O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Posto 9 - Ipanema
É apenas um pedaço de areia, mas quem frequenta o Posto 9 costuma dizer que não troca esse trecho da Praia de Ipanema , perto da Rua Viníius de Moraes, por nada. Território de banhistas de vanguarda, o Nove, como é conhecido na intimidade, ganhou fama nos anos 80, quando, recém-voltado do exílio, Fernando Gabeira desembarcou na areia de tanguinha. Foi lá também que o topless, que nunca pegou de verdade no Rio, teve suas precursoras. Nada mais natural para o trecho da praia que se proclama libertário e de esquerda.
Desafiador e criativo são adjetivos que também contam a história do Nove. Nos anos 1990, banhistas criaram um sistema para avisar quem fumava maconha na areia hábito arraigado entre muitos que frequentam o lugar sobre a chegada da polícia. Com apitos escondidos no biquíni ou na sunga, faziam um grande barulho.
O apitaço afastou a repressão, e hoje é possível ver muitos fumando no local, onde sempre há, ao fim da tarde, aplausos para o pôr do sol.
Comer e beber
- Barraca do Uruguai - A barraca mais famosa da Praia de Ipanema existe desde a década de 1980 e foi montada por Milton Gonzalez, o Uruguaio. É famosa pelos saborosos sanduíches.
- Telefone: (21) 7800-4715
- Vendedores ambulantes - Vendem Biscoito Globo, Mate de Galão, picolés, refrigerantes, cerveja, água etc
Onde fica
Na Praia de Ipanema, entre as ruas Joana Angélica e Vinícius de Moraes. {{#display_point:-22.986768,-43.204173 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }}