Linha Vermelha

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Também conhecida como: RJ-071 e Via Expressa Presidente João Goulart
Linha Vermelha na altura da Cidade Universitária

Popularmente conhecida como Linha Vermelha, essa via expressa liga a cidade de São João de Meriti (RJ), a partir do acesso na BR-116 (Via Dutra), ao centro e à Zona Sul da cidade do Rio Janeiro.

Há muitas vias que dão acesso ou cruzam com a Linha Vermelha, entre as quais, a Rodovia Washington Luís (BR-040); a Estrada do Galeão, que dá acesso ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro; a Linha Amarela (Via Expressa Carlos Lacerda), ligação para a Barra da Tijuca; e a Avenida Brasil (BR-101), considerada a porta de entrada para a cidade do Rio de Janeiro.

Segurança

A via é margeada por 18 favelas, sendo que muitas delas servem de base para atividades criminosas e eventualmente ocorrem fechamentos da via em decorrência de tiroteios ou assaltos aos motoristas. Tais crimes passaram a acontecer com menos frequência a partir de 2010 devido à implementação de novos pontos de policiamento.

Trânsito e engarrafamentos

De segunda a sexta, entre 6:30h e 11:30h as pistas no sentido Centro da cidade ficam gravemente congestionadas desde antes da altura do Galeão. Qualquer viagem nesse caminho, nesse horário, incluindo trajetos Galeão-Centro, se estenderá por, no mínimo, mais de uma hora. Alguns taxistas se recusam a levar passageiros de manhã ao Aeroporto Galeão por causa disso. O mesmo ocorre, em menor escala, aos sábados.

Bairros por onde passa