E depois de passear bastante pelo bairro, vale a pena parar pra tomar uma cerveja geladíssima no Bar do Mineiro. É o passeio perfeito. | „ |
—Patrícia Amaral |
Santa Teresa vem se firmando como uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro e está se tornando conhecido como o Montmartre carioca, devido ao grande número de artistas que possuem ateliê e residem no local. Por causa desse alvoroço cultural, empresários estrangeiros estão investindo em Santa Teresa, adquirindo e reformando propriedades no bairro, como é o caso do Hotel Santa Teresa e do Castelo São Fernando. A valorização que vem ocorrendo no mercado imobiliário do bairro é fruto de um "frenesi" que toma conta dos cariocas, resultado da revitalização da região central da cidade.
Atrações do bairro
No bairro você vai encontrar bares, restaurantes e museus cercados pela arquitetura antiga e o ar bucólico de Santa Teresa. Não deixe de conhecer o Museu da Chácara do Céu, o Parque das Ruínas e o Bar do Mineiro.
- Centro de Informações ao Turista
- Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 136 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2509-6875
Bar do Mineiro - Venha saborear a culinária mineira nesse autêntico pé sujo
Bar do Arnaudo - Referência em comida nordestina no bairro
Sobrenatural - Se você curte frutos do mar, este é o seu point!
Largo dos Guimarães e Largo das Neves
O Largo dos Guimarães é o ponto de partida para aproveitar a boemia típica de Santa Teresa pois é lá que se concentram os mais badalados restaurantes e bares, que oferecem cerveja gelada e ótimos aperitivos. Entre eles, Bar do Mineiro, Bar do Arnaudo (comida nordestina), Sobrenatural (frutos do mar) e Adega do Pimenta (alemão). Quando anoitece, o agito toma conta do lugar com muita gente bonita e música popular brasileira..
Seguindo os trilhos do bonde chega-se ao Largo das Neves, onde se encontra um belo casario de 1850 e a Igreja de Nossa Senhora das Neves, de 1860, além de mais uma série de bares muito concorridos. O local é o ponto final da condução e por ali vale a pena degustar o caldo verde do Bar do Goyabeira, os sanduíches do Café das Neves ou os pastéis de camarão do Santa Saideira.
Ateliês
Escritores e artistas sempre foram atraídos por Santa Teresa, seduzidos por seu charme e por suas riquezas arquitetônica e cultural, visíveis aos olhos e ao coração. A arte exibida nos muitos ateliês que tomaram conta do bairro, encontra seu reduto em Santa, como preferem chamar os apaixonados pelo local. Tudo o que existe e se sabe sobre Santa Teresa é também um pouco da história do Rio. Mas para o visitante parece um local à parte, com características próprias.
Bondinho
Com menos de R$ 1 adquiri-se o bilhete para passear no famoso bonde amarelinho. Existem duas linhas que circulam por Santa Teresa, chamadas Paula Matos e Dois Irmãos, com intervalos de saída de 15 minutos. Existem ainda dois passeios com guias, realizados aos sábados: o Passeio Histórico, com saída às 10 horas e que dura cerca de uma hora percorrendo todo o roteiro cultural, e o Ecológico, com saída ao meio-dia, que oferece uma viagem mais longa, com duas horas de duração e um roteiro que inclui uma trilha pela mata.
Através do condutor do bonde, ouvem-se pitorescas e curiosas histórias. Lá fora, centros culturais, antigas chácaras, castelos, largos, restaurantes, ateliês, lojas de artesanato. Além das deslumbrantes paisagens ao redor, avista-se no alto o Cristo Redentor, abençoando a Cidade Maravilhosa. Os bondes sempre dão uma paradinha para que os passageiros conheçam o Museu do Bonde, que conta tudo sobre os veículos, exibindo algumas de suas réplicas antigas – uma verdadeiras relíquias preservadas no tempo.
Arte de portas abertas
Evento que acontece duas vezes por ano e conta com a participação de inúmeros ateliês e centros culturais que expôe fotografias, esculturas, pinturas, objetos decorativos e móveis.
Outras atrações
- Museu Chácara do Céu - Um museu de artes e antiguidades com uma boa coleção de obras de artistas contemporâneos.
- Endereço: Rua Murtinho Nobre 96
- Parque das Ruínas
- Castelo Valentim
- Hotel Santa Teresa (antiga fazenda de Santa Teresa)
- Convento de Santa Teresa
- Igreja de Nossa Senhora das Neves
- Museu do Bonde - No acervo deste pequeno museu encontram-se fotos e objetos da época em que os bondes estavam por toda a cidade.
- Endereço: Rua Carlos Brandt, 14 (próximo ao Largo do Guimarães
Um dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro, o Carmelitas, costuma reunir durante o carnaval milhares de foliões nas ruas do bairro Santa Tereza.
Comer e beber
Existe pólo gastronômico ao redor do Largo dos Guimarães com alguns dos principais bares e restaurantes do bairro.
- Bar do Gomes (também conhecido como Armazém São Thiago)
- Rua Áurea, 26 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2232-0822
- Espírito Santa
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 264 - Largo dos Guimarães - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2508-7095
- Adega do Pimenta
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 296 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2224-7554 e 2242-4530
- Aprazível
- Endereço: Rua Aprazível, 62 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2508-9174 e 2507-7334
- Bar do Arnaudo - Foi um dos primeiros restaurantes a abrir no bairro e é especializado em comida nordestina.
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 316 loja B - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2210-0817 e 2222-9476
- Mike´s Haus - Restaurante alemão
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 1458 loja A - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2509-5248
- Sansushi
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 382 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2224-4658 e (21) 2252-0581
- Sobrenatural - Restaurante com uma carta de frutos do mar e doces caseiros.
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 432 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2224-1003
- Asia
- Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 256 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2224-2014
- Téreze
- Endereço: Rua Felício dos Santos, s/nº - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2221-1406 e 2222-2755
- Cafecito Bar - Bom lugar no bairro para se tomar um café expresso. O estabelecimento oferece também sanduíches, brownies, queijos e cervejas artesanais.
- Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 121 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2221-9439
- Jasmim Manga - comida brasileira, com vitrine de doces e carta de cervejas, cafés e cachaças.
- Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno 143
- telefone : 22422605
Onde se hospedar
Cama e Café (Bed & Breakfast)
- Casa 579 - Uma bela mansão com vista espetacular e um terraço maravilhoso com vista de 180 graus do Cristo Redentor e Pão de Açúcar.
- Endereço: Rua Doutor Júlio Otoni, 579 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 3235-6480
- Site: www.casa579.com
- Casa Beleza - Encantadora casa de hóspedes em uma mansão exótica com piscina e jardins tropicais. A casa era a antiga residência do Governador do Estado do Rio de Janeiro.
- Endereço: - Rua Santa Teresa, 01 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2224 7403
- Site: www.casabeleza.net
- Casa MangoMango - Uma hospedagem tipo bed & breakfast com bons preços para casais e grupos. E tem uma bela vista!
- Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 587 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 2508 6440
Hostel
- Rio Hostel
- Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 361 - Santa Teresa
- Telefone: (021) 3852-0827 / (021) 2224-6903
- Site: www.riohostel.com.br
Econômico
Turístico
Luxo
Onde fica
- Bondinho
- Endereço: Estação de Bondes - Rua Lélio Gama, s/nº - Centro
- Centro de Santa Teresa:
- Endereço: O Largo dos Guimarães é considerados o centro do bairro de Santa Teresa.
O bairro faz limite com os bairros da Glória, Catete, Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho, Silvestre, Humaitá, Centro, Catumbi e Rio Comprido. Ele está localizado na Zona Sul em uma colina com raízes no bairro da Lapa (Rio de Janeiro).
Como Chegar
Como chegar até a estação do Bondinho
A estação dos bondes funciona diariamente, das 7:00h às 21:30h e fica na rua Lélio Gama, sem número (ao lado do prédio da Petrobras).
- De Ônibus
- A partir do Centro – Pegar as linhas de ônibus 206 A, 206 B e 214, que passam nas principais avenidas do Centro.
- A partir da Zona Sul - Pegar um ônibus até o Centro e de lá caminhar até o prédio da Petrobrás. A estação do bondinho fica ao lado.
- De Bondinho – Estação está ao lado do prédio da Petrobrás na avenida Chile.
- De Metrô - Saltar na estação Carioca e caminhar até a estação do bondinho, que fica ao lado do prédio da Petrobrás.
- De carro - Ao chegar ao Centro ir á avenida Chile ou avenida República do Paraguai e deixar o carro no estacionamento da Catedral Metropolitana para, sem seguida caminhar até a o estação do bondinho.
- De táxi - Chegar e sair de Santa Teresa de táxi é muito difícil pois a maioria dos taxistas se recusa a circular pelo bairro.
Como chegar até o Largo dos Guimarães
- De carro - Subir pelas ruas Cândido Mendes, na Glória, Monte Alegre, no Bairro de Fátima ou Joaquim Murtinho, na rua do Riachuelo. Seguir os trilhos do bonde.
- De Bonde - Há horários de meia em meia hora, o último partindo ás 20:30h, é só se dirigir a estação ao lado do prédio da Petrobrás, na avenida Chile, Centro.
- De ônibus: Pegar ônibus da linha 206 ou 214 que fazem ponto final na avenida Nilo Peçanha. Há outra parada na rua Gomes Freire na Lapa, em frente ao Supermercado Rede Economia.
Como se locomover lá em cima
- É possível se locomover de carro, ônibus, bonde ou a pé. O bairro é muito bom para se conhecer caminhando.
Segurança
À noite, evite ir a Santa Teresa a pé. Durante o dia é prazeroso subir suas ruas, mas o bairro é rodeado por várias favelas e, quando anoitece, assaltos podem acontecer. Pegue táxi e procure andar em grupos.
{{#display_point:-22.921532,-43.18606 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}
Os moradores do bairro
Com cerca de 45.000 habitantes, Santa Teresa é um bairro dividido entre a classe média-alta, média e baixa. Ele possui um grande número de artistas, contrastando com o grande número de moradores das favelas que circundam o bairro.
História de Santa Teresa
O bairro de Santa Teresa surgiu a partir do convento de mesmo nome, no século XVIII. Ele foi inicialmente habitado pela classe alta da época, numa das primeiras expansões da cidade para fora do núcleo inicial de povoamento, no Centro da cidade. Surgiram, então, vários casarões e mansões inspirados na arquitetura francesa da época, muitos dos quais estão de pé até hoje.
Em 1872, surgiria o bonde que se tornou o símbolo do bairro, e que atualmente é a única linha em funcionamento na cidade, subindo a rua Almirante Alexandrino. Inicialmente, o bonde era verde, mas passou a ser pintado de amarelo após reclamações de moradores que diziam que o bonde "sumia" em meio à vegetação do bairro. O bonde vai do bairro ao centro da cidade através dos Arcos da Lapa, um antigo aqueduto hoje desativado, desde 1896, quando fez sua primeira viagem.
O bairro, carinhosamente chamado pelos cariocas de "Santa", é composto de várias ladeiras tortuosas, que ligam-no aos bairros vizinhos da Glória, Laranjeiras, Cosme Velho, Lapa, Bairro de Fátima, Catumbi e Rio Comprido. No alto há uma impressionante vista além dos acessos para o Parque Nacional da Tijuca e o Corcovado. O acesso é feito pelo bonde e por "linhas de ônibus", isto além dos badalados jipes turísticos que são comumente vistos nas íngremes ruas do bairro.
Com o tempo, Santa Teresa perdeu seu status de bairro nobre, mas tornou-se ao longo dos anos um bairro de interesse turístico.
“ | Costumo ir de carro a Santa Teresa e estacionar na rua Santa Cristina. De lá vou caminhando até o Largo dos Guimarães e só então decido em qual dos ótimos restaurantes vou almoçar. Meu favorito é o Bar do Mineiro. Só de pensar no carré com tutú, minha boca se enche d'agua! | „ |
—André Sampaio |
Ligações Externas
- Consultar o verbete Santa Teresa (bairro do Rio de Janeiro) no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.
Não encontrou a informação que procura? ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS. |