Cobal do Leblon

De WikiRio
Revisão de 21h40min de 16 de abril de 2015 por Sampaio (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Banner-Cobal.jpg

COBAL DO LEBLON
COMO CHEGAR   •   BARES   •   RESTAURANTES   •   LOJAS   •   COMPRE ONLINE

  Parceiros do WikiRio

AnuncioCD-WR-Tudo.jpg

Opinião
De dia é uma espécie de mercadão e à noite torna-se um polo gastronômico com vários barzinhos e restaurantes. Lota aos finais de semana.

    André Pereira - RJ (02/2013)


A Cobal do Leblon fica escondida em uma rua tranquila entre o Leblon e a Gávea. Durante o dia é um mercado e à noite funcionam ali várias lanchonetes, bares e restaurantes, que servem em um amontoado de mesas e cadeiras de plástico dispostas em uma grande área aberta.

Apesar de ser menor que a Cobal do Humaitá, mais cheia e, de certo modo, menos interessante, a Cobal do Leblon não deixa de ser um lugar agradável para beber cerveja gelada nas noites quentes, especialmente se for dia de partida de futebol.

Seus direitos
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou em 30/10/2013 lei que autoriza clientes de estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como bares e restaurantes, a visitarem as instalações das cozinhas durante o horário de expediente. O texto aprovado é o Projeto de Lei 5938/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB).lei federal, lei estadual

Vigilância Sanitária: 1746 ou (21) 2224-9762

Lojas

Estabelecimento Descrição Telefone
Açougue Prime Açougue (21) 2529-2111
Pet Point Pet Shop (21) 2274-1582
Floricultura Girassol Flores Floricultura (21) 2294-4206

Bares e Restaurantes

Entre os bares e restaurantes que agitam a Cobal, estão o Bier Park I, o Bar Boemia, o Botequim Bate Papo, a Pizzaria Pizza Park, o Restaurante Massas Cantinella, o Galeto Mania
Estabelecimento Descrição Telefone
Galeto Mania Galeteria a céu aberto (21)
Restaurante Massas Cantinella (21)
Botequim Bate Papo Bar com shows ao vivo (21) 2529-2110
Pizza Park (21)
Puebla Café Concorrido bar com culinária mexicana (21) 2286-5623
Bar Boemia (21)
Bier Park Bar especializado em carnes e sanduiches (21) 2512-0004 e (21) 2512-1423
Caipirado Creperia e Bar (21) 2512-1423

Lanchonetes e Cafés

Estabelecimento Descrição Telefone
Torta & Cia Loja de bolos e tortas (21) 2511-2596

Alternativas nas redondezas

Outros estabelecimentos

Estabelecimento Descrição Telefone
Frutas, legumes e verduras (21)

O que fazer

  1. Juntar os amigos para tomar um chopp nos inúmeros bares.
  2. Comprar frutas, verduras e legumes de ótima qualidade (e preço alto) no mercadão.o]].
  3. Assistir jogos de futebol nos bares.
  4. Comer bem nos vários restaurantes.

O que fazer nas proximidades

Onde fica

Rua Gilberto Cardoso, s/n - Leblon.

Como Chegar

Carregando mapa...

Breve história da Cobal

Cobal é abreviação de Companhia Brasileira de Alimentos, uma empresa criada no governo militar para ajudar a escoar a produção agrícola nas grandes cidades. Nesta época foi instalado o Supermercado Cobal numa antiga garagem de bondes no bairro de Botafogo. O supermercado não existe mais, mas o local manteve o nome.

Mais informações

  • Telefone da Administração da Cobal do Leblon: (21)
  • Endereço:
  • Horário de funcionamento:
    • Hortomercado -
    • Lojas -
    • Bares e restaurantes:
      • Observação: Cada estabelecimento define o seu horário, portanto as informações acima servem apenas como orientação.

Aluguel de estabelecimento na Cobal do Leblon

O espaço da Cobal pertence á união e todos os estabelecimentos pagam aluguel e condomínio à CONAB, o orgão federal responsável pela administração do espaço. Vários estabelecimentos depositam o aluguel em juízo por terem contestado na justiça os valores estipulados pela CONAB, numa briga que atravessa duas décadas. Soma-se a isso a morosidade típica do governo e tem-se uma situação absurda onde existem várias lojas vazias, mas que não podem ser alugadas pelo emaranhado jurídico que se formou no decorrer dos anos. Portanto empresários que vislumbram abrir um negócio na Cobal se deparam com tanta insegurança jurídica e burocracia estatal que acabam por preferir não investir em algo tão arriscado.

TRF2 entende que aluguel de boxes que vendem hortifrutigranjeiros na COBAL do Humaitá não precisa de licitação
Para a Quinta Turma Especializada do TRF2, o aluguel de boxes para o comércio de hortifrutigranjeiros no espaço conhecido como Cobal do Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, não precisa de licitação prévia. O imóvel que ocupa quase um quarteirão é administrado pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), empresa pública federal vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O entendimento do Tribunal foi definido no julgamento de apelação questionando a renovação do contrato de aluguel de quatro boxes para a Casa de Legumes Flor do Recreio.
O locatário ajuizou ação na primeira instância, requerendo a renovação do contrato por conta de a empresa pública ter se negado a fazê-lo administrativamente. A CONAB alegou que a locação só poderia ser concretizada através de contrato administrativo precedido de licitação. O juízo de primeiro grau foi favorável ao locatário e, por conta disso, o órgão estatal apelou ao TRF.
O relator do processo, desembargador federal Marcus Abraham, lembrou, em seu voto, que o inquilino realiza a mesma atividade-fim da CONAB, ou seja, o suprimento de gêneros alimentícios para a população. Com base no artigo 173 da Constituição e na Lei das Licitações (Lei 8666/1993), o magistrado entendeu que, nessa situação específica, aplica-se a regra da inexigibilidade de concorrência pública para contratação de serviços.
Contudo, Marcus Abraham observou que no caso dos restaurantes e bares que igualmente funcionam na COBAL do Humaitá, a cessão dos boxes tem de ser precedida de licitação: “Em relação à disponibilização de imóveis de propriedade da CONAB (bens privados) para venda de hortifrutigranjeiros, situação que se relaciona diretamente com a atividade-fim da CONAB, a exigência constitucional da licitação pode serdispensada, nos termos do acima explanado, aplicando-se então o regime de direito privado previsto na Lei de Locações (Lei 8.245/1991). Contudo, em relação a imóveis aplicados a outras finalidades, como bares e restaurantes, que não encontram guarida em qualquer política pública de abastecimento nem se relacionam com os fins da CONAB, a licitação para o uso do espaço se impõe”, concluiu.
Fonte



MERCADOS DO RIO DE JANEIRO

ZONA SUL

Cobal do Humaitá - Cobal do Leblon

ZONA NORTE

CADEG - Feira de São Cristóvão - Mercado Popular Leonel de Moura Brizola - Mercadão de Madureira

ZONA OESTE

Mercado do Produtor

OUTRAS CIDADES

Mercado São Pedro (Niterói)