O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
ENEM 2013
- Ver também: Melhores estabelecimentos de ensino
{{#if: |'|ENEM 2013}}
O ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil que tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no país. O resultado da avaliação serve como processo seletivo para o acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Data das provas
3 e 4 de novembro de 2012.
Regras
Horário
- Recomenda-se chegar ao menos uma hora antes do início da prova, às 12:00h (horário de Brasília). Atrasos não serão tolerados.
- Os portões serão fechados às 13:00h (horário de Brasília).
- A prova terá início às 13:00h (horário de Brasília).
- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. O tempo máximo é de quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.
O que levar
- Caneta esferográfica de tinta preta - Deve ser de material transparente. Canetas de outras cores não são permitidas pois não funcionam na leitora ótica do cartão de respostas.
- Cartão de Confirmação da Inscrição - O cartão foi enviado pelos Correios para a residência do candidato e está disponível no site do Enem.
- Documento de identificação original com foto - São aceitos: RG; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe (que por lei tenham validade como documento de identificação); carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista e passaporte; carteira de motorista. Não serão aceitos: cópias de documentos, carteira de estudante, protocolos e documentos sem foto.
- Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias.
- Lanche e água
O que não levar
- Lápis, lapiseira, canetas que não sejam da cor preta, borracha e apontador.
- Livros, manuais, anotações e impressos.
- Boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros.
- Calculadoras, telefones celulares, pagers, bips, walkmans, gravadores, aparelhos de MP3 ou similares e relógios.
- Receptores ou transmissores de dados e mensagens.
Dicas
Transporte
- Recomenda-se que o candidato visite o local da prova antes do Enem. Verifique quanto tempo demora o percurso, quais são as opções para transporte público e qual é o melhor itinerário para chegar ao local do exame.
DURANTE A PROVA:
Caderno de Questões
- Os Cadernos de Questões são apresentados nas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. O candidato deve assinalar a cor de seu caderno em seu respectivo cartão de respostas.
- O candidato deve verificar se o seu Caderno de Questões contém a mesma quantidade de questões indicadas no cartão de resposta.
- O participante deve transcrever, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa de seu Caderno de Questões. Esta frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
Para sair com o caderno, candidatos devem ficar no mínimo 4 horas no sábado e 5 no domingo
- O participante deve conferir seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, folha de Redação e lista de presença) e não se esquecer de assinar o nome no local indicado.
- Os candidatos só poderão levar embora os Cadernos de Questões nos últimos 30 minutos de prova.
- Os três últimos participantes presentes na sala só serão liberados juntos.
Inglês ou Espanhol
- As provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos diferentes. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por apenas uma opção de idioma.
- Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
- No Cartão de Confirmação da Inscrição está registrada a opção de idioma escolhida pelo candidato.
- Dica: O exame não exige conhecimento aprofundado pois é mais voltado para interpretação de textos curtos.
Redação
- A prova de Redação será realizada no dia 4 de novembro, junto com o exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a realização do exame é de 5h30.
- O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter, no máximo, 30 linhas. O candidato deverá desenvolver uma reflexão sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
- O que dá nota zero na Redação: fugir do tema proposto, entregar a folha de Redação sem texto escrito, entregar a folha de Redação com texto insuficiente (até sete linhas), não desenvolver argumentos próprios, escrever impropérios e/ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.
Atendimento especial
- Candidatos com deficiência física ou mental terão atendimento especial para poderem realizar os exames. Serão disponibilizados os seguintes serviços: prova em braile, prova ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial, auxílio ledor, auxílio para transcrição, guia-intérprete, mobiliário acessível, sala de fácil acesso, sala para lactentes, sala especial e classe hospitalar.
O que estudar
- Saiba tudo o que vai cair no Exame. A Matriz de Referência apresenta os conteúdos que estarão nas provas. Verifique quais são os assuntos que serão abordados em cada uma das matérias dos exames.
- Faça provas de anos anteriores para conhecer o exame e os seus próprios conhecimentos.
- Fique por dentro das atualidades. Leia jornais e revistas, assista TV, escute rádio e acesse portais de notícias. Ficar bem informado sobre o que está sendo noticiado pela mídia é fundamental para alcançar o sucesso no exame.
ALIMENTAÇÃO:
- Nos dias que antecedem o Enem, mantenha uma dieta balanceada e beba muita água.
- No dia da prova, tome um café da manhã reforçado. Os alimentos devem ser leves, como frutas, sucos, iogurtes e pães.
- Evite almoçar e/ou ingerir alimentos pesados e gordurosos antes da prova. Tais alimentos podem causar sonolência e desconforto estomacal.
SONO:
- Nos dias que antecedem o Enem, durma bem.
- Evite dormir tarde na véspera da prova.
- Como o exame tem início às 12h, se programe e esteja preparado para não sentir sono neste horário.
MOTIVOS PARA EXCLUSÃO:
- Apresentar identidade e/ou documentos falsos.
- Destratar outros candidatos ou a equipe de aplicação da prova.
- Sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal.
- Ir embora antes de decorridas duas horas do início da prova.;
- Colar ou conversar com outro candidato.
- Não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos.
Parte dos malotes no quais as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão transportadas terá um lacre eletrônico, pela primeira vez. O recurso será testado inicialmente em 10 mil malotes e tem como objetivo garantir mais segurança contra fraudes. Os dispositivos registram o horário em que as provas são lacradas na gráfica e, posteriormente, o momento em que são abertos no local de aplicação das provas. VEJA TAMBÉM Enem 2012: site do GLOBO fará correção ao vivo no fim de semana Site do GLOBO publica novos simulados para o Enem 2012 MEC reforça medidas para evitar problemas no Enem Enem 2012: ministro da Educação diz que está tudo pronto para o exame PF vai investigar possível uso eleitoral do Enem Conforme publicado hoje no Diário Oficial da União, o governo liberou verba de R$ 3,7 milhões para a compra dos dispositivos, que serão fornecidos pela empresa RR Donnelley Editora e Gráfica. A vigência do contrato vais até 30 de setembro do ano que vem e, segundo a assessoria do Inep, o valor é suficiente para a compra de até cem mil lacres. O aplicador da prova não terá com saber se o seu malote está lacrado ou não. A proposta é de que a utilização do recurso seja ampliada, conforme sua eficácia seja atestada. Apesar do investimento nesse recurso, os problemas de vazamento do Enem nunca ocorreram devido a violação dos malotes. Na primeira vez, em 2009, os cadernos de questão foram vazados de dentro da gráfica responsável pela impressão. No ano passado, alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, receberam questões da prova antes dos outros candidatos. As perguntas estavam em um pré-teste aplicado na escola em 2010. O pré-teste é aplicado antes do exame para enquadrar os itens em três categorias (fácil, médio e difícil).
Dez aplicativos que ajudam na preparação para concursos
Com a febre de smartphones e tablets, foram criados diversos programas que facilitam o estudo em diferentes áreas
Se preparar para um concurso público tem ficado mais fácil com a ajuda da tecnologia. Além de sites e blogs especializados e grupos nas redes sociais, com a febre dos smartphones e tablets, diversos aplicativos surgiram para facilitar a vida daqueles que buscam uma carreira pública. Os aplicativos são direcionados a todos os tipos de candidatos, e a maioria dos programas disponibiliza bancos de questões a serem resolvidas, simulados, fóruns e até aulas on-line. Os aplicativos permitem que os candidatos estudem em qualquer lugar e sem depender de conexão à internet. Para facilitar a preparação dos concurseiros de plantão, listamos alguns aplicativos que fornecem estes serviços:
Tá na mão - Esta é uma ferramenta para celulares e tablets, com questões de várias disciplinas, concursos, bancas e cargos diferentes. O usuário tem a possibilidade de iniciar a busca por um grupo de questões, continuar simulados já iniciados e acessar um gráfico para acompanhar seu desempenho. São cerca de 100 questões de cada área, disponibilizadas gratuitamente, e 1.900 questões de informática básica. O conteúdo oferecido pelo aplicativo é de informática básica, informática e computação, português, matemática financeira, ética e conhecimentos bancários. O programa também está disponível em versão segmentada ao público que estuda para os concursos jurídicos.
Resposta certa - Este simulador de provas traz questões com relatórios de desempenho do candidato, tempo usado para responder às questões e estatísticas das médias de acertos de cada disciplina.
Gabaritar - Esta é uma ferramenta que auxilia o estudante a organizar seus estudos para concursos e vestibulares. O aplicativo proporciona que o estudante cumpra seu cronograma seguindo as funções disponíveis de planejamento, que indicam as matérias que devem ser estudadas e quanto tempo é recomendado para cada assunto. O estudante também tem a opção de consultar o 'Professor Gabarito' para obter dicas e melhorar a aprendizagem. Os interessados podem baixar o programa aqui.
PCI Concursos - A ferramenta disponibiliza informações sobre todos os concursos públicos, empregos e processos de seleção abertos no Brasil. Permite que o usuário teste conhecimentos respondendo a questões de provas passadas. (Faça o download) Acordo Ortográfico - Este aplicativo é para aqueles que querem aprofundar os conhecimentos de português e ainda não estão seguros com as regras do Novo Acordo Ortográfico. É, ao mesmo tempo, uma aula interativa e um guia tira dúvidas sobre as novas regras da língua portuguesa. Para baixar o programa, é só clicar neste link.
Provas OAB - São disponibilizadas 600 questões de avaliações anteriores aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas. O aplicativo permite ainda que o estudante consulte seu desempenho conforme for respondendo às questões. É possível também, criar uma prova com questões aleatórias de todas as outras provas ou de disciplinas específicas. Baixe aqui o aplicativo. Fórmula para concursos - Este aplicativo está focado em concursos públicos para as diversas áreas da engenharia e disponibiliza diversas fórmulas ligadas aos conteúdos de física, matemática, química, termodinâmica, resistência dos materiais, operações unitárias e mecânica dos fluidos, entre outras. (clique aqui para baixar o programa)
Questões jurídicas - Direcionado àqueles que estão se preparando para seleçoes na área jurídica, este aplicativo traz questões de direito administrativo, civil, constitucional, penal, do trabalho e eleitoral, entre outras. A versão gratuita só disponibiliza 50 questões, mas quem preferir pode baixar a versão completa, que custa US$ 4,99 e oferece mais de 2.000 questões. Clique aqui para fazer o download.
Essay Writing Workstation - Em inglês, o aplicativo incentiva os usuários a escrever mais de um texto ao mesmo tempo. Também oferece dicas e tutoriais de como redigir vários tipos de texto diferentes. Apesar do idioma original, as dicas podem ser adaptadas para o português.
Essay Writing Wizard - Do mesmo grupo do Essay Writing Workstation, este aplicativo possui diferentes versões, tanto para alunos do ensino fundamental, médio, universitários e profissionais de áreas específicas. Cada uma das versões oferece dicas específicas e descrições dos tipos de textos que podem ser solicitados.