Biscoito Globo

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
Ver também: Portal:Baixa Gastronomia Carioca

O Biscoito

O biscoito Globo é encontrado com facilidade nas praias cariocas.

A receita do Biscoito Globo foi aprendida em São Paulo, quando os irmãos Milton, Jaime e João Fernandes trabalharam na padaria de um tio no bairro do Ipiranga. Em 1955 vieram para o Rio e iniciaram a produção local, que fez muito sucesso e com o passar dos anos se tornou um símbolo da cidade. Apesar da fama, o Biscoito Globo nunca fez propaganda e seus proprietários se recusam a abrir franquias. A embalagem é a mesma de quando o produto foi lançado e existe em duas cores - verde para o biscoito salgado e vermelho para o doce.

Atualmente a fábrica do biscoito funciona todos os dias, das seis da manhã às oito da noite, produzindo cerca de 150 mil biscoitos por dia. Centenas de ambulantes fazem fila na porta para comprar o produto, que é vendido principalmente nas praias do Rio.

Composição

  • Água, leite, óleo e polvilho.
Quando é levado ao forno, a água evapora e os gases se expandem, conferindo a característica areada do biscoito. Ao fim do cozimento, forma-se uma crosta na parte exterior do biscoito, impedindo que ele continue a crescer.

Onde encontrar

Dica

Estando na praia, não deixe de provar o Mate de Galão, outro exemplo clássico da baixa gastronomia carioca.

<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=MoV59hXxCpM</mediaplayer>

Mais Informações