Praça General Osório

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Estação General Osório

A praça

Espremida entre os prédios residenciais, mas grande o suficiente para atrair milhares de pessoas, esta praça ficou conhecida como local onde está a Feirinha Hippie de Ipanema e é parada obrigatória para quem visita a cidade do Rio de Janeiro.

História da praça

Esta Praça teve sua abertura graças ao Barão de Ipanema, fundador da Vila de Ipanema, em 1894. Naquele época Ipanema ainda não era um bairro do Rio de Janeiro. O objetivo era lotear a Vila, o que de fato ocorreu. O Barão de Ipanema era José Antônio Moreira, cidadão com grande visão empreendedora, que recebeu este título nobiliárquico de D. Pedro II do Brasil. Ele nasceu em 1797 na cidade de São Paulo e faleceu em 1847 na cidade do Rio de Janeiro. Seu empreendedorismo iniciou-se em Sorocaba, SP, onde ele criou a primeira fábrica da região, no ramo de metalurgia (Fábrica de Ferro de Ipanema). O nome “Ipanema” é uma homenagem do Barão ao rio Ipanema, próximo ao Morro Ipanema, na região de Sorocaba.

Feira Hippie

Em 1968, em pleno movimento hippie, a Praça recebe suas primeiras barracas, com hippies vendendo seus artesanatos e o sucesso foi aumentando até chegar ao que hoje existe.

Há quatro décadas a Feira vem atraindo não só turistas, mas os moradores também. Uma verdadeira Torre de Babel. Ali ouve-se todas as línguas faladas, pessoas com biotipos de países estrangeiros que se encantam com a criatividade dos artesãos que se modernizam, atualizam suas obras a cada semana. A Feirinha já faz parte do roteiro turístico cultural da cidade. Pode-se encontrar pinturas, esculturas de bronze, madeira e outros metais. Quadros pintados à óleo, pratarias, porcelanas pintadas à mão, cerâmicas, roupas e objetos de couro, como peças de vestuário, bolsas, sapatos, chinelos e outros. Também oferece quitutes de várias regiões do Brasil.


Com o sucesso e a movimentação na Praça, o bairro foi crescendo e recebendo mais e mais habitantes. A Prefeitura decidiu então inaugurar a Estação de Metrô Ipanema/General Osório do Rio de Janeiro, estação terminal da linha 1. Com isso o bairro Ipanema tornou-se conectado à rede metropolitana da cidade. A estação do metrô é um convite à apreciação da arte. Além disso, a Estação Ipanema/General Osório possui um bicicletário, resultado da Bike Rio ( um projeto de sustentabilidade da Prefeitura do Rio), que conta com 20 vagas para bicicletas no Acesso Jangadeiros e 10 vagas no Acesso Sá Ferreira.

Atrações nas redondezas


Endereço

Rua Visconde de Pirajá, (Altura do número 86) - Ipanema (Zona Sul) - Rio de Janeiro
Carregando mapa...


Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.