Estação Central do Brasil

De WikiRio
(Redirecionado de Central do Brasil)
Ir para: navegação, pesquisa
Central do Brasil.
Saguão principal.

A Central do Brasil, estação de trens metropolitanos, localiza-se na Praça Cristiano Ottoni, no centro da cidade. Com seus 135 metros de altura, a estação ferroviária operada pela Supervia, é a estação de trens mais famosa do Brasil.

Através de sua linhas Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna, os trens fazem uma ligação do Centro aos demais bairros da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, e também aos municípios da Baixada Fluminense, inclusive o ramal de Saracuruna/Gramacho, do qual originalmente saíam da garagem de Barão de Mauá, por pertencerem à antiga Estrada de Ferro Leopoldina.

Curiosidade: Em 1858, o primeiro prédio foi construído no local, para inaugurar a linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, a "Estação do Campo", e em razão das obras de eletrificação e expansão do sistema, demolido nos anos 30. Em 1950, é inaugurado os trens de aço Santa Cruz e Vera Cruz, e em 1943, durante o Estado Novo, é a vez da nova estação, com o famoso relógio inspirado no movimento artístico art déco. A estação era oficialmente chamada de Estação Dom Pedro II. Antes recebeu também o nome de "estação da Corte". E em 1998 o nome oficial mudou para "Central do Brasil", após as filmagens do filme que concorreu ao Oscar "Central do Brasil", de Walter Salles com Fernanda Montenegro no elenco, popularizando o nome pelo qual a estação é conhecida hoje.

O que fazer no local

  • Transporte - Através do trem é possível chegar a vários pontos da cidade.
  • Arquitetura - Apreciar a fachada do edifício e seu imponente relógio. Conhecer o saguão interno.

O que fazer nas proximidades

Comer e beber

Tem alguma dica? Ajude-nos a aprimorar o WikiRio sugerindo lugares interessantes nas redondezas.

Onde fica

  • Endereço: Praça Procópio Ferreira - Centro

Como Chegar

Carregando mapa...

Ligações Externas