O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Bloco 10+ Malandros
<meta charset="utf-8" /> <meta property="mw:pageId" content="11646" /> <meta property="mw:pageNamespace" content="0" />
<meta property="mw:revisionSHA1" content="8f671ec13e03486f1df109778427316fc6807c4c" /> <meta property="dc:modified" content="2021-10-14T02:54:22.000Z" /> <meta property="mw:html:version" content="2.2.0" /> [1][/load.php?lang=pt-br&modules=mediawiki.skinning.content.parsoid%7Cmediawiki.skinning.interface%7Csite.styles&only=styles&skin=vector] <meta http-equiv="content-language" content="pt-br" /> <meta http-equiv="vary" content="Accept" />
Nossa História
A origem do Bloco 10+ surgiu de um resgate do sentimento dos antigos blocos de carnavais no bairro de Bangu. No dia 27 de novembro de 2011 foi fundado o "Bloco 10+ Malandros" com o objetivo de celebrar e resgatar os antigos carnavais com muita diversão, buscando a aproximação das famílias com muita festa e alegria.
Nosso intuito é promover e manter viva a cultura dos blocos de carnaval de rua livre e democrático com formação de público multiplicador. A nossa engrenagem cultural é apresentar as nossas atividades culturais de carnaval que envolvem oficinas de músicas, oficinas de percussão, danças, ensaios de bateria, apresentação de bateria, artes, ações sócias e desfile carnavalesco com deslocamento.
A missão do Bloco 10+ é promover a interação cultural entre os jovens e as famílias, valorizando e fortalecendo as tradições do carnaval de rua e a cultura popular do bairro.
Nosso foco é fortalecer os blocos de carnaval de rua, livre, gratuito, democrático, criativo através do resgate cultural, ações culturais, inclusão social e arte na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mobilizamos alavancar o nível do tradicional carnaval em Bangu.
Nosso Carnaval é Inclusão Cultural e Social!
O Arrastão da Folia
Objetivo Geral
Nossa meta é realizar através da cultura juntos aos moradores, promover atividades de oficinas de músicas, oficinas de percussão, dança, apresentar ensaios de bateria, arte e realizar desfile carnavalesco com deslocamento como expressão e transformação da nossa cultura popular aos moradores do bairro.
Proporcionar a oportunidade de entretenimento, lazer, acesso à cultura popular e conscientização cultural e social através da apresentação do desfile de rua com foco no resgate cultural dos antigos carnavais de rua.
Estarão em escala de prioridades a qualidade, segurança e a excelência na organização.
Nosso Diferencial
A região da zona oeste no decorrer de sua história teve pouca mobilização de cultura popular que mobilizasse atividades culturais na região. Durante o período da pandemia a cultura sem os investimentos foi impactada diretamente e restringiu inúmeras oportunidades para o desenvolvimento da cultura.
Mesmo com toda crise o Bloco 10+ durante o período de 10 anos de existência realiza ações culturais para elevar a importância e relevância da cultura na história do bairro em Bangu e em todo o seu entorno da região. Anualmente lutamos para não deixar a cultura popular e os costumes de carnaval de rua serem esquecidas.
Nosso diferencial está na base da família e disseminação dos pilares culturais através de apresentações das oficinas (música, dança e percussão) e no evento de desfile com deslocamento como inclusão cultural da nossa região.
O Bloco 10+ como legado cultural já faz parte da história do carnaval no Rio de Janeiro e o nosso propósito e continuar com a valorização das atividades culturais junto ao público. Através da descentralização do conhecimento cultural, promovemos a duplicação do nosso modelo de projeto cultural afim de fortalecer o crescimento de outros blocos no bairro. A democratização da cultura leva o acesso a arte e integração da sociedade. A falta de oportunidade aos instrumentos culturais, limitam as pessoas de ter desenvolvimento social.
Perfil do Nosso Público
O nosso público-alvo é bem abrangente e atende toda população em torno da região: crianças, jovens adultos, moradores dos bairros de Bangu, Padre Miguel, Vila Vintém, Realengo, incluindo os pertencentes de todas as classes de pessoas LGBTI+, PCD e/ou Negros (as). Faixa etária: com idade predominante, entre 13 e 65+ anos.
Responsabilidade Social e Ações de Acessibilidade
O nosso lema é: “Nosso Carnaval é Inclusão Cultural e Social!”. O Bloco 10+ tem um projeto atento para as questões sociais, de acessibilidade e sustentabilidade.
Temos um comprometimento em montar bases de coleta seletiva para incentivar os foliões no recolhimento dos resíduos produzidos durante os eventos. Utilizaremos os banheiros químicos em pontos estratégicos no dia do desfile oficial.
Para Todos Verem - As artes nas redes sociais serão publicadas seguindo a obrigatoriedade da lei federal de inclusão social. O recurso de soluções de acessibilidade. Prepararemos um conteúdo acessível e profissional em todas as postagens utilizando soluções em comunicação acessível descrevendo e detalhando todo conteúdo da imagem postada.
Mobilizaremos ações sociais através do esporte, incentivando a arte, a inclusão cultural e social nas comunidades no bairro de Bangu na Zona Oeste/Rio de Janeiro.
Frequentemente realizamos campeonatos de futebol, festas para as crianças, campanhas de donativos para associações beneficentes, organizamos campanhas de Natal solidário e promovemos oficina de percussão, oficina de dança para as crianças. Buscamos a aproximação da comunidade, família, amigos, foliões com muita harmonia e paz.
Perfil da Bateria
A bateria do Bloco 10 foi batizada carinhosamente pelo Mestre Clauber Mattos com o nome Bateria Swing 10+ Aproximadamente composta por 100 ritmistas que são ensaiados através das oficinas de percussão.
As oficinas de percussão são ministradas pelo Mestre Clauber e os ritmistas são bem produzidos e faz um show à parte. O repertório da bateria inclui sambas enredos e marchinhas.
Destaques nas Mídias
2012 - Informativo cultural de Bangu produzido pela ACERB (Associação Comercial e Empresarial da Região de Bangu) e o Museu de Bangu (Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos) enaltece a valorização do "Carnaval de rua em Bangu". O "Folder número V" destaca o Bloco 10+ Malandros como parte cultural de Bangu.
2014 - Foi publicado no Portal do Servidor uma matéria da Prefeitura do Rio destacando os blocos que realizam desfiles em Bangu e Padre Miguel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
2015 - Participação em destaque em uma matéria sobre o “O ecletismo de Padre Miguel”. Recebemos o destaque na valorização da cultura. A matéria foi vinculada à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro a MultiRIO.
2017 - Parceria com a produtora da TV Minuto (MOVTV), um canal do Grupo Bandeirantes para divulgar a programação exclusiva exibida em diversos ônibus do Rio e em todas as estações e ônibus do sistema BRT.
2019 - O portal de notícias esportiva Torcedores.com exaltou a homenagem que apresentamos no desfile do carnaval 2019 para o nosso eterno ídolo Ayrton Senna com a matéria: "Bloco 10+ Malandros faz homenagem a Ayrton Senna no carnaval de 2019".
Bloco 10+ Malandros
Nosso Carnaval é Inclusão Cultural e Social!
Informações: [email protected] | WebSite | Endereço | Facebook | Instagram | YouTube | Twitter