Trilha do Morro da Urca

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Trilhas da cidade do Rio de Janeiro
A trilha do Morro da Urca é bem marcada.

A trilha

A subida ao Morro da Urca, onde fica a estação intermediária do bondinho do Pão de Açúcar é considerada fácil e não requer muito preparo físico. Não é necessário equipamentos especiais de alpinismo, uma vez que a trilha é feita por mata fechada e sem paredões ou abismos. A trilha fica com lama e torna-se escorregadia após dias de chuva, portanto um bom tênis anti-derrapante e cuidado ao caminhar é recomendável.

A caminhada começa na Pista Cláudio Coutinho que fica localizada na extremidade esquerda da Praia Vermelha (quando se olha em direção ao mar). Essa pista acompanha o sopé do Morro da Urca e já é em si um belo passeio entre a montanha e o oceano, com rica vegetação. A entrada da trilha é marcada com uma placa e também tem uma lixeira bem chamativa, de cor laranja, mas, mesmo sem esses sinais é quase impossível não ver o início da trilha. Se mesmo assim você estiver na dúvida, alguém no local certamente saberá lhe informar caso não perceba a entrada, ou possivelmente você encontrará outras pessoas adentrando a mata no local correto.

A subida começa um pouco íngrime, requerendo algumas paradinhas e assim vai até o platô entre as duas montanhas e de onde já se descortina uma bela vista do bairro da Urca e da enseada de Botafogo. À direita estará o enorme paredão do Pão de Açúcar e sua complicada escalada, portanto siga para a direção oposta por uma trilha bem mais tranquila até a chegada ao topo do Morro da Urca.

O mapa abaixo mostra o percurso aproximado da trilha. A linha amarela representa a Pista Cláudio Coutinho e a linha verde representa a trilha.

Duração

A duração média da subida é de 40 minutos. Com um bom preparo físico é possível fazer em 15 ou 20 minutos.

Emergência

  • Hospital Municipal Rocha Maia - Hospital público mais próximo com setor de emergência.
    • Endereço: Rua General Severiano, 91 - Botafogo
    • Telefone: (21) 2295-2295
  • Corpo de Bombeiros Humaitá - Oferece serviço de resgate e ambulância.
    • Endereço: Rua Humaitá, 126
    • Telefone: (21) 3399-7702
  • 1º Grupamento Marítimo de Botafogo - Oferece serviço de busca e resgate marítimo.

Mapa

Carregando mapa...

Galeria de imagens

Video

{{#widget:YouTube|id=WOGk9CuWjvw}} {{#widget:YouTube|id=7UK4oBxXKKA}}

As melhores trilhas da Zona Sul

Dois irmma.jpg

Trilha do Irmão Maior

A cada metro subido desta trilha vão se revelando ícones da cidade, como Pedra da Gaveá, Praia de São Conrado e a Rocinha. Chegando lá em cima a atração fica por conta da vista panorâmica para a Zona Sul, Cristo Redentor, Floresta da Tijuca, Joquey Club, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, prais da zona Sul e Baía de Guanabara.



A trilha alternativa passa por várias quedas d'àgua.

Parque Lage - Corcovado

Trilha íngreme que leva à estátua do Cristo, no topo do Corcovado (704 m). Exige preparo físico, o caminho passa por várias encruzilhadas e possui trechos pouco definidos.



PistaClaudioCoutinho02.jpg

Morro da Urca

A subida ao Morro da Urca, onde fica a estação intermediária do bondinho do Pão de Açúcar é considerada fácil e não requer muito preparo físico. Não é necessário equipamentos especiais de alpinismo, uma vez que a trilha é feita por mata fechada e sem paredões ou abismos.



Link=Trilha da Sacopã

Sacopã

Curta trilha com ponto de partida no Parque da Catacumba. O visual lá de cima é muito bonito.