O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Complexo Rubem Braga: mudanças entre as edições
Linha 53: | Linha 53: | ||
*De [[Metrô]] - Caminhar 10 minutos até a [[estação Cinelândia]] e tomar o metrô até a [[estação General Osório]]. | *De [[Metrô]] - Caminhar 10 minutos até a [[estação Cinelândia]] e tomar o metrô até a [[estação General Osório]]. | ||
*De carro - Pegar a [[Avenida Aterro do Flamengo]] que depois muda de nome para [[Avenida Infante Dom Henrique]] e seguir até a orla de [[Copacabana]]. Quando estiver de frente para o mar, vire à direita e siga pela orla. Ao final da [[Avenida Atlântica]] vire à direita. O trajeto é de aproximadamente 13 km. | *De carro - Pegar a [[Avenida Aterro do Flamengo]] que depois muda de nome para [[Avenida Infante Dom Henrique]] e seguir até a orla de [[Copacabana]]. Quando estiver de frente para o mar, vire à direita e siga pela orla. Ao final da [[Avenida Atlântica]] vire à direita. O trajeto é de aproximadamente 13 km. | ||
= Dados técnicos = | = Dados técnicos = |
Edição das 14h36min de 13 de agosto de 2023
Elevador de Ipanema | Elevador do Cantagalo | Elevador na Favela
O complexo
- Ver também: Morro do Cantagalo
O Complexo Rubem Braga é composto por duas torres com elevadores panorâmicos, que ligam a estação de metrô da praça General Osório ao Morro do Cantagalo. A primeira torre tem 64 metros de altura e uma passarela fechada de 24 metros de extensão, interligada a uma segunda torre de 31 metros, que dá acesso à parte mais alta do morro.
Antes da existência do complexo, os moradores eram obrigados a enfrentar centenas de degraus em escadarias íngremes e ladeiras sujas, à beira de um penhasco, até chegarem às suas casas. Hoje, além dos moradores, os elevadores transportam também muitos visitantes, que sobem aos mirantes para apreciar a Zona Sul por um novo ângulo.
Os elevadores, com capacidade para 50 pessoas, fazem o percurso em 15 segundos.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5:00h às 0:00h.
- Preço: O acesso é gratuito.
<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=KvowXLb2Syc</mediaplayer>
O que fazer no local
Ver a cidade de cima
No topo das torres existem dois mirantes que propiciam vista para o mar Copacabana, Ipanema e Leblon, para o Morro Dois Irmãos e Corcovado e para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Também é possível ter uma visão 360º do bairro de Ipanema.
Conhecer uma favela
O local permite ver de perto como vivem os moradores de áreas carentes e revela uma outra face da cidade, desconhecida, inclusive, de grande parte dos cariocas. Apesar da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Cantagalo ter sido implementada no final de 2009, não é aconselhável adentrar a comunidade. Caso haja interessem, existem agências de turismo especializadas em tours em favelas, que garantem maior segurança.
Onde fica
O Complexo Rubem Braga fica na rua Barão da Torre no bairro de Ipanema e dá acesso ao Morro do Cantagalo. Ele é integrado à uma das saídas da Estação General Osório.
Como Chegar
- De Trem - Saltar na Central do Brasil, pegar o metrô em direção à Zona Sul e saltar na estação General Osório
- De Metrô - Saltar na estação General Osório.
- De ônibus - Os ônibus que passam na rua Visconde de Pirajá são 123, 125, 132, 175, 461, 485, 503, 511, 521, 523, 557, 569, 571, 573, 583, 591, 593 e 750 . Na rua Prudente de Morais passam os ônibus 123, 125, 132, 154, 404, 432, 435, 456, 457, 464, 474, 485, 503, 512, 522, 523, 570, 572, 574, 584, 591, 593, 750, 1135, 2015, 2016 e 2017.
- De carro - Para chegar ao bairro deve-se dirigir à Zona Sul e passar por Leblon, Lagoa ou Copacabana, que são os bairros que fazem fronteira com Ipanema. Mas atenção: A cada dia que passa as vagas estão cada vez mais escassas, por isso aconselhamos utilizar transporte público.
Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio
- De Metrô - Pegar o ônibus integração 406A, saltar na estação Largo do Machado e pegar o metrô em direção à Zona Sul. Saltar na estação General Osório.
- De ônibus - Pegar o ônibus convencional 123
- De Frescão - Pegar o ônibus linha 2017 (Rodoviária - Leblon).
- De carro - Pegar o Túnel Rebouças. Ao fim do túnel você chegará na Lagoa e então basta seguir por qualquer um dos lados. No trajeto haverão inúmeras placas indicando o caminho para Ipanema.
Como chegar a partir do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim
- De Metrô - Não é viável utilizar o metro neste trajeto.
- De ônibus - Pegar o ônibus linha 2018 (Aeroporto - Alvorada)
- De carro - Sair do aeroporto e seguir as placas para o Centro. Você entrará numa auto-pista que se chama Linha Vermelha. Seguir toda vida em direção à Copacabana e de lá seguir as placas que apontam para Ipanema.
Como chegar a partir do Aeroporto Santos Dumont
- De Metrô - Caminhar 10 minutos até a estação Cinelândia e tomar o metrô até a estação General Osório.
- De carro - Pegar a Avenida Aterro do Flamengo que depois muda de nome para Avenida Infante Dom Henrique e seguir até a orla de Copacabana. Quando estiver de frente para o mar, vire à direita e siga pela orla. Ao final da Avenida Atlântica vire à direita. O trajeto é de aproximadamente 13 km.
Dados técnicos
O Complexo Rubem Braga é composto por:
- Torre de 64 metros com 02 elevadores com capacidade para 30 pessoas cada.
- Torre de 26 metros com 02 elevadores com capacidade para 20 pessoas cada.
- Túnel com 260 metros de extensão, escavado na rocha, que liga o complexo à estação do metrô General Osório.
- Cabine blindada da Polícia Militar de apoio à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Comunidade de Cantagalo.
- Prédio administrativo que abriga a unidade Rio Poupa Tempo com diversos serviços de apoio à Comunidade.
- Elevador para acesso no prédio administrativo.
- Estrutura de contenção na encosta do morro, visando a segurança de todo o complexo.
- Prédio para armazenamento de cadeiras de praia de modo ordenado (anteriormente essa estocagem era feita de forma totalmente degradada pelos barraqueiros).
O Custo da obra, bancada pelo governo estadual, foi de R$89.000.000,00 e ficou a cargo de Odebrecht Engenharia e Construção S/A. Ao todo 20 mil pessoas entre as comunidades do Morro Cantagalo e Pavão/Pavãozinho foram beneficiadas.
Não encontrou a informação que procura? ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS. |