O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Relógio do Largo da Carioca
História
No início do século XX na prefeitura de Pereira Passos , a cidade sofreu grandes transformações , a chamada Belle Époque. Em 1906 foi inaugurado o primeiro lampadário ornamental da cidade, na Lapa, em cantaria e Bronze construído por Rodolf Bernadelli. Em 1909 o largo ganhou o segundo lampadário ornamental, fabricado pela Fundição Brasileira Kobler. Em 1947 na gestão de Mendes de Moraes o lampadário sofreu uma adaptação sendo substituido suas luminárias superiores e colocado um relógio da marca norma. Suas luminarias inferiores foram mantidas.
- Arquitetura: O munumento possuí bases em cantaria circular que sustenta um conjunto alegórico de base circular em ferro fundido onde apoia-se três sereias representando ; O comércio, a Industria e a Navegação. Sobre as alegórias havia seis luminárias em bronze, sendo três superiores e três inferiores, com a substituição das luminárias superiores pelo relógio restaram as três inferiores. O relógio possui quatro faces quadradas , em cada face tem um fundo circular onde estão os numeros e ponteiros em ferro fundido e moldura de vidro finalizando.
- Coriosidade: Em 1979 , quando a o largo sofreu intervenções para a construção do metrô, o relógio foi guardado e posteriormente posto. Sendo um dos únicos monumentos preservados com a contrução do metrô. Ele foi tombado pelo INEPAC em 1985 preservando a ssim sua memória.
- Endereço: Largo da Carioca em frente ao Convento Santo Antonio.