Tour guiado pelo Estádio Maracanã

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

O passeio

O estádio do Maracanã oferece tours guiados para aqueles que querem conhecer a história do lugar. O passeio começa já na entrada, pela calçada da fama. Lá estão eternizados 91 pares dos pés dos maiores craques do futebol mundial entre eles: o Rei Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo Fenômeno, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson e agora a melhor jogadora do mundo de futebol feminino em 2006, eleita pela Fifa, e campeã dos XV Jogos Pan-Americanos, Marta - a única mulher a fazer parte da calçada da fama.

Vista aérea do estádio.

Adiante, no hall dos elevadores, painéis auto-explicativos que contam a história do futebol. Há fotos da construção do Maracanã, dos principais jogos e campeonatos e também das cinco copas conquistadas pelo Brasil. O visitante também passará por murais que homenageiam Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, os principais times cariocas. Há também referência aos shows culturais que marcaram para sempre a história do Maracanã, tais como Frank Sinatra, Paul McCartney, Madonna, Ivete Sangalo e Xuxa, entre outros.

O turista então pega o elevador até o 6º andar, onde terá uma visão panorâmica das arquibancadas, cadeiras, tribunas e gramado. O passeio prossegue até a tribuna de honra e pode-se observar as cadeiras usadas pelo Papa João II e pela Rainha Elizabeth, quando lá estiveram.

Espetáculo proporcionado também pelo público.

Descendo ao térreo, o turista entrará numa passeio virtual com murais e sons que imitam o barulho da torcida e dá acesso aos vestiários e à sala de aquecimento, com gramado sintético e baliza.

A grande emoção é guardada para o final, quando os visitantes entram no campo e se deparam com a imensidão do estádio.

O Centro de Visitação dispõe de um coordenador e 17 universitários bilíngües que ficam estrategicamente posicionados para atender os visitantes.

Mais Informações

  • Local: A entrada é feita pelo portão 15. Para ônibus de excursão, a entrada é pelo portão 16.
  • Telefone: (21) 2334-1705 (atende todos os dias das 9:30h às 17:00h).
  • Visitação: Diariamente de 9:00h às 17:00h, inclusive feriados.
    • Nos dias de jogos, no entanto, é encerrada cinco horas antes do início da partida.
  • Preço:
    • Entrada inteira: R$ 20,00.
    • Estudantes: 50% de desconto.
    • Moradores do Rio: 50% de desconto (mediante apresentação de comprovante de residência).
    • Pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais e seu acompanhante com carteira de identificação: Isento.
    • Escolas também podem agendar visitação para grupos de alunos. Os pedidos devem ser encaminhados por fax para o número 2334-1627, aos cuidados da Vice Presidência de Planejamento e Controle.