O WikiRio está passando por uma grande atualização

Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!

Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!

Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!

Sandbox: Brasileirinho

De WikiRio
Revisão de 15h05min de 27 de fevereiro de 2015 por Sampaio (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Zazá Bistrô

Localizado na orla mais famosa do país e com vista privilegiada para o mar, o restaurante Brasileirinho abre as portas na Avenida Atlântica com cardápio que valoriza a gastronomia brasileira. Entre as opções destacam-se a autêntica moqueca capixaba, uma feijoada completa, bobós variados, o tradicional tutu e ainda camarão servido na moranga.

À frente do empreendimento está o empresário Leonardo Braga. Filho de engenheiro agrônomo, Leonardo morou em sete estados brasileiros e chegou a viver em fazendas, onde teve contato com produtores locais e conheceu as particularidades da comida de cada região. No Rio de Janeiro, Leonardo comanda quatro restaurantes, sendo o Brasileirinho o primeiro em Copacabana.

Apaixonado pelo bairro, o empresário faz questão de oferecer aos clientes receitas tradicionais preparadas com ingredientes de qualidade, que muitas vezes rodam milhares quilômetros até chegar à mesa. "Como viajo muito, estou sendo conhecendo novos fornecedores e produtos. O doce de leite vem de Viçosa, a goiabada cascão de Ponte Nova, o pequi de Goiás. Trazemos praticamente tudo de fora do estado, até as panelas. As que usamos para a feijoada são feitas em Cachoeiras de Brumado. Já as da moqueca, das Paneleiras de Guarapari", conta Braga.

A referência à cidade maravilhosa, porém, não fica de fora. Toda a fachada do Brasileirinho é revestida por autênticas pedras portuguesas, trabalho minucioso tocado pelo arquiteto João Uchoa. No interior, objetos de decoração garimpados pelos sócios em viagens compõem o clima do restaurante, que conta ainda com enormes cestos de palha presos ao teto, utilizados como luminárias.

O cardápio da casa é dividido em temas que ajudam a descrever o país. O capítulo Da Roça exibe costelinhas, torresmo e o mineiríssimo pastel de angu. Já na página Do Mar estão pratos como ostras frescas e polvo grelhado. Já o Feitos na Pedra inclui pratos servidos em panelas de pedra sabão, como camarão, filé de peixe e mexilhões. Na página dedicada às moquecas o prato é oferecido em quatro formas de preparo: baiana, capixaba, carioca e do Pará.

Não poderia faltar, claro, um capítulo dedicado à feijoada. A refeição inclui nada menos que onze opções de carnes - bacon defumado, orelha de porco, lombo salgado, carne seca, linguiça fresca, rabo, costela salgada, língua defumada, chispe, carne de boi e paio -, além de acompanhamentos como aipim frito, laranja, couve, farofa e torresminho. A sobremesa fica por conta dos doces caseiros de abóbora com coco, banana e ainda doce de leite.

EATIN'OUT
Este texto é um oferecimento da revista Eatin'Out, a publicação referência em alta gastronomia nacional e um guia indispensável para os amantes da boa mesa. A Eatin'Out é voltada para a Classe AA e abrange, além do Rio de Janeiro, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife. Mais do que uma revista, um livro de cabeceira para ler, consultar e, principalmente, degustar!

Horário de funcionamento

  • Diariamente, das 12:00h à 01:00h


Endereço
Rua Rua Joana Angélica, {{#if: 40 | 40|}} {{#if: | -|}}
Bairro Ipanema|}}
Cidade Rio de Janeiro|}}

{{#if: Rio de Janeiro |

{{#display_map:Rua Joana Angélica 40 Ipanema Rio de Janeiro - Brazil

|resizable=on

}}

|}}

Especialidade: EspecialidadeRestaurante::Culinária Contemporânea