O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Subsede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
A subsede Parque Nacional da Serra dos Órgãos está situado em uma encosta recoberta de exuberante vegetação de mata atlântica e o rio Soberbo, de águas cristalinas e com várias quedas d'água e poços propícios ao mergulho.
Atrações do lugar
- Cachoeiras - O rio que corta o parque segue em paralelo à única via do local. Para quem vai descendo, as cachoeiras estão do lado esquerdo.
- Poços - São vários os poços formados ao longo do percurso do rio Soberbo.
- Poço da Capela: Fica próximo à histórica capela e nele é possível desfrutar de um bom banho junto a uma forte cachoeira.
- Poço do Sossego: Este poço fica sombreado por árvores repletas de bromélias e orquídeas, recebendo sol poucas horas durante o dia.
- Poço da Ponte Velha: De fácil acesso, fica próximo às ruínas dos pilares de uma antiga ponte da Estrada Real. As águas costumam ser calmas. Próximo ao poço existem sanitários e um quiosque, que serve lanches e bebidas. É possível estacionar o carro a cerca de 20 metros do rio.
- Poço Verde: Este é o principal atrativo natural da subsede. Compreende um conjunto de cachoeiras, corredeiras, poços artificiais e naturais do Rio Soberbo. Localizado a 20 minutos de caminhada do Centro de Visitantes, é um ótimo local para banho.
- Poço da Preguiça: Boa opção para se banhar, este poço fica a 15 minutos de caminhada do Centro de Visitantes.
- Trilhas - Várias trilhas curtas levam às cachoeiras e também a vários pontos interessantíssimos no rio onde é possível nadar e fazer pequenos mergulhos.
- O parque organiza trilhas guiadas muito interessantes. É necessário fazer reserva pelo site, visto que as vagas são limitadas. link
- Museu - No meio do parque há um centro de informações que também é um museu.
Comer e Beber
Só existe uma pequena lanchonete no parque que serve apenas como quebra galho. É aconselhável levar comida, principalmente se for ficar no local por várias horas.
Segurança
{{#widget:YouTube|id=R3_R7_lV2fE}}
Existem vigias por todo o parque, garantindo segurança aos visitantes. Os principais problemas costumam estar relacionados a escorregões decorrentes de limo nas pedras. Também é bom ficar atento ao clima, pois se estiver chovendo na parte alta da serra, trombas d'água podem surgir de uma hora para outra, arrastando tudo e todos que estão pela frente.
Onde fica
A entrada do parque está do lado direito de quem sobe a serra em direção a Teresópolis, no km 98,5 da BR-116.
Como Chegar
- De carro - Saindo do Rio de Janeiro, siga pela BR-116 (Rodovia Washington Luiz) em direção a Teresópolis. Quando começar a subida da serra atente para as placas indicativas. A subsede está do lado direito de quem sobe.
- De ônibus - Pegue um dos vários ônibus que saem com muita freqüência da Rodoviária Novo Rio em direção a Teresópolis e peça para descer na Subsede do Parque.
{{
- display_point:-22.494567,-42.999319
|service=googlemaps |autozoom=off |zoom = 16 |kml=http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-BR&output=kml&msa=0&msid=203187178188854602711.0004bb73b3e2b31b62dcc&z=14 }}
Mais informações
- Horário de funcionamento:
Não encontrou a informação que procura? ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS. |