Centro Cultural Light

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa

O centro cultural

Fachada da edificação.
Fotografia antiga do prédio.

O Centro Cultural Light (CCL) está situado no centro da cidade em um edifício em estilo renascença americana. A importância histórica deste prédio levou o governo federal a decretar o tombamento de sua fachada, em 1985. Entre as várias utilizações que teve desde sua construção, em 1911, uma das mais curiosas foi ter abrigado uma garagem de bondes onde, a partir de 1994, passou a funcionar o CCL.

Quando estive no CCL achei bem menos interessante do que imaginei que fosse. Se você estiver passando por perto e resolver conhecer, vale a pena gastar 15 minutos lá dentro. Mas se você estiver pensando em sair de casa só para ver esta atração, é provável que vá se decepcionar.

—Andre Sampaio

Entre o acervo do Centro Cultural Light, estão cerca de 18 mil imagens fotográficas, entre negativos e papel. Grande parte do arquivo data de 1905 a 1935. Neste período, a empresa empregou o fotógrafo alagoano Augusto Malta, que registrou este rico período da história do Rio, quando ocorreu uma das mais intensas fases de transformação e expansão da metrópole.

O acervo também inclui aproximadamente 10 mil documentos escritos, um catálogo com desenhos de postes antigos e sua distribuição nas ruas da cidade, além de uma coleção completa da Revista Light, com 136 números, de 1928 a 1940. Documentos internos e de interesse para pesquisadores da história da energia elétrica, do gás e dos transportes públicos no país complementam a coleção.

  • Telefone: (21) 2211-4515
  • Horário: Segunda a sexta, das 11:00h às 13:00h (visita às exposições); 13:00h às 16:30h (circuito para estudantes com agendamento prévio).

Atrações do local

Em seus diversos espaços e galerias são apresentados shows e exposições, com destaque para:

  • Espaço Rio Antigo, cujo acervo é composto por fotos históricas de Augusto Malta.
  • Sala Memória, onde estão à mostra, através de fotos, equipamentos e mobiliário, os serviços da The Rio de Janeiro Tramway Light and Power Company
  • Espaço Di Cavalcanti, com quatro telas desse artista, que formam a Composição Rio, um vigoroso painel do cotidiano da cidade.
  • Teatro Lamartine Babo
  • Praça Coberta, onde está instalado o "Bonde Musical Rua Larga" para manifestações artísticas diversas, com destaque para os novos talentos da MPB.

O que fazer nas proximidades

Contatos

Nome
Telefone
Email
Website



Endereço

Avenida Marechal Floriano, 168 - Centro (Zona Centro) - Rio de Janeiro
Carregando mapa...


Como Chegar


Não encontrou a informação que procura?
Nos envie sua dúvida e lhe responderemos o mais rapidamente possível. E você ainda estará nos ajudando a tornar o WikiRio ainda mais completo.

Entre em contato com o WikiRio


ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS SÃO FRUTO DO ESFORÇO DOS COLABORADORES DO SITE E OS DADOS ORA DISPONIBILIZADOS, PODEM CONTER INCONSISTÊNCIA OU DESATUALIZAÇÃO. O WIKIRIO RECOMENDA QUE SE FAÇAM CONSULTAS EM OUTROS MEIOS COM O INTUITO DE CERTIFICAR-SE DAS INFORMAÇÕES SUPRACITADAS.
Para saber mais sobre nossa política de conteúdo, clique aqui.

"Museu" não está na lista de valores possíveis (Biblioteca, Centro Cultural, Escalada, Parque, Praia, Rapel, Trilha, Turfe) para esta propriedade.