Centro Cultural Banco do Brasil

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

O centro cultural

Visão da fachada do CCBB.
Cúpula do teto do CCBB.

O Centro Cultural Banco do Brasil (também conhecido como CCBB) iniciou suas atividades em 2001 e desde então recebe diariamente visitantes para participar de projetos ligados a arte. Com cinco andares e mais de quatro mil metros quadrados de área, o imóvel abriga diversas atividades culturais.

Construído em 1880 no número 66 da Rua Primeiro de Março, o prédio de linhas neoclássicas do CCBB já foi sede do Banco do Brasil e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Em 1989 tornou-se centro cultural e hoje reúne dois teatros, quatro salas para mostras, biblioteca com mais de 100 mil volumes em acervo informatizado, auditório, salas de vídeo e cinema.

Entre as atividades desenvolvidas pelo local estão as exposições de artes plásticas e fotografia, apresentações de teatro, dança e música, além de palestras. Dois projetos são destaques do centro: o Programa Educativo e o Conhecendo o CCBB. O primeiro promove visitas monitoradas seguidas por oficinas sobre as obras que estão em exposição e, o segundo, realiza uma visita guiada ao prédio que discute e apresenta detalhes sobre a arquitetura do local.

  • Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10:00h às 21:00h.
  • Telefone: (21)-3808-2020
  • Site: ccbb.com.br

Atrações do local

  • Salas de Exposição - São 1.430 m2 distribuídos por dois andares além de espaços para grandes peças no Foyer e na Rotunda, a saber: No 1º andar são 900 m2 contínuos e no 2º andar são 530 m2 distribuídos em 4 salas.
  • Cinema - Exibe filmes de arte, mostras retrospectivas e festivais.
  • Sala de Vídeo - Exibe filmes de arte, mostras retrospectivas e festivais.
  • Teatro I - Palco exclusivo para montagens teatrais.
  • Teatro II - 2º andar. Palco para espetáculos de música erudita e popular, dança e peças teatrais.
  • Teatro III - 2º andar. Espaço alternativo para espetáculos de música popular e instrumental e para peças teatrais não convencionais. Disponível para uso opcional 35 mesas de 4 lugares (140 lugares).

O que fazer nas proximidades

Comer e beber

  • Após passear pelo CCBB, Correios e CCJE aproveite para tomar um cafezinho na Casa França Brasil.


Contatos

Nome
Telefone
Email
Website



Endereço

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro (Zona Centro) - Rio de Janeiro
Carregando mapa...


Como Chegar

  • De carro - Pode-se chegar pela avenida Presidente Antônio Carlos que, após a Praça XV passa a se chamar Rua Primeiro de Março. O museu fica à direita, na esquina com a Avenida Presidente Vargas.
  • De metrô - Saltar na estação Uruguaiana e caminhar 7 minutos até o local.
  • De ônibus - Circulam pela rua Primeiro de Março vária linhas de ônibus.


Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.