Praia do Leme

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Bairro Leme e Praias da cidade do Rio de Janeiro
Destaque praia leme.jpg

A Praia do Leme situa-se na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, em frente ao bairro do Leme. Esta praia é o trecho final, à esquerda, da praia de Copacabana e juntas formam uma orla de 4,15km de extensão, acompanhando a Avenida Atlântica até o Forte de Copacabana. O marco divisório dos dois bairros e das duas praias é a Avenida Princesa Isabel, onde se destaca a estátua da Princesa.

O nome Leme provém da formação rochosa que encerra a praia, a Pedra do Leme. Esta, quando vista do alto, tem formato assemelhado ao leme de uma embarcação. O calçadão em pedra portuguesa foi criado pelo paisagista Burle Marx, nos anos 70, com o típico desenho carioca das ondas do mar.

A Praia do leme, mesmo sendo continuação da praia de Copacabana, não é tão conhecida e procurada por turistas. Com redes para vôlei para jogos e com mar mais calmo por estar junto ao Morro do Leme, a Praia do Leme é frequentada na maior parte das vezes pelos moradores do bairro. A região tem mar adequado à pescaria e existe na ponta da praia um local construído para a atividade, o Mirante do Leme. Além de propiciar a visão de toda a praia, possui um ótimo quiosque para atender ao público do local.

A praia termina no Morro do Leme, em cujo cume encontra-se o Forte Duque de Caxias. No bairro do Leme também estão outras estruturas militares: o Forte da Ponta da Vigia, o Forte da Ponta do anel, e o Forte Guanabara.

A parte baixa do bairro do Leme, densamente verticalizada, tem ocupação residencial nobre. No morro da Babilônia, na parte traseira do bairro, estão as comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira. Ambas foram pacificadas em função da instalação de uma unidade pacificadora, UPP, em 10 de junho de 2009. Pela localização, a menos de 200 metros da praia, e próximas ao Pão de Açúcar, há no local um grande potencial turístico. A trilha leva ao alto do morro e a uma bonita vista da cidade.

Qualidade da água

Com relação à balneabilidade, a intensa ocupação urbana inevitavelmente reflete-se na qualidade das praias, razão pela qual recomenda-se verificar as condições do mar junto ao site do INEA Instituto Estadual do Meio Ambiente, que possui levantamento completo sobre a situação da água e da areia da praia.

Atrações

  • Travessia dos Fortes - A Praia do Leme é palco para vários eventos esportivos como a chegada da Travessia dos Fortes. Essa competição que se iniciou em 2001 é considerada, hoje, a principal maratona aquática do Brasil. O percurso da Travessia liga o Forte Copacabana, no Posto 6, ao Forte Duque de Caxias, no Leme, e é realizada em águas de fundo aberto, com largada nas proximidades da Colônia dos Pescadores, no Posto 6. O percurso é de aproximadamente 3.500 metros.
  • Forte Duque de Caxias – Abertos à visitação
    • Endereço: Praça Almirante Júlio de Noronha s/ nº - Leme
    • Telefone: (21) 2275 3122

Onde Comer

  • Espaço OX – quiosque duplo na orla da praia – restaurante e lanches.
    • Endereço: Avenida Atlântica, s/n, Quiosque 09 e 10 - Praia do Leme
    • Telefone: (21) 2275-0023

Onde Ficar



Endereço

Avenida Atlântica, S/N - Leme (Zona Sul) - Rio de Janeiro
Carregando mapa...