Espaço Cultural da Marinha

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

Espaço Cultural da Marinha

O espaço cultural

No centro do Rio encontramos o Espaço Cultural da Marinha, uma grande área que conta a história da navegação através dos mapas, maquetes e equipamentos usados nas embarcações antigas.

A Marinha do Brasil é a mais antiga das 3 Forças Armadas Brasileiras. Começa com a própria história da transferência da sede do Reino de Portugal para terras brasileiras, em 1808. Este foi o núcleo inicial do que hoje é a Marinha do Brasil.
Na época do Brasil Império, o papel da Marinha tornava-se ainda mais importante, pois o Brasil teria sido picado em uma série de repúblicas, como aconteceu com o restante da América Latina, se não fosse a atuação integradora da Marinha, que, juntamente com outros fatores, ajudou a bloquear, perseguir e vencer a Esquadra portuguesa, durante o conflito com Portugal. Naquela época índios e escravos, além de estrangeiros contratados como “mercenários” compunham o quadro dos que lutaram pela Pátria. Após a Independência do Brasil, o papel da marinha tornou-se ainda mais vital para a nação.

Atrações do local

  • Galeota de D. João VI - Embarcação à remo, construída em Salvador, em 1808, era usada pela família real para seus passeios pela Baía de Guanabara.
  • Naufrágios - No Espaço Cultural também podemos ver materiais de naufrágios ocorridos na costa brasileira.
  • Submarino - Fica atracado no cais e pode ser visitado internamente.
  • Nau dos Descobrimentos - A viagem no tempo continua a bordo da Nau dos Descobrimentos, ambos atracados no cais do Espaço.
  • Helicóptero - Localizado no pátio do Espaço, serve como Museu.

Passeios

Do Espaço partem passeios para a Ilha Fiscal, de quinta à domingo, a partir das 13:00h.

O espaço também oferece o passeio no Laurindo Pitta, um rebocador de alto mar, com mais de 500 toneladas, propriedade da marinha Brasileira que ainda faz passeios pela Baía de Guanabara a preços módicos. Ele foi usado na 1ª Guerra Mundial, na Costa da África. Nele, pode-se ver fotos e reportagens que retratam a participação da Marinha na 1ª Guerra Mundial, na costa da África.

Exposições

Além disso, o Espaço mantém exposições, abertas à visitação, que encantam o público com as histórias sobre o mar e tudo que o envolve. As oficinas de arte são outra opção oferecidas pelo Espaço, no prédio central. Nos fins de semana, às 15:00h.


Endereço

Avenida Alfred Agache, sem número / (próximo à Praça XV) - Centro (Zona Centro) - Rio de Janeiro
Carregando mapa...