O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Rio Paraíba do Sul

De WikiRio
Revisão de 16h54min de 30 de março de 2011 por 189.106.105.100 (discussão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O rio

O rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo e banha também os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desde sua a nascente do rio Paraitinga até a foz em Atafona (em São João da Barra, no Norte Fluminense), o rio se extende por 1.137Km e tem vazão total de 250 m³ por segundo.

Recursos hídricos

O rio abastece 14,3 milhões de pessoas, sendo que 12 milhões vivem no Estado do Rio de Janeiro. 160 m³ por segundo das águas do Paraíba do Sul são transpostas para o Rio Guandu, que abastece 9 milhões de pessoas.

Além de ser a maior fonte de água do estado do Rio de Janeiro, o Paraíba do Sul também gera eletricidade para a distribuidora Light.

Nova transposição do Rio Paraíba do Sul

O governo paulista estuda uma segunda transposição do Rio Paraíba do Sul, que já sofre uma grande transposição para abastecer boa parte da região metropolitana do Rio de Janeiro.

A escassez de água devido ao crescimento populacional do Estado de São Paulo levou o governo paulista a cogitar esta nova transposição, visando atender à demanda dos paulistas. A Agência Nacional de Águas (ANA) estima que São Paulo precisará de mais 60 m³ por segundo de água até 2035 (25% a mais que em 2010). Além do Rio Paraíba do Sul, o governo paulista cogita utilizar as águas das bacias de Piracicaba (em Jundiaí), Ribeira do Iguape (no litoral sul do estado), do alto do Paranapanema (em Itapetininga) e do Alto Tietê (na Baixada Santista).