O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Coleta de lixo
A coleta de lixo, quando se refere ao Lixo Comum ou demais nomes pelo qual é conhecido: Lixo Extraordinário, Lixo Doméstico, Resíduos Extraordinários ou Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), é da responsabilidade das Prefeituras, que podem delegar ou credenciar empresas privadas para realizar a sua coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada, conforme a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), e respetivas regulamentações estaduais e municipais aplicáveis.
Lixo Comum, Lixo Extraordinário, Lixo Doméstico, Resíduos Extraordinários ou Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Qual a diferença?
Genericamente, e mais conhecidos por Lixo Comum ou Lixo Extraordinário, estamos a falar da mesma família de resíduos Classe IIA (NBR 10.004/04, da ABNT) não perigosos e não inertes, que são aqueles que apresentam características como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água, e não podem ser dispostos de qualquer forma no meio ambiente e, por isso, precisam de tratamentos adequado.
Como funciona a Coleta de Lixo?
Quando a origem da geração é exclusivamente doméstica ou derivada de empresas, mas em quantidade inferior a 120 litros/dia, cabe às prefeituras a coleta. Em quantidades superiores, a 120 litros, o gerador pode contratar uma empresa credenciada pela prefeitura para a realização da coleta e transporte para destinação final do resíduo.
Quais as empresas de coleta de lixo que existem no Estado do Rio de Janeiro?
Veja o mapa interativo
Empresas credenciadas por órgão municipal:
- Rio de Janeiro - COMLURB - https://comlurbnet.rio.rj.gov.br/extranet/credenciadas/listacredsEXTRANET.php
- Niteroi - CLIN - http://www.clin.rj.gov.br/index.php?a=residuos_extraordinario
Qual o tratamento para o Lixo Comum / Lixo Extraordinário?
O tratamento mais comum é a disposição em Aterro Sanitário legalizado. Outro tratamento mais avançado é recuperação energética que transforma os resíduos gás para produção de energia.
Fontes:
https://comlurbnet.rio.rj.gov.br, http://www.clin.rj.gov.br/, https://www.wasteapp.com.br/