O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Praia do Abricó
ATUALIZADO EM 2021
CONFIRA: Roteiro pelas praias selvagens da cidade do Rio de Janeiro
-
- Ver Também: Praia do Recreio e Praia de Grumari
A praia do Abricó, no Recreio dos Bandeirantes, é a única área urbana na cidade do Rio de Janeiro onde o nudismo é permitido por lei. Com 250 metros de extensão, é frequentada por mulheres, jovens, idosos e crianças. A praia é muito bonita e a água limpa. Não se vê lixo no chão e não há muvuca.
Não existe aluguel de cadeiras e guarda-sol na praia, por isso traga de casa. Além disso praticamente não há sombra e mesmo pessoas acostumadas ao sol podem se queimar se não passarem protetor nas partes brancas do corpo que não estão acostumadas ao sol. Também não existe lugar para guardar seus pertences e os frequentadores deixam as roupas e objetos do lado de onde estão ficando. A princípio não tem problema deixar as coisas na areia e ir dar um mergulho, mas é sempre bom pedir para alguém dar uma olhada.
- Dica
É recomendável levar toalha ou canga, que serve para sentar na areia ou apoiar-se em um assento público.
Aos sábados, domingos e feriados do verão a estrada que leva á praia do Abricó é interditada para circulação de veículos entre 9 e 15 horas. Para evitar problemas e perda da viagem recomendamos a chegada à praia bem cedo da manhã ou após as 15 horas. |
Naturismo
O objetivo do banho de sol ao natural é promover uma integração maior com a natureza e aprender a respeitar o próximo por sua essência, não pelos seus bens materiais.
Regras
- É proibido:
- Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.
- Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.
- Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.
- É considerado comportamento inadequado:
- Fazer propostas inconvenientes com conotação sexual.
- Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória perante outros naturistas ou visitantes.
- Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica.
- Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos. Pode levar celular e câmera, mas tem sempre que perguntar a todos se pode tirar foto. Não pode fingir que está fazendo uma 'selfie' para fotografar outras pessoas. Se quer tirar foto de si próprio ou do grupo que estiver com você, certifique-se que o ângulo não mostre outras pessoas.
Opinião
Quando ir
Para pessoas de pele sensível ao sol é recomendável ir em dias nublados.
Recomenda-se que a visitação aconteça apenas nos finais de semana, quando os integrantes da associação de naturistas está vigiando e orientando os banhistas. NÃO VÁ DE SEGUNDA A SEXTA pois a associação não tem meios de atuar lá no meio da semana e muita gente vai para fazer sexo ou para se masturbar na frente de outras pessoas, o que acaba criando uma imagem ruim para o local. Tais práticas já foram denunciadas mas as autoridades não se manifestam. Espera-se que a lei que regulamentou o naturismo na praia em fins de 2014 elimine as práticas abusivas.
Comer e beber
- Vendedores - Durante os finais de semana na praia do Abricó às vezes aparecem vendedores ambulantes que podem estar vendendo Biscoito Globo ou sanduíches.
- Quiosques - Existe um restaurante no canto da Praia de Grumari, pertinho da entrada para a Praia do Abricó. O estabelecimento serve refeições, petiscos e bebidas.
Onde fica
Na Avenida Estado da Guanabara, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, ao lado esquero da Praia de Grumari.
Como Chegar
- De carro
- Vindo da Zona Sul - Seguir em direção à Barra da Tijuca, depois ir até o fim da Praia do Recreio em direção à Praia da Macumba. Ao fim desta, cruzar a ponte, virar à esquerda e subir a estrada. Logo em seguida existe a Prainha e seguindo mais adiante chega-se à Praia de Grumari. Estacionar bem no começo da praia, descer para a faixa de areia e caminhar em direção ao canto esquerdo, cruzando as pedras que separam as duas praias.
- Vindo da Zona Norte -
- Vindo do Centro - Seguir em direção à Barra da Tijuca, depois ir até o fim da Praia do Recreio em direção à Praia da Macumba. Ao fim desta, cruzar a ponte, virar à esquerda e subir a estrada. Logo em seguida existe a Prainha e seguindo mais adiante chega-se à Praia de Grumari. Estacionar bem no começo da praia, descer para a faixa de areia e caminhar em direção ao canto esquerdo, cruzando as pedras que separam as duas praias.
- OBSERVAÇÃO: A quantidade de vagas é limitada, portanto procure chegar cedo.
- De Metrô
- Pegar o metrô sentido Barra da Tijuca e saltar na Estação Jardim Oceânico. Sem sair da estação siga até o BRT e pegue o que leva até a Estação BRT Recreio Shopping. De lá pegar um Taxi ou Uber (5km até a Praia de Abricó).
- De BRT
- É preciso pegar um ônibus BRT que deixe em frete ao Recreio Shopping e de lá caminhar 5km até a Praia do Abricó ou pegar um táxi, ou Uber.
- De Van
- Kombis e Vans fazem o transporte alternativo até o Recreio Shopping e de lá é necessário caminhar 5km até a Praia do Abricó ou pegar um táxi ou Uber. As linhas de van que passam em frente ao Recreio Shopping são: Santa Cruz x Barra, Santa Cruz x Castelo, Campo Grande x Barra, Campo Grande Castelo, Santa Cruz x Zona Sul, Campo Grande x Zona Sul, Barra x Campo Grande, Barra x Santa Cruz, Castelo x Recreio, Castelo x Campo Grande e Castelo x Santa Cruz.
- De Surfbus
- Este ônibus especial para até 30 surfistas tem acomodação para 12 pranchões, 15 bodyboards e 20 pranchinhas. Ele circula das 7:00h às 19:00h e tem guias trilingues. O Surfbus tem 4 horários de saída do Largo do Machado em direção à Prainha, e 4 horários no sentido inverso (última saída da Prainha é às 17:30h). Saiba mais
Predefinição:Display point:-23.047946,-43.512447
Lei que cria a área de naturismo
A Lei nº 5807/2014 de 06/11/2014 cria a área para a prática de naturismo em Abricó:
- Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro nos termos do artigo 56, inciso IV combinado com o art. 79, § 3º, todos da Lei Orgânica do Município, de 5 de abril de 1990, promulga a Lei nº 5.807, de 6 de novembro de 2014, oriunda do Projeto de Lei nº 226, de 2013, de autoria da Senhora Vereadora Laura Carneiro.
- LEI Nº 5.807, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2014
- Dispõe sobre a prática do naturismo na Praia do Abricó, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, situada na área da XXIV Região Administrativa e dá outras providências.
- Art. 1º Fica permitida a prática do naturismo de banhistas nos limites da extensão da areia da Praia do Abricó, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, situada na área da XXIV Região Administrativa.
- Art. 2º Denomina-se naturismo o conjunto de práticas de vida ao ar livre em que é utilizado o nudismo como forma de desenvolvimento da saúde física e mental das pessoas de qualquer idade, através de sua plena integração com a natureza.
- Parágrafo único. A atividade definida no caput deste artigo, em áreas autorizadas, não constitui ilícito penal.
- Art. 3º O Poder Público providenciará os atos necessários com vistas a manter a segurança e a ordem, inibindo abusos de qualquer natureza.
- Art. 4º O Poder Executivo, por intermédio dos órgãos competentes, atuará no sentido de implantar sinalização identificando a Praia do Abricó como local destinado aos adeptos do naturismo nas vias públicas de circulação de veículos, nos locais de travessia de pedestres e nos limites da extensão de areia da referida praia.
- Parágrafo único. O Poder Executivo poderá caso necessário, celebrar parcerias com outras entidades, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, fundações de direito público ou privado com vistas ao ressarcimento das despesas com a sinalização no local.
- Art.5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Praias de naturismo no estado do Rio de Janeiro
Além da Praia do Abricó, existem 2 outras praias de naturismo no estado do Rio:
Ligações externas
- Associação Naturista da Praia do Abricó (ANA)
- Praia do Abricó no Instagram
- Consultar o verbete Praia do Abricó (Rio de Janeiro) no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.
Não encontrou a informação que procura? ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS. |