O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Lagoa de Marapendi

De WikiRio
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Lagoa de Marapendi com Pedra da Gávea ao fundo.

A lagoa

A Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, consegue ser bonita apesar das águas extremamente poluidas. A fauna da região inclui espécies como o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara e aves migratórias como o falcão-peregrino, o martim-pescador e a batuíra. O trecho da reserva que não pertence ao Parque de Marapendi é atualmente uma área de proteção ambiental.

Poluição

O Canal das Taxas é a parte mais poluída da região e algumas ações vem sendo tomadas para tentar reverter o problema. Prédio, condomínios e casas estão tendo que se adequar, conectando-se à rede formal de coleta de esgoto da Cedae, já existente ao longo do Canal das Taxas. Boa parte da Favela do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, que ainda despeja seu esgoto no canal, já se ligou aos troncos da companhia.

Preservação

Existe um projeto da prefeitura que visa transformar toda a reserva em parque, proibindo novas construções no entorno da lagoa e do canal. A parte da lagoa próxima ao Canal das Taxas, em sua parte leste, já é parque. Agora a parte oeste também será.

A despoluição do Canal das Taxas é fundamental para a limpeza da Lagoa de Marapendi. Este canal liga a Lagoa de Marapendi ao Parque Chico Mendes. Despoluído e livre do assoreamento, ele passará a ser um corredor verde.

Onde fica

{{#display_point:-23.011097,-43.401539 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}

Como chegar

Ligações externas

  • Consultar o verbete xxx no Wikipedia para saber mais sobre a história do local.