Fortaleza de São João/ Forte de São José

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

O forte

Visão aérea da fortificação.
Forte São José.

Em 1º de março de 1565 Estácio de Sá fundou entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar a Cidade do Rio de Janeiro. Neste local foi erguida a Fortaleza de São João, constituída por três redutos e um grande forte, o Forte São José, o terceiro forte mais antigo do país, datado de 1578. Muitos historiadores dizem que se o Rio de Janeiro existe hoje, foi graças ao Forte São José que, estrategicamente localizado na entrada da Baía de Guanabara, ajudou a defender a cidade.

Em 1872, por ordem de D. Pedro II, o Forte São José foi inteiramente reformado. Depois de uma obra monumental, passou a contar com 17 casamatas, construídas em pedras em cantaria, encimadas por plataformas e parapeitos, ambos em granito. O conjunto foi completado por um grande paiol em abóbada, à prova das armas da época e equipado com 35 canhões.

Eles podem conhecer a Praça da Fundação da Cidade onde o piso geométrico em pedra portuguesa faz o desenho da Cruz de Malta contornada com fibra ótica, que pode ser observada do Pão de Açúcar ou dos aviões que fazem a ponte-aérea Rio-São Paulo. Ao lado da praça, também receberam iluminação especial as muralhas históricas dos Redutos de San Martinho (de 1565) e San Diogo (de 1618) e o portal da muralha (de 1565) – tombado pelo IPHAN.

Os visitantes podem ainda optar entre conhecer o morro Cara de Cão, considerado Área de Preservação Ambiental pelo IBAMA, ou visitar o Museu do Desporto do Exército, já que a Fortaleza foi o primeiro Centro de Capacitação Física do Brasil.

É o local ideal para cariocas e visitantes conhecerem onde aconteceu a Fundação da Cidade, onde tudo começou, e sentir o encanto da História viva que ainda se encontra no local.

Visitas à Fortaleza de São João podem ser agendadas pelo telefone (21) 2586.2291.


O que fazer

Atrações
Alessandro & Frederico
1. Praça da Fundação da Cidade
2. Morro Cara de Cão
3. Museu do Desporto do Exército

Nas proximidades
Devassa
700m Praia da Urca
1000m Pão de Açúcar
1000m Praia Vermelha
1000m Pista Cláudio Coutinho
1500m Shopping Rio Sul

Destaque
Cafeína
Bar da Urca
Cerveja de garrafa, geladíssima,
de frente pra Baía de Guanabara
e Pão de Açúcar. Imperdível!
saiba mais

Onde fica

Endereço: Ao fim da Avenida João Luís Alves.

Como Chegar

Carregando mapa...
  • Principais vias da região:
    • Avenida Floriano Peixoto
    • Avenida João Luiz Alves

Maiores informações

  • Horário de funcionamento: Visitas à Fortaleza de São João devem ser agendadas por telefone.
  • Telefone: (021) 2586-2291
  • Email: sitiohistorico.fsj@gmail.com

Referências