BRT

De WikiRio
Ir para: navegação, pesquisa
O ônibus articulado do BRT carioca.
O interior do veículo tem aparência moderna, assemelhando-se ao metrô.

O Ligeirão, tecnicamente conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), é um projeto que visa interligar a Região Metropolitana do Rio de Janeiro através de corredores expressos para ônibus.

O BRT, o sistema de linhas exclusivas de ônibus teve origem em Curitiba, em 1974, e ficou esquecido por muito tempo após tentativas frustradas de tentar implementá-lo em outras cidades. O renascimento da ideia se deu na cidade colombiana de Bogotá, entre 1999 e 2001 quando o prefeito da capital colombiana aplicou, com grande sucesso, muitas das ideias do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy, ou Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, uma organização não governamental internacional). Em 2012 foi implementado no Rio com a Transoeste, na Zona Oeste da cidade.

O ônibus Ligeirão

Com 20 metros de comprimento, 2,6 metros de largura, 90 centímetros de altura do solo até o piso, 2,20 metros de altura interna, o ônibus pode transportar até 160 passageiros. O veículo possui articulação sanfonada, proporcionando comprimento equivalente a dois ônibus convencionais.

Linhas de Ligeirão

Rio de Janeiro
Niterói

Linha de Ligeirão em estudo de viabilidade

Niterói
Intermunicipais

Video

<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=s2GRjjoxYPU</mediaplayer>
<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=xsY-IoRpIZE</mediaplayer>
<mediaplayer>http://www.youtube.com/watch?v=tGCdenxj1YM</mediaplayer>

O ônibus BRT, visto de sua traseira.