Posto 9 - Ipanema

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Posto 9 - Ipanema.jpg

É apenas um pedaço de areia, mas quem frequenta o Posto 9 costuma dizer que não troca esse trecho da Praia de Ipanema , perto da Rua Viníius de Moraes, por nada. Território de banhistas de vanguarda, o Nove, como é conhecido na intimidade, ganhou fama nos anos 80, quando, recém-voltado do exílio, Fernando Gabeira desembarcou na areia de tanguinha. Foi lá também que o topless, que nunca pegou de verdade no Rio, teve suas precursoras. Nada mais natural para o trecho da praia que se proclama libertário e de esquerda.

Desafiador e criativo são adjetivos que também contam a história do Nove. Nos anos 1990, banhistas criaram um sistema para avisar quem fumava maconha na areia hábito arraigado entre muitos que frequentam o lugar sobre a chegada da polícia. Com apitos escondidos no biquíni ou na sunga, faziam um grande barulho.

O apitaço afastou a repressão, e hoje é possível ver muitos fumando no local, onde sempre há, ao fim da tarde, aplausos para o pôr do sol.

Comer e beber

  • Barraca do Uruguai - A barraca mais famosa da Praia de Ipanema existe desde a década de 1980 e foi montada por Milton Gonzalez, o Uruguaio. É famosa pelos saborosos sanduíches.
    • Telefone: (21) 7800-4715
  • Vendedores ambulantes - Vendem Biscoito Globo, Mate de Galão, picolés, refrigerantes, cerveja, água etc

Onde fica

Na Praia de Ipanema, entre as ruas Joana Angélica e Vinícius de Moraes.

Carregando mapa...