O WikiRio está passando por uma grande atualização
Após uma década de sucesso, estamos passando por nossa primeira grande reestruturação!
Teremos muito conteúdo exclusivo e pensado para ser visto tanto na tela do computador quanto no celular!
Fique ligado para mais atualizações e não perca nenhum detalhe!
Pouso da Cajaíba
COMO CHEGAR | PRAIAS | ATRAÇÕES | HOSPEDAGEM | BARES e RESTAURANTES |
{{#if: |'|Pouso da Cajaíba}}
- Ver também: Paraty e Saco do Mamanguá
Pouso da Cajaíba fica dentro de uma região totalmente preservada pela Reserva Ecológica da Juatinga. Sem energia elétrica, o vilarejo toca o dia a dia à base de geradores, velas e gelo.
Com belas praias selvagens, este paraíso fica a cerca de 2 horas de barco de Paraty.
O que levar =
- Repelente - Leve de casa pois não há farmácia no local.
- Protetor solar - Leve de casa pois não há farmácia no local.
- Tênis para trilhas - As principais atrações são feitas por trilhas, portanto um bom calçado é fundamental. Caso vá fazer as trilhas mais longas, é recomendável usar perneiras para se proteger de picadas de cobra.
- Maquina fotográfica - O lugar é muito bonito e merece ser fotografado.
- Lona - Para se proteger da chuva caso vá acampar.
- Sacos plásticos - Para embrulhar os pertences pessoais para não molharem, visto que a chegada à praia é feita em botes e canoas que muitas vezes podem estar molhadas.
- Dinheiro - A falta de rede elétrica e de telefonia inviabiliza o uso de cartões. Também não existem caixas 24 horas. Cheques também não são aceitos na maioria das vezes.
- Remédios - Caso faça uso de algum medicamento, leve em sua bagagem, visto que no local não existe farmácia.
O que fazer
Existem vários passeios para as mirantes, cachoeiras e praias vizinhas, que podem ser feitos por trilha ou barco.
Praias
- Praia do Pouso da Cajaíba - Com uma pequena vila de pescadores, é a praia que possui mais infra-estrutura apesar de ser uma das menores, com pouco mais de 300 metros de extensão. Só se chega a ela de barco, o que torna o lugar um ótimo refúgio para quem busca tranquilidade. Suas águas calmas e de cor esverdeada, são boas para a prática do mergulho. A praia de Pouso não é das melhores e, por isso, vale a pena comer por ali e depois seguir para outro lugar.
- Sumaca - Praia selvagem e intocada de apenas 150 metros de extensão. Chega-se lá de barco e depois uma trilha de aproximadamente 40 minutos. A praia é linda e quase sem ondas. Só existe um restaurante, que serve PF farto e gostoso. A Sumaca está próxima à Praia de Martim de Sá.
- Calhaus - Praia deserta com muitas pedras no mar. Por seu difícil acesso e pouca infraestrutura é recomendada para aqueles que gostam de um contato mais direto com a natureza. Fica próxima a Itaóca.
- Itaóca - Sem infraestrutura e praticamente intocada, esta praia fica próxima a Calhaus e também merece ser visitada.
- Praia Grande da Cajaíba - É uma praia de águas claras e areia fina e amarelada. Os córregos da Praia Grande e da Espia se encontram com o rio da Itaóca, desaguando no meio da praia e formando uma lagoa. No pequeno vale formado entre a praia e a montanha existem algumas poucas casas de pescadores. No lado direito da praia, junto a um bar de bambu que abre esporadicamente, há uma pequena trilha que leva a duas lindas cachoeiras com queda d’água que terminam num poço. O acesso é feito por barco e leva duas horas ou por trilha de 30 minutos a partir da praia do Pouso. A praia é uma das mais badaladas e conta com alguns restaurantes que agradam aos que querem comer e também ao pessoal que prefere relaxar tomando uma cervejinha.
- Martim de Sá - Deserta e selvagem, esta praia tem cerca de 450 metros de extensão. A maneira mais fácil de chegar é a partir de Cajaíba. Possui boas ondas para a prática do surf, e uma cachoeira nas proximidades. Fica próxima à praia de Sumaca. Existe apenas um camping no local pertencente ao famoso pescador nativo, Seu Maneco. A energia elétrica é fornecida através de gerador e só funciona até às 22:00h. A venda de bebida alcoólica é proibida no local. Se chegar à praia pela manhã, vá atrás das tartarugas marinhas pois é ali que elas se refugiam.
- Toca do Carro - Esta pequena praia é uma ótima opção para os que preferem praias menos movimentadas, e mar tranquilo, bom para nadar. Por não contar com infraestrutura, é recomendável que o visitante leve alimentos e bebidas.
- Ipanema - Praia tranqüila e com uma pequena comunidade. No local há um poço de água doce ideal para se refrescar.
Mirantes
- Ponta da Juatinga
- Pedra das Araras
- Pedra do Miranda
- Pedra Frutada
- Toca da Onça
- Farol de Joatinga
Cachoeiras
- Cachoeira da Grande
- 3 quedas
- Cachoeira Martins de Sá
Vida marinha
A região possui águas tão cristalinas que é possível ver peixes de diferentes espécies quase na beira da praia mesmo sem auxílio de snorkel, mas se tiver, é altamente recomendável levar.
Vida noturna
Não existem casas noturnas no local. De vez em quando algumas pessoas fazem lual na areia em frente ao bar.
Comer e beber
Na praia da Cajaíba é onde existem mais opções de restaurantes, todos muito simples. O prato feito (PF) é o mais servido. De frango, peixe ou carne, custa R$15,00 (preços de 2011). Também existem opções de frutos do mar e uma gostosa farofa com banana. A cerveja também é encontrada por preços compatíveis.
- Bares - Um está situado no camping trilha do peixe e dois na praia.
- Padaria - Situada no canto esquerdo da praia do Pouso, tem um bom café da manhã. Também vende alguns itens básicos, como salgadinhos, água e refrigerantes.
Onde se hospedar
A melhor opção é ficar nas casas de pescadores.
Camping
- Camping do Seu Lorival
- Telefone: (24) 9909-4257
- Camping Trilha do Peixe - Possui uma área de 8.000 m², com banheiros, banho quente 24h, tanques para roupa, segurança, disponibilidade de remédios básicos, serviço de guarda de valores, aluguel de caiaques, equipamentos para mergulho livre e barracas, horta e composteira (para reciclagem do lixo orgânico), cozinha comunitária, churrasqueiras, bar-restaurante e iluminação noturna com tomadas para recarga de aparelhos eletrônicos.
- Telefone: (11) 6768-9610 e (24) 9915-9493
- Site: www.trilhadopeixe.com.br
Casa de pescadores
- Ana (bar ao lado da igreja) - Pertence à comunidade local e negocia casas de todos os tipos.
- Telefone: (24) 99911-2579.
- Casa do Kino e Olga - Aluguel de temporada
- Telefone: (24) 3371-5774 / (24) 9838-6794
- Casa Verde
- Telefone: (24) 99939-7833
Pousada
- Pouso Tambaqui - Única pousada da Cajaíba, conta com 8 suítes.
- Telefone: (24) 9228-5307
- Valor para feriados, fins de semana e férias: R$ 40,00 (diária por pessoa).
Online
Onde fica
Pouso da Cajaíba fica ao sul da cidade de Paraty, dentro da Reserva Ecológica da Juatinga.
{{#display_point:-23.274452,-44.548566 |service=googlemaps |zoom=15 |height=420 |width=600 |autozoom=off |types=hybrid,satellite,physical |type=normal }} Como transitar pelo local - Tudo é feito de trilha, exceto Sumaca, que só é acessível de barco + meia hora de trilha.
Como Chegar
Só é possível chegar de barco ao Pouso da Cajaíba.
Como chegar de barco
- A partir de Paraty:
- De barco - Ir ao cais de pesca no bairro Ilha das Cobras e procurar um barco que esteja indo para Cajaíba. O percurso é feito em 2 horas.
- De lancha - O percurso leva 40 minutos.
- A partir de Paraty-Mirim:
- De barco - Ir até o cais e procurar um barco que esteja indo para Cajaíba. O percurso é feito em 1 hora e meia.
- De lancha - O percurso leva 30 minutos.
- Contato para o traslado de lancha : Velho (24) 99983-0911 / Nael (24) 99838-1522 / Ticote (24) 99901-1073 / Miguel (24) 99228-4128
Como chegar a partir de São Paulo
- De ônibus - Ir até Paraty ou Paraty-Mirim e de lá tomar um dos barcos ou lanchas que vão até o Pouso da Cajaíba (ver acima).
- De carro - Ir até Paraty ou Paraty-Mirim e de lá tomar um dos barcos ou lanchas que vão até o Pouso da Cajaíba (ver acima).
Como chegar a partir da cidade do Rio de Janeiro
- De carro - Ir até Paraty ou Paraty-Mirim e de lá tomar um dos barcos ou lanchas que vão até o Pouso da Cajaíba (ver acima).
Como chegar a partir da Rodoviária Novo Rio
A empresa Costa Verde vende passagens para Paraty. Do cais de Paraty ou de Paraty-Mirim tome um dos barcos ou lanchas que vão até o Pouso da Cajaíba (ver acima).
Ligações Externas
- http://www.mochileiros.com/pouso-da-cajaiba-rj-t44279.html
- http://guiadolitoral.uol.com.br/pouso_da_cajaiba-2590_2009.html
Não encontrou a informação que procura? ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS. |