Roteiro pelas praias selvagens da cidade do Rio de Janeiro

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Praias da cidade do Rio de Janeiro


Roteiro pelas praias selvagens da cidade do Rio de Janeiro

Praia do secreto.jpg

Praia do Secreto


Quem vai da Praia da Macumba à Prainha pode pensar que não existe nada no meio do caminho, mas por entre as rochas existe um lugar tão pouco conhecido, até mesmo dos cariocas, que recebeu o sugestivo nome de Praia do Secreto. São dois caminhos para chegar até ela - Um seguindo com muito cuidado pelas pedras a partir da praia da Macumba, o outro subindo pela estrada que liga Macumba e Prainha, seguindo por uma trilha no meio do caminho que termina em uma descida bastante íngreme pela pedra. A faixa de areia é muito pequena e fica entre a montanha e uma rocha larga e estreita, que age como uma espécie de quebra-mar, formando uma piscina natural.

Praia dos búzios.jpg

Praia dos Búzios


A praia dos Búzios é acessível apenas por uma trilha que começa no final da rua Parlon Siqueira, em Barra de Guaratiba. O grau de dificuldade da caminhada é leve, mas se recomenda sempre fazer à luz do dia e acompanhado.

Localizada na Barra de Guaratiba, o acesso é feito através de algumas trilhas e a mais bonita de se percorrer se alcança seguindo a Rua Parlon Siqueira até o bar do Zequinha, o inicio da trilha fica ao lado do bar, seguindo essa trilha chegaremos as Praias dos Búzios, (a Pedra da Tartaruga fica localizada entre essas duas praias), Perigoso, Meio, Funda e Inferno.

Durante a caminhada podemos observar alguns atrativos naturais como nascentes d'agua e mirantes naturais que nos permitem avistar as praias selvagens da região.

Praia do perigoso.jpg

Praia do Perigoso


A praia do Perigoso é acessível apenas por uma trilha que começa no final da rua Parlon Siqueira, em Barra de Guaratiba. O grau de dificuldade da caminhada é leve, mas se recomenda sempre fazer à luz do dia e acompanhado.

Praia do meio.jpg

Praia do Meio


A praia do Meio tem 350 metros de areia branca encravada na região da Barra de Guaratiba, entre a do Perigoso e a Funda. Para chegar lá só depois de caminhada por uma trilha de 2 km

Praia funda.jpg

Praia Funda


Da praia do Meio em diante, o caminho começa a ficar mais fechado e difícil. São morros mais altos, que exigem um bom preparo físico. De lá chegamos à praia Funda, que mais parece uma praia deserta. Como o acesso é feito apenas por trilhas, são poucas as pessoas que chegam até as últimas praias, o que faz com que a preservação seja garantida (a área é localizada dentro de uma APA - Área de Proteção Ambiental).

Praia do inferno.JPG

Praia do Inferno


Localizada na Barra de Guaratiba, o acesso é feito através de algumas trilhas e a mais bonita de se percorrer se alcança seguindo a Rua Parlon Siqueira até o bar do Zequinha, o inicio da trilha fica ao lado do bar, seguindo essa trilha chegaremos as Praias dos Búzios, ( a Pedra da Tartaruga fica localizada entre essas duas praias ), Perigoso, Meio, Funda e Inferno.

Durante a caminhada podemos observar alguns atrativos naturais como nascentes d'agua e mirantes naturais que nos permitem avistar as praias selvagens da região.

PraiaGrumari1.jpg

Praia de Grumari


A praia de Grumari tem aproximadamente 2,5 km de extensão e faz parte de uma reserva ambiental, juntamente com a Prainha. Em sua parte norte, dá de encontro com costões rochosos cobertos de verde. Em seu canto esquerdo fica a Praia do Abricó, única praia de nudismo da cidade. A Praia é muito procurada pelos surfistas por causa das fortes ondas.

PraiaAbrico01.jpg

Praia do Abricó


NOTA: Esta é uma praia de nudismo

A praia do Abricó, no Recreio dos Bandeirantes, é a única área urbana na cidade do Rio de Janeiro onde o nudismo é permitido. Com 250 metros de extensão e encravada entre densa vegetação verde e bem abrigada por pedras, é frequentada por mulheres, jovens, idosos e crianças. A praia é muito bonita e as água limpa. Não se vê lixo no chão e não há muvuca.

Prainha 1.jpg

Prainha


A Prainha fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental na qual não são permitidas novas construções. Em função disso, a fauna e a flora do local são bastante preservadas, e ainda há um manancial de água doce e cristalina. O Parque Municipal Ecológico da Prainha tem diversas trilhas para caminhada que permitem ao visitante um contato mais próximo com a natureza.

A estrada sinuosa dá acesso à Prainha passa por um mirante de visual incrível. A paisagem exuberante dali avistada fornece ao observador a sensação inusitada de estar numa praia selvagem cravada dentro de uma metrópole de milhões de habitantes como o Rio de Janeiro.

A faixa de areia clara tem cerca de 150 metros que se estendem entre o maciço da Pedra Branca e o oceano Atlântico. A ação do homem é pouco sentida no local e para chegar à praia passa-se por figueiras e paineiras.

Praia da Macumba.jpg

Praia da Macumba


Conhecida popularmente como "Praia da Macumba", a Praia do Pontal de Sernambetiba, estende-se do Pontal até o Canal de Sernambetiba e faz parte do Bairro Recreio dos Bandeirantes.

O nome popular veio por ali ser local em que adeptos de religiões como Umbanda e Candomblé, tinham o hábito fazer suas oferendas à Iemanjá e orixá. O Pontal de Sernambetiba, também tem seu nome popular, batizado de Pontal Tim Maia em homenagem ao cantor. É possível subir no Pontal durante a maré baixa, em um caminho formado na areia. O esforço é compensado pela linda vista.

A Praia da Macumba é conhecida também como o paraíso dos surfistas que praticam o long-board, juntamente com o Canto do Recreio.


Mapa

Carregando mapa...

Páginas recomendadas

  • Praia da Joatinga - Esta praia com entrada por dentro de um condomínio de luxo é um paraíso escondido entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. Sobre os pés da Pedra da Gávea a praia da Joatinga é uma parada obrigatória para quem gosta de surf e tranquilidade.